Liguei hoje para o Donatti a perguntando qual a variação de voltagem que o Spia pode trabalhar, me informou entre 7 e 15 volts, portanto não há necessidade de colocar um regulador de tensão, após explicar tudo que já tentamos ele pediu que eu fizesse mais alguns testes na viatura, como sei que os eletricistas com mais boa vontade que tenham não querem perder muito tempo com isso e nem nós R$, arregacei as mangas, desmontei o tabelier e desfiz a ligação do positivo do Spia; em seguida conectei o positivo dele direto com a pólo positivo da bateria porém o defeito continuou...............então Donatti pediu para que eu desligasse o negativo também e ligasse só ele no pólo negativo da bateria..........mesmo defeito; depois pediu para eu ligar o terra do Spia diretamente na carcaça do motor e o positivo na bateria.............continuou, por fim pediu para ligar o positivo e o negativo diretamente com a bateria............continuou mais só que agora com menos intensidade, ou seja,ficou variando 1 ou 2 graus com tudo ligado, bem menos que os 5 a 7 anteriores (com vários equipamentos ligados). Donatti então falou que feito tudo isso só restaria fazer uma modificação no projeto em bancada e me mandaria um protótipo para testes. Foi quando eu tive a idéia, graças ao bom Deus, de fazer a última tentativa restante, a única coisa que eu não tinha feito depois de tantos testes e retestes, isolei o negativo do spia...............”EUREKA” deu certo,não variou nem mais um cabelinho de sapo, mesmo ligando uma substação da chesf.........ficou bom, finalmente....... nem acreditei. Portanto colegas, quem estiver com esse defeito, é só isolar o negativo do Spia e o problema é solucionado (Eduardo e Dr. Guilherme podem mandar brasa na SW e no Engesa) .
A explicação é a seguinte, o fio marrom que vem do sensor instalado no bloco (no caso do Spia) ou no sensor na água (no Race), já faz o papel do terra, portanto ele serve como negativo perfeitamente; agora quem instalar dessa forma e não funcionar é porque tem que se verificar o aterramento do motor. Donatti falou que já vai mandar os novos modelos, que estão sendo encomendados pelos colegas do fórum sem o negativo (apenas o do sensor) corrigindo assim possibilidades de problema. Aproveitando seguem no próximo post fotos de como ficou o novo modelo Spia em minha viatura.