x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22
  • #1

    RPM IDEAL PRA UMA LONGA VIAGEM DE SW4 2.8




    Gostaria de saber dos colegas, o que é considerado razoavel em limite de rpm em quinta marcha pra uma viagem longa, tenho observado que a 3100 RPM a minha sw 2.8 marca 105 km/h, como não conheço muito desse motor e no painel ela só entra na faixa vermelha depois dos 4500 rpm, o que acho exagerado, fica aí a duvida, posso ir mais ?? a temperatura dela depois de atingir o limite de serviço fica sempre estático na faixa central do manometro, portanto imagino que o sistema de arrefecimento dela está perfeito.
    Vale comentar que estou utilizando pneus 235/75/15, o que causa ainda uma diferença exata de velocidade real.

    []'s

  • #2
    Usuário Avatar de Leonardo Dic
    Entrada
    01/05/2004
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,010
    Agradecimentos: 4
    Na minha sempre viajo em viagens longas entre 3000 - 3250. Já andei distancias curtas (100 Km) a 3500 - 3750 por alguma urgencia e a temperatura sempre no mesmo lugar. Um pouco abaixo do meio.
    A minha a 3000 marca 105 km/h. Os pneus são 215/80-16.

    Abraço
    Leonardo Diccini
    Blazer "Chalana"
    Exs: Land Cruiser HDJ80, Hilux CD 95 TDI, Band 14B TDI, JPX 2.5TDI Mit, Niva 1.8AP

  • #3
    Usuário Avatar de Nando
    Entrada
    28/10/2003
    Idade
    43
    Posts
    797
    Agradecimentos: 0
    Como ces são pé manso....

    Na Hilux com os 33 na estrada só trocava de marcha aos 4000 da até pra esticar mais, e rodei o Brasil todo sem nunca ter tido problema de motor nem de aquecimento.

  • #4
    Cáspita !!!!

  • #5
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    Luiz,

    Velocidade de cruzeiro é 110 a 120 km/h. Acho a melhor relação entre o ruído do motor e a lerdeza do carro . Tô com 265 70 R15, cujo diâmetro é idêntico ao do 215 80 R16. Já rodei 190.000 km. Sem problemas. Nem me lembro do termômetro passar da metade da escala.
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #6
    Luca, deixa eu ser chato mesmo, tendo em vista a diferença das medidas das rodas e pneus de nossas viaturas, te faço mais uma pergunta, dentro do que é considerado velocidade de cruzeiro, posso considerar 3000 a 3200 rpm ??

    []'s

    grato

  • #7
    Só pra esclarecer, não me ligo muito em velocimetro e sim no conta giros.

    []'s

  • #8
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    Luiz Antônio,

    Falar de Toyota nunca é chato. Hoje tive que pegar a estrada, então anotei as marcações do velocímetro e do contagiros. Fora erros de paralaxe, aproximadamente o resultado foi:

    RPM--------------velocidade
    3050-------------110 km/h
    3300-------------120 km/h
    3550-------------130 km/h

    O regime ideal de trabalho de um motor é entre a rotação de torque máximo e a rotação de potência máxima. No nosso 2,8 diesel, o torque máximo ocorre a 2.000 rpm e a potência máxima a 3.800 rpm. Pode usar seu caro a vontade entre 110 e 130 km/h, que você não estará sacrificando seu motor.
    O meu carro já pegou muito chão por aí a fora. Normalmente cubro distâncias longas, neste regime de giros. O motor não gasta óleo. Não quero nada mais do que isso. Quem sabe um pouco mais de potência .

    Mais um detalhe, a correlação entre o que aponta o velocímetro e o contagiros, não se altera com troca de pneus. Somente com alterações na relação de marchas. A velocidade real do veículo sim, se altera, e muito, com alterações no diâmetro do pneu. Mas isto é outra história.
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #9
    Luca,
    vou ser muito sincero amigo, já tive algumas viaturas com motorização diesel,Q20B, S4T, S4TPLUS, Maxxion 2.5 tdi, a que muitos colegas daqui do forum criticam muito inclusive, mas tenho conciencia que estou dirigindo uma viatura a diesel e não a gasolina, então procuro explorar tudo o que elas podem me oferecer, mas sempre tbm. preservando o meu investimento, claro, mas apesar de estar a poucos dias com a toy sw4, vou te falar uma coisa estou adorando principalmente no torque e nas retomadas em relação ao 2.5 que me deixava bastante irritado devido ao turbo lag (acho que é assim que se escreve).
    Diante das suas precisas informações vou aqui me adaptando e curtindo o novo brinquedo feliz da vida e sem fumaça nenhuma, até estranhando.
    Quanto ao consumo de óleo lubrificante, acho que depende muito do tamanho do pé, nem no maxxion tive esse problema de consumo, verificava quase que diariamente o nivel na vareta e a ranger nunca pedia óleo entre as trocas que eram efetuadas religiosamente a cada 5.000 km

    []'s e obrigado pelas suas dicas .

  • #10
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    Ok, Luiz,
    Curta seu novo brinquedo. Quanto à fumaça preta, as SW tem um dispositivo corretor no comando da bomba, que minimiza muito este problema. Só as SW. As outras Hilux não tem.
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #11
    Luca,
    Esse dispositivo tem alguma regulagem ou ele corrige automaticamente .

    []

  • #12
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    Não, é automático. Nada mais do que uma pequena cuíca que atua sobre a bomba, na medida em que varia o vácuo do coletor de admissão. Bom, pode ter alguma regulagem de atuação. Hora que eu tiver um tempo, te falo.
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade