Apesar de não postar muito aqui acompanho há algum tempo o forum e para não ser repetitivo acerca do assunto pego carona no tópico aberto pelo Flávio para dizer que, com 99% de certeza, sou mais um contemplado com problemas de cabeçote na minha Hilux 3.0 TD 2002. Vou fazer um breve histórico.
Utilizo esse carro para minhas pescarias rebocando barco mais carreta, na construção civil, para ir uma vez por mês a um pequeno sítio no interior do estado e trilhas leves. Comprei com 130 mil km, faz 2 anos e hoje está com 210 mil. Como sei desses problemas de cabeçote, dirijo sempre observando o nível de temperatura e, até então, o carro nunca tinha esquentado. Já fiz viagem sem parar para Teresina e de lá para Tocantins, cerca de 2.200 km daqui, com 2,75 a 3 mil giros e o termômetro ficava sempre um pouco abaixo da metade... Mas no último domingo de 2012, voltando da praia, aqui mesmo em João Pessoa, com a família fui pego de surpresa por um problema inusitado...
1º O Ar deixou de gelar. Como tinha feito um serviço de limpeza do mesmo na semana passada pensei que fosse problema relacionado a isso. Verifiquei que a temperatura da viatura estava normal;
2º Com mais 10km acende a luz Indicadora de mau funcionamento do motor. Percebi que o problema era maior mas como estava perto de casa segui caminho depois de observar que a temperatura continuava normal;
3º Em um semáforo, pertinho de casa, sinto um cheiro leve de queimado e fiquei na dúvida se era externo ou interno. Observei a temperatura que estava normal e desliguei o ventilador do Ar que já não estava funcionando naquela ocasião pensando que o problema era com este;
4º 200m após o semáforo veio minha surpresa. O carro para, estanca de vez, o cheiro de queimado fica mais forte e pela primeira vez tenho o dissabor de ver o ponteiro da temperatura na sua extremidade direita. Pensei: chegou minha hora!! fui contemplado como todos mortais que possuem essas viaturas kkkkk. É impressionante como a temperatura subiu rápido. Em um lapso de tempo de uns 15 segundos depois que eu fiz a última checagem. Daí senti in loco a importância que os amigos foristas falam a respeito de instalarem termômetros digitais com alarme sonoro;
5º liguei para meu mecânico e esperamos o carro esfriar. Quando verificamos o radiador observamos que o mesmo estava mais seco que língua de papagaio... Como pode? Tinha checado o nível dois dias atrás!! Começamos a colocar água e verificamos que do mesmo jeito que a água entrava ela saia, ou seja, o mangote estava desconectado do radiador e a água tinha caído toda. Após recolocar o mangote e a água ligamos a viatura e a bichinha não esquentou. Confesso que por alguns instantes pensei que meu cabeçote fosse diferenciado dos demais mas meu mecânico foi taxativo: “Não se alegre! Seu cabeçote está trincado”. Pela leitura que faço aqui no fórum e outros depoimentos de colegas que já utilizaram este motor sabia que no fundo ele tinha razão mas resolvi continuar andando na viatura;
6º Rodei por mais uns 5 dias na cidade com a temperatura e a água no nível. Minhas esperanças renovaram...Escapei!! Pensei. Liguei para meu Meca para contar do ocorrido e ele mais uma vez...” Tenho experiência nisso... Seu cabeçote está
trincado”;
7º Após uma viagem de 400km ao interior a viatura não esquentou mas veio o velho sintoma já discutido exaustivamente nesse fórum. Radiador pegou 1,5 litros e reservatório de expansão cheio. Parei a viatura. Vou trocar o cabeçote.
Apenas alguns questionamentos me intrigam e eu recorro aos mais experientes do fórum para tentar entender...
a) Por que esse mangote caiu? Faz 3 meses que troquei esse radiador no Recife. Será que houve falha na colocação do mangote tipo a braçadeira não fixou bem?
b) Por que antes da pane o Ar condicionado parou de funcionar e depois do carro frio voltou a resfriar? Será quando ele parou o carro já estava aquecido e o medidor de temperatura não acusava anormalidades?
c) Após o aquecimento, verifiquei que quando permaneço muito tempo com o Ar ligado noto uma saída de água acima do normal pelo dreno quando paro o carro... Existe alguma ligação com o problema?
Minhas indagações são simplesmente porque não quero gastar uma nota sem saber onde está a raiz de tudo! tipo bombeiro que apaga fogo sem saber o foco do mesmo.
Bom amigos o que seria um breve relato quase sai um tratado, mas gostaria de contar com a ajuda de vocês pois sei que cada depoimento aqui no fórum sobre este assunto de cabeçote só nos faz enriquecer nossos conhecimentos para tentar entender o que ao meu ver, é o principal problema desses robustos motores.
Obrigado.