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  • #61
    Usuário Avatar de Flavio Torres
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    18/07/2005
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    São Francisco de Paula, RS./RS
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    Agradecimento: 1



    Obrigado Amigos.

    Amanhã ja vou viajar com ela.

    Abç.

    Flavio.

  • #62
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    21/12/2011
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    Caros amigos,

    Apesar de não postar muito aqui acompanho há algum tempo o forum e para não ser repetitivo acerca do assunto pego carona no tópico aberto pelo Flávio para dizer que, com 99% de certeza, sou mais um contemplado com problemas de cabeçote na minha Hilux 3.0 TD 2002. Vou fazer um breve histórico.
    Utilizo esse carro para minhas pescarias rebocando barco mais carreta, na construção civil, para ir uma vez por mês a um pequeno sítio no interior do estado e trilhas leves. Comprei com 130 mil km, faz 2 anos e hoje está com 210 mil. Como sei desses problemas de cabeçote, dirijo sempre observando o nível de temperatura e, até então, o carro nunca tinha esquentado. Já fiz viagem sem parar para Teresina e de lá para Tocantins, cerca de 2.200 km daqui, com 2,75 a 3 mil giros e o termômetro ficava sempre um pouco abaixo da metade... Mas no último domingo de 2012, voltando da praia, aqui mesmo em João Pessoa, com a família fui pego de surpresa por um problema inusitado...


    1º O Ar deixou de gelar. Como tinha feito um serviço de limpeza do mesmo na semana passada pensei que fosse problema relacionado a isso. Verifiquei que a temperatura da viatura estava normal;

    2º Com mais 10km acende a luz Indicadora de mau funcionamento do motor. Percebi que o problema era maior mas como estava perto de casa segui caminho depois de observar que a temperatura continuava normal;

    3º Em um semáforo, pertinho de casa, sinto um cheiro leve de queimado e fiquei na dúvida se era externo ou interno. Observei a temperatura que estava normal e desliguei o ventilador do Ar que já não estava funcionando naquela ocasião pensando que o problema era com este;

    4º 200m após o semáforo veio minha surpresa. O carro para, estanca de vez, o cheiro de queimado fica mais forte e pela primeira vez tenho o dissabor de ver o ponteiro da temperatura na sua extremidade direita. Pensei: chegou minha hora!! fui contemplado como todos mortais que possuem essas viaturas kkkkk. É impressionante como a temperatura subiu rápido. Em um lapso de tempo de uns 15 segundos depois que eu fiz a última checagem. Daí senti in loco a importância que os amigos foristas falam a respeito de instalarem termômetros digitais com alarme sonoro;

    5º liguei para meu mecânico e esperamos o carro esfriar. Quando verificamos o radiador observamos que o mesmo estava mais seco que língua de papagaio... Como pode? Tinha checado o nível dois dias atrás!! Começamos a colocar água e verificamos que do mesmo jeito que a água entrava ela saia, ou seja, o mangote estava desconectado do radiador e a água tinha caído toda. Após recolocar o mangote e a água ligamos a viatura e a bichinha não esquentou. Confesso que por alguns instantes pensei que meu cabeçote fosse diferenciado dos demais mas meu mecânico foi taxativo: “Não se alegre! Seu cabeçote está trincado”. Pela leitura que faço aqui no fórum e outros depoimentos de colegas que já utilizaram este motor sabia que no fundo ele tinha razão mas resolvi continuar andando na viatura;

    6º Rodei por mais uns 5 dias na cidade com a temperatura e a água no nível. Minhas esperanças renovaram...Escapei!! Pensei. Liguei para meu Meca para contar do ocorrido e ele mais uma vez...” Tenho experiência nisso... Seu cabeçote está
    trincado”;

    7º Após uma viagem de 400km ao interior a viatura não esquentou mas veio o velho sintoma já discutido exaustivamente nesse fórum. Radiador pegou 1,5 litros e reservatório de expansão cheio. Parei a viatura. Vou trocar o cabeçote.
    Apenas alguns questionamentos me intrigam e eu recorro aos mais experientes do fórum para tentar entender...

    a) Por que esse mangote caiu? Faz 3 meses que troquei esse radiador no Recife. Será que houve falha na colocação do mangote tipo a braçadeira não fixou bem?

    b) Por que antes da pane o Ar condicionado parou de funcionar e depois do carro frio voltou a resfriar? Será quando ele parou o carro já estava aquecido e o medidor de temperatura não acusava anormalidades?

    c) Após o aquecimento, verifiquei que quando permaneço muito tempo com o Ar ligado noto uma saída de água acima do normal pelo dreno quando paro o carro... Existe alguma ligação com o problema?

    Minhas indagações são simplesmente porque não quero gastar uma nota sem saber onde está a raiz de tudo! tipo bombeiro que apaga fogo sem saber o foco do mesmo.

    Bom amigos o que seria um breve relato quase sai um tratado, mas gostaria de contar com a ajuda de vocês pois sei que cada depoimento aqui no fórum sobre este assunto de cabeçote só nos faz enriquecer nossos conhecimentos para tentar entender o que ao meu ver, é o principal problema desses robustos motores.
    Obrigado.
    Hilux TD SRV 3.0 2002/Land Cruiser Prado 2008

  • #63
    Usuário Avatar de Fabiano Klug
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    Um outro mecanico que conheci estes dias, comentou que era bom ja trocar a valvula termostatica e verificar se existe obstrução no radiador, pois se estiver entupido pode ser o causador do problema.

    Lembrando que devesse trocar o fluido do radiador a cada ano.

  • #64
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    21/12/2011
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    Fabiano com relação ao radiador, conforme citei, ele é novo foi trocado recentemente... Mas vou checar! Quanto a válvula, tampa e outros itens vou verificar suas condições e substituir também.
    Obrigado
    Hilux TD SRV 3.0 2002/Land Cruiser Prado 2008

  • #65
    Usuário Avatar de Fabiano Klug
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    Eu ainda estou andando com meu Camry com o problema, apenas repondo 1 litro de agua a cada 30 km, não vou pra muito longe, pois o mecanico esta viajando, mas até se conseguir todo conjunto de peças apenas precisa ficar bastante atento.

    Uma coisa me intriga é se o sensor de temperatura pode ter sido afetado no super aquecimento a ponto de marcar errado a temperatura, se ele é recomendado ser trocado depois do ocorrido.

    Meu Toyota esta com 128 mil km, e me falou o mecanico que o super aquecimento pode ser de km mesmo, de tempo parado sem uso, ou desleixo com o preventivo anual do carro, fico também na duvida qual é o maior causador de superaquecimento em motores.

  • #66
    Usuário Avatar de Flavio Torres
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    18/07/2005
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    Pior é a minha, que troquei todas as peças descritas acima, e ainda esta esquentando, tive que levar ela para Porto Alegre, na Multipeças, que só trabalha com Toyota. Espero que eles resolvam.

    Abraços.

    Flavio Torres.

  • #67
    Usuário Avatar de Fabiano Klug
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    Citação Postado originalmente por Flavio Torres Ver Post
    Pior é a minha, que troquei todas as peças descritas acima, e ainda esta esquentando, tive que levar ela para Porto Alegre, na Multipeças, que só trabalha com Toyota. Espero que eles resolvam.

    Abraços.

    Flavio Torres.
    Fala serio Flavio que voce trocou o cabeçote e ainda continua na mesma????

  • #68
    Usuário Avatar de Flavio Torres
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    18/07/2005
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    Gostaria de estar brincando, já gastei mais de três paus e só não estou a pé, porque tenho uma velha pick-up Fiorino.

    Abraços.

  • #69
    Usuário Avatar de Fabiano Klug
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    05/03/2011
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    Serio, isso agora me apavora, daqui a uns 10 dias vão começar a desmontar meu Toyota e ja tenho uma lista pra pedir que inspecionem, deste jeito vou acabar deixando assim, alguem nem sujeriu alguma coisa que ainda possa estar causando isso?

    O que acontece, some agua ainda, mais, menos ou a mesma coisa?

  • #70
    Usuário Avatar de Flavio Torres
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    18/07/2005
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    Fabio depois que troquei o cabeçote não baixou mais o liquido, só que ainda tem um problema que não esta arrefecendo, tudo leva a crer que é a carcaça da bomba que está com desgaste. Hoje ficaram de me dar uma resposta, e como moro a 120km de Porto Alegre, fico com o coração na mão de não poder ver e falar com o mecânico.

    Abraço.

    Flavio Torres.

  • #71
    Usuário Avatar de Fabiano Klug
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    05/03/2011
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    Citação Postado originalmente por Flavio Torres Ver Post
    Fabio depois que troquei o cabeçote não baixou mais o liquido, só que ainda tem um problema que não esta arrefecendo, tudo leva a crer que é a carcaça da bomba que está com desgaste. Hoje ficaram de me dar uma resposta, e como moro a 120km de Porto Alegre, fico com o coração na mão de não poder ver e falar com o mecânico.

    Abraço.

    Flavio Torres.
    Nossa, me assusta isso, ja tava começando a achar que Toyota nem é tudo aquilo, mas vamos ver o seu desfecho e se consigo colocar o meu em ordem também.

  • #72
    Usuário Avatar de Flavio Torres
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    18/07/2005
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    São Francisco de Paula, RS./RS
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    Sinceramente tenho a hilux por causa do meu trailer, mas já estou pensando em outra opção, antes de comprar fiz uma longa pesquisa, e tudo me apontava para a hilux, a que dava menos mecânica, robusta, económica, etc... Agora já não recomendaria para ninguém.

    Flavio.

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