Postado originalmente por
R-Mendes
Colegas de fórum, começo um post que no futuro pode ajudar outros usuários.
Tenho uma SW4 97/98 2.7L GAS. Adquiri em NOV/2011 e de lá pra cá, só alegria (mania que peguei do Dr. Guilherme). Está fazendo 1 ano e já rodei em torno de 10.000 km. Viajei de SP pro PR, do PR pra GO, de GO pro MT, de GO pra BA... E só troquei filtro e óleo. E meu pneu furou esses dias quando soquei ela no meio de um lamaçal violento que acabei tendo que sair só guinchado por uma Bandeirante (devido aos pneus não serem propícios para o buraco que estava me metendo). Furou e ainda fui rodando com ele furado mesmo até chegar em local seco pra poder trocar.
Já tive uma péssima experiência com um Engesa Diesel, meu pai já teve alguns custos bem altos com carros a diesel (apesar de não querer ir pra gasolina de jeito nenhum) e como acho o consumo da SW4 razoável (8km/l cidade - 10km/l estrada), não pretendia vendê-la.
Está entrando um dinheirinho num futuro próximo e me surgiu a dúvida... Reformo e faço os upgrades ou compro uma já pronta bem próxima do que quero?
O Engesa eu comprei pra fazer reforma e upgrades e passei muita, mas muita raiva. Isso porque levei em profissionais que nem deveriam ser chamados dessa forma e só fui achar o cara certo muito tempo depois.
Tem 3 coisas na minha que tem em mais novas (2000/2001/2002) que não sei se dá pra 'adicionar':
1) ABS
2) Ar Digital
3) Bloqueio de diferencial
Perguntei esses dias e o Dr. Guilheme disse que adicionar ABS poderia dar dor de cabeça e recomendou não fazer isso. Já o 'ar digital' eu imagino que seja apenas o centro do painel com os comandos digitais, porque pouca coisa deve mudar. Bloqueio de diferencial é só colocar.
Paguei 26K na minha. Vi umas a venda bem próxima do que quero variando entre 55K e 60K, mas somente a diesel. São em torno de 30K de diferença. Basicamente uma outra VTR. Fazendo uma conta por cima, acho que trocando rodas e pneus (32x10.5 ou 33x10.5), suspensão (IronMan ou Rancho 9000), parachoques de aço, bagageiro tubular de aço, manutenção na parte elétrica, algumas trocas de partes internas mínimas, adição de guincho, faróis de milha, snorkel, rádio, central multimídia e bancos de couro, além da pintura completa (quero trocar a tonalidade da cor, para um cinza mais escuro), gasto menos do que trocar por outra mais equipada (e ainda não vem com tudo o que mencionei).
O que fariam no meu caso? Eu sei que a maioria prefere o diesel, mas pretendo evitar essa motorização. Só se não tivesse jeito mesmo.
O tópico está aberto aos debates.