Postado originalmente por
talha-mar
Olá pessoal, estou com um problema no freio da SW4.
É o seguinte, ela freia bem e inclusive o ABS atua normalmente mas o pedal continua indo lentamente e só para no final do curso, isto é, no fundo. Como o nível do fluído não baixa e não tem nenhum vazamento nem em tubulação nem nas rodas, concluí que era o cilindro mestre por já ter passado por isto mais de uma vez na Band. Troquei o cilindro por um novo e sangrei a vácuo seguindo a dica de um outro participante do fórum. Para minha surpresa continuou exatamente igual.
Conversando com um amigo mecânico ele me disse que muita gente nunca troca o fluído e este vai se contaminando com água e pode oxidar o sistema todo. Alem disso em carros com ABS
nunca se deve recuar os cilindros de freio na troca das pastilhas sem abrir o sangrador pois o fluído retornando leva sujeiras as válvulas do ABS. Pode ser que tenha acontecido isso com a minha pois comprei há pouco e vi que as pastilhas tinham sido trocadas.
Pesquisando sobre o assunto encontrei este tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ch...-me-ajuda.html relatando o mesmo problema. Só que o colega foi muito feliz no preço do Modulador do ABS (R$3.500), já que o da Hilux SW4 custa
R$ 13.800,00. É isto mesmo, vi em duas autorizadas. Na Multipeças me disseram que conseguem por uns R$ 7000.00 mas ainda estou achando um absurdo, mais caro do que um cabeçote do motor. Alem disso nenhuma tem a peça, dependendo de encomendar em São Paulo.
Agora vou tentar em outras lojas mas já sabendo que não é fácil encontrar peças para nossas viaturas fora das autorizadas.
Alguem pode me dar alguma ajuda?
Queria saber se dá pra abrir o modulador, talvez se resolva só com uma boa limpeza mas não me animo sem saber se vou encontrar outro pois em caso de avaria não quero deixar o carro parado.
Agradeço muito qualquer informação
Henri