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  • #1
    Usuário Avatar de vieira912
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    Informações sobre Band 14B




    Olá Pessoal primeiramente me desculpem criar este tópico mais não consegui achar nenhum que sana-se as minhas duvidas.

    Estou adquirindo uma Toyota Bandeirantes 1998-1998 com motor Toyota 14B mais tenho umas duvidas....

    1º este motor possui correia sincronzada de cabeçote ou é por engrenagens??

    2º As camisas são Removiveis que nem o MWM 229

    3º é um motor com boa durabilidade??

    4º é um motor Forte em baixas ou altas rotações??

    5º existe Kit turbo para Ele

    6º é economico apesar de ser 3,7Litros

    7º a caixa de cambio é toyota ou alguma marca nacional Eaton / Clark

    8º a T-case é por corrente ou engrenagens??

    por favor me ajudem pois estou muito interessado em compra-la mais o garagista não entende muito bem da mecanica dela, o barulho está bacana porem não conheço este motor, só conhecia o com MERCEDES OM 364 pois meu pai teve uma, a Muuuito tempo Obrigado até mais.

  • #2
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    Tentando Responder

    Vamos lá.

    1 - O comando é acionado por engrenagem, vareta e balacim.
    2 - Axo que sim. Os mais experientes vão te responder com certeza.
    3 - O motor é muuuito durável, basta tomar os cuidados básicos.
    4 - O motor tem bom torque em baixa ( menos que o 709 ) mas é bem mais elástico.
    5 - Sim!!! E fica muito bom. Esse motor já é preparado para turbo, tem radiador de óleo. Em outros paises existe a versão turbinada de fábrica.
    6 - É um motor econômico para a sua litragem. Faz 10 km/l na estrada.
    7- A caixa é toy.
    8 - engrenangem.

    A discussão sobre qual é melhor, MB ou 14b é antiga, acirrada e não tem fim. Estou 100% satisfeito com o 14b, o proximo projeto é a turbina.

    Abs
    SW4 95 caveirão

  • #3
    Tenho quase certeza que o 14B nao é encamisado, só se usa camisa após retifica...
    Motor é muito bom, tome cuidado quando comprar a Band para não comprar uma BUCHA igual eu rs

    Abs
    Albert Mamedes
    Band 98 - "Julesca"

  • #4
    Usuário Avatar de vieira912
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    Pessoal Muito Obrigado mais desisti da Compra pois.........

    Pois............. descobri que o antigo dono dela era nada mais nada menos que o Grupo REDE "Cemat" centrais eletricas matogrossenses, e ela está bem judiada, observei nela os seguintes itens.

    Lataria reformada e Mau Feita Praticamente só massa Plastica e muitos pontos de ferrugens.

    o para brisa e vidros laterais estão muito arranhados.

    Está faltando o cardan dianteiro

    O Motor está com um barulho bacana porem muito Judiado

    o cambio está parecendo uma cachoeira de oleo

    e os bancos são de corsa Wind.

    Avaliando tudo isto e olhando para o Painel e ver apenas 112.000Km cheguei a uma conclusão, ou o garagista é Bandido, ou ela já deu mais de 1milhão de km e estaria nos 1milhão 112.000mil Km por isto desisto da venda.

    O Valor dela é de R$ 29.990 até mais.
    4X4 Brasil

  • #5
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    Tá com toda pinta de ser furada mesmo. Com paciência e mais algum $$$ va acha uma boa
    SW4 95 caveirão

  • #6
    Citação Postado originalmente por vieira912 Ver Post
    Pois............. descobri que o antigo dono dela era nada mais nada menos que o Grupo REDE "Cemat" centrais eletricas matogrossenses, e ela está bem judiada, observei nela os seguintes itens.

    Lataria reformada e Mau Feita Praticamente só massa Plastica e muitos pontos de ferrugens.

    o para brisa e vidros laterais estão muito arranhados.

    Está faltando o cardan dianteiro

    O Motor está com um barulho bacana porem muito Judiado

    o cambio está parecendo uma cachoeira de oleo

    e os bancos são de corsa Wind.

    Avaliando tudo isto e olhando para o Painel e ver apenas 112.000Km cheguei a uma conclusão, ou o garagista é Bandido, ou ela já deu mais de 1milhão de km e estaria nos 1milhão 112.000mil Km por isto desisto da venda.

    O Valor dela é de R$ 29.990 até mais.
    Amigão esses dias eu vi uma band jeep curto parecia top de linha pra vender em Varzea Grande, perto do 4º Batalhao.
    Albert Mamedes
    Band 98 - "Julesca"

  • #7
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    kit de camisa para motor 14b

    Olá, Vieira 912 - O motor 14b tem kit de camisa std no comércio a venda

  • #8
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
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    Pra dar uma mãozinha:
    1º este motor possui correia sincronzada de cabeçote ou é por engrenagens??
    O motor 14 b tem a distribuição por engrenagem. O comando de válvulas, a bomba injetora, a bomba de vácuo, a bomba de óleo da direção são acionados por um conjunto de engrenagem
    na dianteira do motor. A correia V aciona apenas a Bomba dágua e o alternador.
    2º As camisas são Removiveis que nem o MWM 229
    Não, o 229 tem as chamadas camisas úmidas, que são tiradas com um saca.
    3º é um motor com boa durabilidade??
    O meu tem uns 400 mil e está numa boa.

    4º é um motor Forte em baixas ou altas rotações??
    Muito forte, é o melhor motor para fora de estrada que já experimentei.
    5º existe Kit turbo para Ele
    Sim, da Anhanguera e outros, mas aqui no fórum vc consegue umas receitas ótimas para turbinar ele.
    6º é economico apesar de ser 3,7Litros
    O meu faz média de cidade/estrada/trilha de 10Km/l

    7º a caixa de cambio é toyota ou alguma marca nacional Eaton / Clark
    O cambio e a redução são da Toyota mesmo.
    8º a T-case é por corrente ou engrenagens?
    Engrenagens.

  • #9
    Citação Postado originalmente por dalmo cruz torres Ver Post
    Pra dar uma mãozinha:
    1º este motor possui correia sincronzada de cabeçote ou é por engrenagens??
    O motor 14 b tem a distribuição por engrenagem. O comando de válvulas, a bomba injetora, a bomba de vácuo, a bomba de óleo da direção são acionados por um conjunto de engrenagem
    na dianteira do motor. A correia V aciona apenas a Bomba dágua e o alternador.
    2º As camisas são Removiveis que nem o MWM 229
    Não, o 229 tem as chamadas camisas úmidas, que são tiradas com um saca.
    3º é um motor com boa durabilidade??
    O meu tem uns 400 mil e está numa boa.

    4º é um motor Forte em baixas ou altas rotações??
    Muito forte, é o melhor motor para fora de estrada que já experimentei.
    5º existe Kit turbo para Ele
    Sim, da Anhanguera e outros, mas aqui no fórum vc consegue umas receitas ótimas para turbinar ele.
    6º é economico apesar de ser 3,7Litros
    O meu faz média de cidade/estrada/trilha de 10Km/l

    7º a caixa de cambio é toyota ou alguma marca nacional Eaton / Clark
    O cambio e a redução são da Toyota mesmo.
    8º a T-case é por corrente ou engrenagens?
    Engrenagens.


    boa noite senhores, retomando esse topico, o que acham dessa configuração para um javali??


    motor 14B da Toyota com 5 marchas, Caixa Câmbio e Reduzida também da Toyota, Direção Hidraulica, Suspensão Engesa,


    estou em duvida do motor.

    abraço

    Rodrigo PorTrilhas - Sorocaba

  • #10
    Usuário Avatar de nirlei
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    Meu irmão não tinha o Javali, mas um Engesa com mecânica Toyota 14b. Era muito bom, só os eixos Dana 44 (principalmente o dianteiro) que deixavam a desejar.


    Abrass.
    Nirlei Pires
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  • #11
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Tem tudo pra ficar ótimo.
    Fala com o Rodrigo Tomitao, ele está montando um Javali com 14B.
    No tópico dele tem dicas sobre essa adaptação.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...morfetico.html (Javali 90 MORFÉTICO)
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #12
    Usuário Avatar de valmirjunior
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    Nirlei, se colocar também os eixos do Bandeirante no Javali fica um conjunto fantástico.

    O chassi do Javali é o mais resistente e reforçado que já foi produzido no Brasil e tem um bom espaço interno.

    Essa configuração que você passou (motor, cambio, reduzida) é ótima, o único ponto fraco é a falta de kits e peças para o diferencial do javali.

    Para deixar flutuante precisa adaptar algumas peças; coroa e pinhão é um sacrifício de encontrar relações diferentes (nem tanto pela coroa, o problema é o pinhão).

    Mas no geral, fica ótimo.
    Cuidado, homem trabalhando!

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