A Jabiraca (band 1980) esta com vazamento de óleo nos dois retentores do cardan da tração dianteira.
O mecânico falou que tem que trocar os dois retentores, luva e espiga do cardan.
Alguem já passou por este problema para trocarmos uma ideia? O que fazer? Custo?
Se eu entendi corretamente, acho que vc se equivocou. Se for o retentor do focinho do porquinho, ali do pinhão, o que o mecânico do Ricardo disse, em partes, está correto. Para trocar este retentor, tem que tirar o cardã, tirar a porca central da luva do pinhão, tirar a luva, trocar o retentor, analisar se a luva nao está trincada ou com estria fina(prestes a dar problema) e montar tudo novamente. Não esquecendo de apertar muitooooooooooooooo bem a porca que prende a luva, geralmente utiliza-se uma chave fixa com alavanca na porca e outra do tipo "grifo" bem grande e com uma boa alavanca para fixar na luva(para q a mesma nao gire com o aperto), fornecendo um forte e rigoroso aperto, pois se não apertar bem, além de comecar a vazar de novo, corre o risco de quebrar essa luva que conecta o cardã ao diferencial. O mesmo procedimento tem que ser feito na caixa de transferência, se o retentor estiver ruim tb.
Eu disse que o mecânico está certo em partes, pois só vai saber se precisa trocar a luva, quando tirar a mesma e olhar o estado. Uma dica, se a luva estiver boa, não troque, pq uma original usada, é melhor do que uma paralela nova...
Agora se for a coifa e não retentor do cardã, aquela borracha que fica na união dos dois cardãs, ai sim ele falou besteira, desde que os cardãs não estajam com folga. Para trocar essa coifa, que na realidade, ela somente serve para não ir sujeira na graxa que lubrifica os engates da luva do cardã, basta soltar uma das partes do cardã e trocar, fixando bem novamente as partes que foram soltas.
Ambas opções acima, para quem conhece e faz manutenção na band, são simples. Mas para quem nao conhece, recomendo procurar um mecânico de confiança.
Outra dica super importante: SEMPRE utilize retentores da marca SABÓ ou Originais nos diferenciais, cambio e caixa de transferencia. Os paralelos, geralmente, começam a vazar depois de pouco tempo de uso.
o cardan dinateiro da minha Band onde fica as cruzetas passa muito perto do carter e do eixo q engata a tração, gostaria de saber se alguem ja torcou esse cardan completo por um mais fino para evitar de pegar no carter e no engate da tração?