Postado originalmente por
James Nicodemos
Caros amigos amantes do estilo 4x4 na américa do sul.
Adiquiri uma bandeirantes jipe curto, ano 1988, a qual pertencia a arquediocese de Vilhena-RO. A aquisião me deixou muito empolgado, pois, meu irmão o João Lucena (membro do forum 4x4brasil), fez ótimos elogios sobre esse jipe.
Quando adquiri o mesmo não possuia maiores luxos, era totlamente desprovida de conforto, foi então que me surgiu a idéia de paulatinamente adaptando alguns acessórios, coloquei caixa de câmbio 5 marchas, tokits na carroceria, bancos concha do Audi A3, amortecedores novos, pneus off road BF 31".
Porém, faltava mais, pois, como a região norte é muito quente, precisava colcoar um ar-condicionado, porém, no mercado não existia nada que pudesse ser encaixado de forma perfeita no painel.
Contudo, em recente contato com um amigo que faz instalação de ar-condicionado em veículos, o mesmo me informou que existia uma caixa-evaporadora muito boa apra tentarmos viabilizar a colocação na toyota no centro do painel. Foi aí que surgiu a idéia de procurar um bom torneiro para fazer a polias que adaptasse perfeitamente no compressor.
Ocorre que corri dali e daqui e não encontrava um torneiro que pudesse satisfazer a minha exigência, já que as polias deveriam ter a devida preparação para no futuro colocar também direção hidráulica.
Em pesquisas nos ferros velhos, conversando com um japonês que conhece demais esses motores, o mesmo me informou algumas especificações que poderiam perfeitamente encaixar no serviço que queria fazer. Então comecei a busca pelas polias do motor OM-366 e 352, salve me engano. Todavia, me deparei com o catálogo da empresa suporte rei, quando lá procurei unir alguns detalhes e encontrei algumas dicas valorzas para quem quer instalar o ar-condicionado no motor OM-314, Om 314-S, Om-364, sem gastar muito.
A empresa suporte rei está fabricando um novo modelo de polia código R3293-P, a mesma vem com três guias de polia, justamente para adaptação do ar-condicionado, e aproveitei para colocar uma nova polia na bomba d'água pegando também uma polia de três guias para ultiliza-la duas guias na bomba do hidráulico, evitando assim que a correia deslize e faça aquele barulho conhecido de correia cantando nas toyotas quando esterçamos a direção.
Assim, evitei gastos desnecessários com serviços de torno para polias, além do mais, essa polia feita pela empresa suporte rei é destinado ao motor OM-364, sendo que ela cai perfetiamente no motor OM-314, OM314-S, logo não haverá qualquer prejuízo o mudança a ser realizado, porque tudo é plug y play.
Para melhor favorecer e facilitar os demais colegas que tenham toyota bandeirantes, riei postar as fotos de todo conjunto, inclusive das adaptações.
Qualquer dúvida é só me postar uma mensagem por MP, ou, me adcionar no MSN ou skype.
abraços a todos