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Tópico: Spoa + 35"

  • #109
    Usuário Avatar de marcvale
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    18/03/2009
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    Spoa versus Molas Helicoidais




    Caros Amigos, Barba Ruiva, Elmer, Guiga e Ruskaya (por ordem alfabética).
    Hoje, deparei-me com o seguinte site: http://www.cruiserheads.com/foro/pho...ry.php/cat/626
    Nele,fiquei impressionado com a suspensão do FJ 40, conforme figuras anexadas. Como o "tópico SPOA" relaciona-se com a suspensão dos nossos Toyotas, confesso que fiquei muito impressionado com o sistema desenvolvido para as helicoidais do Toyota Venezuelano. Aparentemente, ficou muito bom. Daí pergunto:
    - Qual tipo de molas é melhor, helicoidais ou semi elípticas?
    - Existe alguma referência de empresas, talvez como a TT4, que executem serviços de adaptações semelhantes aos dos Gringos?
    Como sou leigo no assunto, de início, creio que trata-se de uma cópia mais sofisticada, dos sistemas utilizados nas suspensões das marcasTroller e Land Rover. Além disso, tempos atrás, li um tópico sobre uma empresa ou alguém que desenvolveu um Kit para helicoidais, que foi um verdadeiro fiasco. Desse modo, gostaria saber a opinião de vocês sobre o assunto.
    Grato e um abraço.
    Márcio Valença.


    Citação Postado originalmente por Vinicius Albuquerqque Ver Post
    Rusk,

    Show de bola seu Toy.

    To precisando girar o eixo dianteiro, chegou a fazer rotação , onde fez?

    To com receio de mandar em qualquer lugar e fazerem b....

    Abç

    Vinicius
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Spoa + 35"-fj40_sadico.jpg   Spoa + 35"-fj40_sadico_espirales_traseros.jpg   Spoa + 35"-fj40_sadico_suspension.jpg   Spoa + 35"-fj40_sadicocontrol_arms_delanteros.jpg  
    4X4 Brasil

  • #110
    Nao mexi nada em rotação no dianteiro pois isso acarretaria em ter que reconstruir quase todo o eixo!
    Tem gente que muda somente o 3membro mas eu não fiz nada somente passei a mola para cima de forma exatamente paralela ao que estava antes.
    Assim não precisei mexer muito na direção e etc...

  • #111
    Citação Postado originalmente por marcvale Ver Post
    Caros Amigos, Barba Ruiva, Elmer, Guiga e Ruskaya (por ordem alfabética).
    Hoje, deparei-me com o seguinte site: http://www.cruiserheads.com/foro/pho...ry.php/cat/626
    Nele,fiquei impressionado com a suspensão do FJ 40, conforme figuras anexadas. Como o "tópico SPOA" relaciona-se com a suspensão dos nossos Toyotas, confesso que fiquei muito impressionado com o sistema desenvolvido para as helicoidais do Toyota Venezuelano. Aparentemente, ficou muito bom. Daí pergunto:
    - Qual tipo de molas é melhor, helicoidais ou semi elípticas?
    - Existe alguma referência de empresas, talvez como a TT4, que executem serviços de adaptações semelhantes aos dos Gringos?
    Como sou leigo no assunto, de início, creio que trata-se de uma cópia mais sofisticada, dos sistemas utilizados nas suspensões das marcasTroller e Land Rover. Além disso, tempos atrás, li um tópico sobre uma empresa ou alguém que desenvolveu um Kit para helicoidais, que foi um verdadeiro fiasco. Desse modo, gostaria saber a opinião de vocês sobre o assunto.
    Grato e um abraço.
    Márcio Valença.
    Pra fazer isso compra logo o kit que o pessoal da profitcruisers vende!
    http://www.proffittscruisers.com/sus...s/4-link-.html

  • #112
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por marcvale Ver Post
    Caros Amigos, Barba Ruiva, Elmer, Guiga e Ruskaya (por ordem alfabética).
    Hoje, deparei-me com o seguinte site: http://www.cruiserheads.com/foro/pho...ry.php/cat/626
    Nele,fiquei impressionado com a suspensão do FJ 40, conforme figuras anexadas. Como o "tópico SPOA" relaciona-se com a suspensão dos nossos Toyotas, confesso que fiquei muito impressionado com o sistema desenvolvido para as helicoidais do Toyota Venezuelano. Aparentemente, ficou muito bom. Daí pergunto:
    - Qual tipo de molas é melhor, helicoidais ou semi elípticas?
    - Existe alguma referência de empresas, talvez como a TT4, que executem serviços de adaptações semelhantes aos dos Gringos?
    Como sou leigo no assunto, de início, creio que trata-se de uma cópia mais sofisticada, dos sistemas utilizados nas suspensões das marcasTroller e Land Rover. Além disso, tempos atrás, li um tópico sobre uma empresa ou alguém que desenvolveu um Kit para helicoidais, que foi um verdadeiro fiasco. Desse modo, gostaria saber a opinião de vocês sobre o assunto.
    Grato e um abraço.
    Márcio Valença.
    Marcio, a questão não é simplesmente helicoidais X semi-elipticas. Pra se usar molas helicoidais em nossas viaturas tem que ter um bom projeto de suspensão, a mais conhecida atualmente é do tipo 4link. Não é copia de troller ou land, são sistemas diferentes pra se utilizar molas helicoidais.

    A empresa que indico pra executar essa adaptação é a Spider 4x4 que já realizou esse serviço em algumas viaturas aqui do Fórum.

    Lembrando que kits prontos podem gerar mais problemas do que vantagens, por isso chamo de adaptação pois cada carro requer um projeto específico.

    []'s

  • #113
    Usuário Avatar de marcvale
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    Amigos, Elmer e Ruskaya.
    Grato pela atenção e explicações de excelente nível técnico. Porém, creio que não expressei bem e as minhas colocações deixaram a entender que eu estaria propenso a adaptar a suspensão do meu Toyota. Não, meus amigos. Nem ouso pensar em tal empreendimento, pois os meus velhos braços já estão com 61 anos e na certa não suportariam os trancos compatíveis ao porte de um Toyota vitaminado. Nas minhas mãos seria um desperdício ter uma máquina tão espetacular, como a do Ruskaya. Desse modo, me dou por satisfeito com os meus passeios em dias de invernada, lá no meu sítio em Sairé-PE, onde fico torcendo para ligar o 4 x 4, lá na subida dos Dourado.
    Apenas, como um leigo que cultiva uma paixão por mecânica, me impressiono com as questões de adaptações e soluções discutidas neste fórum e tão bem conduzidas por todos vocês.
    Mais uma vez obrigado, e um abraço.
    Márcio Valença
    4X4 Brasil

  • #114
    Usuário Avatar de THBrutus
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    Spoa

    Aproveitando o tópico ( antigo mesmo ) aonde consigo fazer um spoa ( band) em Curitiba com alguém que já tenha feito?

  • #115
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    Diz a lenda que tem um cara bom e barateiro que faz no meio da Selva de Campo Magro!hehehehe

    Sei que no posto de molas dois irmãos (BR 116 sentido São Paulo, um pouco antes da vila Zumbi) faz.

  • #116
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    spoa

    Falou Renato, quero fazer bem feito! Eu mesmo já mexi bastante com moleijos, queria fazer com alguem que já tenha feito alguns ( bem feito ) para ficar filé mesmo, por isso a procura por alguém gabaritado!!!!!!
    Obrigado.

  • #117
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    Bom... dois "famosos" que temos por aqui são o Ado Jensen e o Kusma... mas este último não recomendo por experiência própria (questões de segurança).

  • #118
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    Exclamation Prá pensar!

    THBrutus, comprei minha Band, uma 88 curta, a pouco tempo e como sempre procurei ajuda no forum para fazer os upgrades que pretendia, entre eles SPOAR e enfiar os 38" recapados que já tinha.
    Lendo e relendo as informações de Toyoteiros experientes sobre o tema SPOA, acabei desisitindo, não de enfiar os 38", mas de SPOAR.
    A solução foi simples, fácil e muito barata, instalei calços de 8cm na carroçaria e troquei a furação de fixação da entrada da barra de direção e abri um pouco a lata da palanca da reduzida, procurando evitar que em um enrosco mais hard a lata batesse na palanca e viesse a desengatar.
    A zebra foi que nos testes iniciais o motor 608, mesmo em reduzida mostrou pouca vontade de empurrar os 38" e troquei pelos 35" recapados que devem dar perto dos 36" e 1/2.(fotos abaixo)
    A grande vantagem no meu ponto de vista é que economizei uma grana preta e mantenho o carro original nos seus principais itens de segurança, suspensão e direção e freios.
    Por isso, pensa bem antes de dar esse passo que a meu ver é apenas estético.
    Espero ter ajudado.
    Abração,
    Badia

    Citação Postado originalmente por THBrutus Ver Post
    Falou Renato, quero fazer bem feito! Eu mesmo já mexi bastante com moleijos, queria fazer com alguem que já tenha feito alguns ( bem feito ) para ficar filé mesmo, por isso a procura por alguém gabaritado!!!!!!
    Obrigado.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Spoa + 35"-badtoy-trilha-dos-sonhos-010.jpg   Spoa + 35"-badtoy-ilha-002.jpg  

  • #119
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    Olha,
    Eu "Spoei" a minha com o Mario Caspek. A oficina dele realmente fica praticamente no meio do mato em campo magro, pq ele faz conserto e manutencao de tratores e colheitadeiras do pessoal da regiao.
    Ele fez boa parte dos CJ's e Band do pessoal do "Jipeiros de Santa Felicidade", creio q deve conhecer.
    O serviço não ficou 100%. Tive q corrigir alguns itens como HighSteer e angulacao do eixo traseiro. Porem o eixo dianteiro ele fez certinho.
    Em Curitiba não existe, q eu saiba, um cara 100% confiavel que faça um serviço fenomenal.
    Se tiver bala na agulha fala com o Jensen, creio q ele faz por uns 2,5k porem não conheco a fundo o seu trabalho.

    Com relacao ao comentario do Badia, este procedimento não eh apenas estetico, pois vc altera a posição das sapatas dos feixes, melhorando o vao Livre. E com o eixo por baixo dos feixes, o curso de suspensao tende a ser maior.

    A minha band esta com 35 e os feixes estão quase retos. Q é considerado pelos "especialistas", o modo certo.

    Se pesquisar no forum verá informacoes que Feixes muito arqueados + Jumelos grandes não eh uma solução muito boa.

    Deve-se pensar bem se vai "Spoar". Eu não me arrependi, mas tive um certo trabalho ate chegar no meu agrado. Tenho coisas para fazer ainda como novos suportes de amortecedores.
    Toyota Band 89: MB314, SPOA, Freio a Disco, DH, Eixo flutuante, Maxxis Trepador 35, Ekron Mecanico, 200% blocado

  • #120
    Usuário Avatar de THBrutus
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    Renato, Badia e Fabio fico agradecido pelas sugestões.Eu mesmo já mexi bastante em suspenções e ao meu ver acho o spoa uma solução apropriada para a band pois LIMPA a parte de baixo das carcaças, melhora o ângulo de ataque/saída e altura entre eixos, alem do que a sua estrutura suporta a altura extra. Estava pensando em usar o amortecedor do 1313 que tem um ótimo curso e é bem mais barato que os FAMOSOS.
    Gostaria de ver fotos da suspenção das toyotas de vcs se for possível para poder sanar algumas dúvidas, já que estou pensando em fazer junto com um amigo meu que tem uma oficina de suspenções de caminhões.
    Já que não tem ninguém muito especializado acho que vamos partir para a empreitada nos mesmos, já que na oficina temos torno,solda mig e boa vontade!!!!! Aguardo as fotos, Forte abraço.

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