Postado originalmente por
CAPT GOTTLIEB
BATERIA para motor OM 314 do meu ONÇA
São duas baterias ligadas em paralelo e instaladas embaixo do banco do motorista. Cada bateria tem 60 Ah e CCA (-18°C) = 390 A. Uma bateria com CCA (-18ºC) = 700 é suficiente para a partida de manhã cedo, mesmo no inverno. Minhas duas baterias fornecem um CCA (-18°C) = 390 + 390 = 780 A e isto dá e sobra para partida numa manhã fria de inverno.
CCA (cold cranking Ampére)
HCA (hot cranking Ampére)
Ah (Ampére/hora)
O alternador do ONÇA é de 90 A. Isto significa que em uma hora ele carrega 90A na bateria. Como as duas somam 120 Ah então o alternador fornece carga total para as duas baterias em uma hora e vinte minutos de motor trabalhando. Parece-me que o alternador original era de 45 ou 60A (mais fraco e demoraria mais para carregar as baterias)
Tem de prestar atenção na corrente de partida (CCA). Não adianta colocar bateria de 150 Ah, se a corrente de partida (AAC ou CCA) for de 500A a -18°C. Preste atenção nas especificações de AAC ou CCA. Precisa ter mínimo de 700 A.
Alguns instalam duas baterias de 60 ou 70 Ah em paralelo. Porém precisa somar a corrente de partida (AAC ou CCA) e ser acima de 700amp, para motor OM314.
A bateria não importa muito se é de 90, 100,130 ou 150 Ah. Uma bateria de 90 Ah de 900 CCA de partida , durará um tempo menor dando partida do que uma bateria de 150 Ah e 900 CCA de partida , mas as duas darão a partida com a mesma intensidade , força , velocidade no motor . Só que a de 150 Ah ficará mais tempo virando o motor, caso o motor não pegue na primeira. Exemplificando: a de 90 Ah com 900 CCA de partida daria 20 partidas rápidas e depois ficaria lenta, a de 150 Ah com 900 CCA de partida daria 35 partidas rápidas e depois viraria lento.
Como motores diesel costumam pegar rápido (se estiverem bem regulados) o Ah tem menos importância que o CCA.
Meu outro Jipão Band era 1978 e tinha esta bateria AJAX 95 Ah e CCA (10°C) = 700 A. Sempre girou bem o motor OM314, mesmo em manhãs frias de inverno.