Esse motor é extremamente robusto e superdimensionado para a Band, já que é um motor que foi desenhado para uso em caminhão de carga.
Esse motor, e a maioria dos motores diesel, só exigem 3 cuidados básicos prá ter uma vida útil MUITO longa:
- verificar regularmente o nível da água
- verificar regularmente o nível do óleo
- não rodar com o giro do motor abaixo e acima do ideal.
Bom, no teu caso recomendo verificar:
1-se a água do radiador está com óleo, se estiver tá indo óleo do motor pro radiador, vá numa retífica.
2-se o óleo tá com água, nesse caso tire a tampa do óleo na parte de cima do motor e veja se parece que tem humidade ali ou se o óleo tá com cor de café com leite, tbém sai uma fumaceira branca e o motor fica rateando, nesse caso pode ter apenas queimado a junta do cabeçote, um mecânico resolve por 100 pilas mas se vc andar com a viatura pode dar um calço hidráulico e ter que retificar todo o motor.
3-tira a tampa do óleo e dá umas aceleradas fortes, se jogar óleo prá cima é sinal que comprometeu o teu motor.
4-pode ser que o superaquecimento da primeira vez tenha limado as camisas dos pistões, com isso pode ser que o óleo do motor esteja sendo consumido com o diesel, prá saber só mesmo numa retífica, que vai ver a compressão dos cilindros e dar um diagnóstico melhor.
Recomendo ficar de olho na água e óleo diariamente e no mínimo levar a band num mec que entenda de motor Mercedes prá um palpite mais técnico.
Abração
Marco