Postado originalmente por
hercilio.neto
Terá que substituir o eixo traseiro.
Eu tive um jipe Band 64 de lona que comprei sem a tração dianteira.
Como o jipe estava muito bonito de lata, tapeçaria e pneus, fiquei com ele nessa configuração por um tempo.
Tinha câmbio seco e a caixa de transferência estava Ok. O eixo estava sem o miolo do diferencial, mas tinha o fucinho.
Depois coloquei a tração pra funcionar. Lembro que ficou na época em 2 mil reais, feito na Tor Off Road, quando tinham oficina.
Outro investimento que fiz, foi o freio a disco.
Rodei assim por um bom tempo, mas depois, por uma infelicidade, fundi o motor por causa de um vazamento de água, então comprei um motor OM314 com bomba de vácuo e aproveitei para colocar o servofreio.
Curti muito o carro, com trilhas e viagens mas posso garantir que não compensa investir muito em um Bandeirante abaixo de 82. Dá para curtir e tal, mas evite investimentos do tipo DH, AC, turbina, guincho, etc.
Quem tem uma Band de ano abaixo de 82, deve poupar recursos para trocá-la por outra com configuração melhor, que tenha pelo menos câmbio sincronizado e motor com bomba de vácuo. A partir dessa configuração poderá ir melhorando sempre com upgrades.
Tem um ditado entre os toyoteiros que diz: Bandeirante não tem adaptação, tem atualização.
Na verdade isso se refere ao upgrades que podem ser feitos com peças originais. Aí inclui-se principalmente o freio a disco e a direção hidráulica. Evite adaptações nesses e em outros itens como suporte de bateria, barra estabilizadora, etc.
Outro ditado diz que "Band é um Lego infinito".
Então é melhor começar a brincadeira a partir de uma boa base, porque os upgrades são caros e devem ser feitos com critério.
Por exemplo: AC = 4.000,00, DH original = 6.000,00, eixo flutuante = 4.000,00, turbina = 3.500,00, pneus 33" = 4.000,00
e esses são apenas alguns exemplos.