Vou transmitir minha experiência!!!
1-) Minha Band era com freio original, lonas nas 4 rodas. Os japonese resolveram inventar a roda e colocaram essa tropa toda num só veículo. 1 burrinho mestre, pra 8 burrinhos de roda. Não ia funcionar direito nunca. Então, pé no freio e se prepara, ou vai pra direita, ou pra esquerda. Só funciona quando é tudo novo e bem regulado. Mas andou na lama, sujou, começa a travar e fica uma droga. Se é com óleo ou adaptado a ar, não faz diferença. Vai dar problema pelo excesso de tropa.
2-) Troquei por um sistema de freio a disco adaptado. Usava partes do freio da kombi. Melhorou de um lado e estragou do outro. Não tinha dinheiro suficiente pra comprar pastilhas. Gastava a toa. Fazia barulho depois que andava no barro. A questão do esquerda ou direita melhorou um pouco.
3-) Fiquei de saco cheio e troquei o eixo dianteiro completo, a base de troca, por um eixo com freio a disco original Toyota. O freio ficou muito bom. Freia bem. Pedal com pressão gradativa. Não é duro. Se pisar firme, trava na hora. Então, na minha opinião, freio hidráulico original toyota. Não precisa melhor.
4-) Freio de mão? Os japoneses agora resolveram inventar o fogo. Colocaram aquela droga daquela campaninha na luva do câmbio. Você manobra seu carro, para e puxa o freio de mão. Aí vem seu Pai, seu primo, o motorista, manobrista ou a sogra, dá partida e vai embora com o freio de mão puxado. Não tem pra nenén. Não funciona mesmo. Comprei minha paz e joguei aquela traia toda, lá na curva do rio. Agora é só felicidade!!!
P.S. fiquei sem freio de mão. Como meu motor tá novo, até agora não fez falta!
5-) Freio a ar é uma questão de gosto. Não que seja necessário. Apesar que deve ser bem legal, ter uma mangueira de ar pra tirar o pó de dentro do carro, quando chega de volta no asfalto! E dá pra colocar um manequinho (freio de mão), pra travar tudo!!!!!!!!
Uma última coisa. Fui criado dentro de camionete rodando pelo PR (terra roxa e areia), MS (areia) e MT (piçarra). Já andei de lado, de costas, rodei, encalhei, patinei, dormi em camionete e tudo o mais. Já rodei mais de 2 milhões de km, com C-10, S-10, D-10, D-20, Pampa, "toyota", Saveiro, F-75, F-1000, F-4000. Informo uma novidade. Se você antes de frear forte, der uma desviadinha, já era. Vai dançar valsa, ou pra esquerda, ou pra direita. Não tem jeito!!! O peso está todo na frente. Com a freada, mais ainda. Então, vai parecer que você fumou um baseado e vai sair rodopiando, hahaha...
1-) Minha Band era com freio original, lonas nas 4 rodas. Os japonese resolveram inventar a roda e colocaram essa tropa toda num só veículo. 1 burrinho mestre, pra 8 burrinhos de roda. Não ia funcionar direito nunca. Então, pé no freio e se prepara, ou vai pra direita, ou pra esquerda. Só funciona quando é tudo novo e bem regulado. Mas andou na lama, sujou, começa a travar e fica uma droga. Se é com óleo ou adaptado a ar, não faz diferença. Vai dar problema pelo excesso de tropa.
2-) Troquei por um sistema de freio a disco adaptado. Usava partes do freio da kombi. Melhorou de um lado e estragou do outro. Não tinha dinheiro suficiente pra comprar pastilhas. Gastava a toa. Fazia barulho depois que andava no barro. A questão do esquerda ou direita melhorou um pouco.
3-) Fiquei de saco cheio e troquei o eixo dianteiro completo, a base de troca, por um eixo com freio a disco original Toyota. O freio ficou muito bom. Freia bem. Pedal com pressão gradativa. Não é duro. Se pisar firme, trava na hora. Então, na minha opinião, freio hidráulico original toyota. Não precisa melhor.
4-) Freio de mão? Os japoneses agora resolveram inventar o fogo. Colocaram aquela droga daquela campaninha na luva do câmbio. Você manobra seu carro, para e puxa o freio de mão. Aí vem seu Pai, seu primo, o motorista, manobrista ou a sogra, dá partida e vai embora com o freio de mão puxado. Não tem pra nenén. Não funciona mesmo. Comprei minha paz e joguei aquela traia toda, lá na curva do rio. Agora é só felicidade!!!
P.S. fiquei sem freio de mão. Como meu motor tá novo, até agora não fez falta!
5-) Freio a ar é uma questão de gosto. Não que seja necessário. Apesar que deve ser bem legal, ter uma mangueira de ar pra tirar o pó de dentro do carro, quando chega de volta no asfalto! E dá pra colocar um manequinho (freio de mão), pra travar tudo!!!!!!!!
Uma última coisa. Fui criado dentro de camionete rodando pelo PR (terra roxa e areia), MS (areia) e MT (piçarra). Já andei de lado, de costas, rodei, encalhei, patinei, dormi em camionete e tudo o mais. Já rodei mais de 2 milhões de km, com C-10, S-10, D-10, D-20, Pampa, "toyota", Saveiro, F-75, F-1000, F-4000. Informo uma novidade. Se você antes de frear forte, der uma desviadinha, já era. Vai dançar valsa, ou pra esquerda, ou pra direita. Não tem jeito!!! O peso está todo na frente. Com a freada, mais ainda. Então, vai parecer que você fumou um baseado e vai sair rodopiando, hahaha...
huehuehe VALEU PELAS DICAS MESTRE!!