Minha band é 1973 com o OM314 antigo com o filtro de óleo em pé logo atras da BI.
No documento consta potência de 94cv...
A melhor forma de diferenciar os dois motores é pelas tampas de válvulas como o Hercílio mostrou...
Abraço
Amigo você poderia postar uma foto do detalhe descrito acima, pois quando você fala em filtro de óleo em pé acredito ser aquele no final do bloco, de dificil acesso tendo que retirar por baixo do filtro de ar, veja na foto da minha que o meu filtro de óleo também é em pé, mas fica bem próximo da bomba injetora, olhando a minha foto você diria que é um 314 ou 324?
Com as fotos que o Hercílio postou, vc vai matar a charada. Uma coisa interessante nas fotos que vc postou (314), não vi, mesmo ampliando, a tampa do óleo do motor.
A minha é uma CD 89 (fabricada em outubro) com o 314 S, anterior ao 364, que passou a equipar no final do ano, todos os modelos (nov 89 a abr 94).
Veja matéria:
OJ50LV - jipe com capota de aço - motor Mercedes-Benz OM-364 (novembro de 1989 a abril 1994) - substitui o OJ50LV com motor Mercedes-Benz OM-314
Bem vindo e divirta-se no mundo das Bands.
Abs,
Vitor.
Caro Rokinrio, quando a tampa do motor não tem a tampa para entrada do óleo, siginifica que usaram na Toyota a tampa do motor do caminhão 608, pois a entrada de óleo no caminhão fica em outro lugar, com um cano bem longo.
Recentemente comprei uma Bandeirante, o filtro de oleo é igual ao da foto, na vertical, mas não estou achando pra comprar. Alguem sabe qual é o modelo, onde posso encontrar?
Estive pesquisando, acho q o motor om 314 tem 3 modelos de filtros de óleo diferentes? Alguem sabe tbm se isto procede?
Se não me engano esse filtro de óleo é dos primeiros motores a diesel da band, o OM 324, depois vei um filtro menor e inclinado para a esquerda, nos OM 314 e OM 364.
Pessoal sou novo de Toyota Bandeirante e tbm neste chat. Sempre sonhei ter uma Band. Lendo estes dialogos super interessantes e tecnicamente muito uteis acabei descobtindo que a minha Toyota tem um motor OM 364 apesar de ter nos documentos 85cv. A mesma é de 1990. Obrigado a todos e espero em breve poder retriduir todas estas in formações que recebi hoje. Abraço
Pessoal sou novo de Toyota Bandeirante e tbm neste chat. Sempre sonhei ter uma Band. Lendo estes dialogos super interessantes e tecnicamente muito uteis acabei descobtindo que a minha Toyota tem um motor OM 364 apesar de ter nos documentos 85cv. A mesma é de 1990. Obrigado a todos e espero em breve poder retriduir todas estas in formações que recebi hoje. Abraço
Se for mesmo OM364 (porque 90 foi um ano de transição do OM314 para o OM364), o certo seria 90 cv. 85 cv é do OM314.Talvez se vc levar o Manual isso possa ser corrigido
Se for mesmo OM364 (porque 90 foi um ano de transição do OM314 para o OM364), o certo seria 90 cv. 85 cv é do OM314.Talvez se vc levar o Manual isso possa ser corrigido
Boa noite Denise obrigado pela dica, estou super empolgado com a minha Band 90 que está passando por uma revisão completa mesmo se o seu estado é ótimo. Estou trocando os líquidos e fazendo uma regulagem geral. Tive um problema com a inspeção no detran pois disseram que a quilometragem estava inferior à última inspeção....eles talvez não sabem que o odômetro tem apenas 5 dígitos e zera depois de 99.999km....depiois de três inspeções e duas semanas resolveram aprovar omlaudo. Achei melhor deixar os 85 CV mesmo com unm motor OM 364 S Você saberia me informar o que significa o "S" ? Abraço
Boa noite Denise obrigado pela dica, estou super empolgado com a minha Band 90 que está passando por uma revisão completa mesmo se o seu estado é ótimo. Estou trocando os líquidos e fazendo uma regulagem geral. Tive um problema com a inspeção no detran pois disseram que a quilometragem estava inferior à última inspeção....eles talvez não sabem que o odômetro tem apenas 5 dígitos e zera depois de 99.999km....depiois de três inspeções e duas semanas resolveram aprovar omlaudo. Achei melhor deixar os 85 CV mesmo com unm motor OM 364 S
Você saberia me informar o que significa o "S" ? Abraço
Que loucura essa do Detran, não sabem que o odômetro tem 5 dígitos? Pelo amor de Deus, É SÓ OLHAR!!!!!! Não se dão nem ao trabalho disso.
Quanto ao motor, normalmente o "S" quer dizer que o motor é aspirado, sem turbina. Além desse há o OM 364-A(do MB-912) e o OM 364-LA (do MB-710 e do MB-914).
O que foi instalado originalmente nas Bands foi o aspirado.
Que loucura essa do Detran, não sabem que o odômetro tem 5 dígitos? Pelo amor de Deus, É SÓ OLHAR!!!!!! Não se dão nem ao trabalho disso.
Quanto ao motor, normalmente o "S" quer dizer que o motor é aspirado, sem turbina. Além desse há o OM 364-A(do MB-912) e o OM 364-LA (do MB-710 e do MB-914).
O que foi instalado originalmente nas Bands foi o aspirado.
Muito obrigado Denise. A minha band tem turbina, certamente colocada depois, dir hid, duas baterias no motor, tanque de 63 litros e toda original com um OM 364 S em perfeitas condições. Um achado. Como disse anteriormente além da revisão geral, troquei os 5 pneus nas medidas originais também. Assim q estiver pronta postarei uma foto. Me disseram que roubam muito estes carros, é verdade? O que vcs usam como proteção? Rastreadores? Seguro? Estou pensando em colocar duas travas de combustível o que acham? Abraço.
Giovani, a primeira dica p não furtarem uma band é não deixá-la "dando sopa" muito tempo em via pública, sem dar uma olhada seguidamente, pois os meliantes furtam até com plataforma de guincho, aí não adianta travas, cadeados, corta combustível e trava carneiro.
O único que poderia ajudar depois dessa situação seria o rastreador, mas em uma band um bom expert acha ele em menos de 05 minutos e o quebra, aí já era.
Falou Sergio obrigado, acho q vou colocar mesmo dois dispositivos de corte do diesel e um rastreador pelo menos para dificultar um pouco. Mudando de assunto, que diesel vcs preferem para a Band? O normal ou o S10?
Eu sempre usei o normal(S500), pois esses motores foram projetados na época do S1800 e olhe lá hehehe. Eu usaria o S10 em motores modernos e eletrônicos.
Postado originalmente por Giovanni Cadorin
Falou Sergio obrigado, acho q vou colocar mesmo dois dispositivos de corte do diesel e um rastreador pelo menos para dificultar um pouco. Mudando de assunto, que diesel vcs preferem para a Band? O normal ou o S10?