x
Convex Datacenter
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 57

Tópico: Ferveu?

  • #37
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56



    Está correto. A cilindrada corresponde ao volume deslocado (aspirado) pelo pistão, independente do espaço onde esse volume vai ser comprimido depois (câmara).

    Citação Postado originalmente por nirlei Ver Post
    Não sou expert em mecânica, mas acho que o que define a cilindrada é o diâmetro x curso do pistão. Junta mais alta ou rebaixar o cabeçote só afetaria a taxa de compressão. Ou estou viajando?

    Cilindradas de um Motor a Combustão - Brasil Escola

    Abrass.

  • #38
    Usuário Avatar de Zanella
    Entrada
    09/12/2009
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    62
    Posts
    147
    Agradecimentos: 0
    No final das contas....FERVEU, to com o motor aberto novamente.... Alguém conhece alguma benzedeira de motor?

  • #39
    Citação Postado originalmente por Zanella Ver Post
    No final das contas....FERVEU, to com o motor aberto novamente.... Alguém conhece alguma benzedeira de motor?
    Amigo qual mecânico ta fazendo o serviço pra você?
    []`s

  • #40
    Usuário Avatar de Julio Militão
    Entrada
    14/07/2005
    Local
    Porto Velho, Rondônia/RO
    Idade
    64
    Posts
    388
    Agradecimento: 1
    Caros,

    Bem, minha experiência:
    Refiz meu OM314, turbinei (.42/.63), intercoolei, coloquei LDA (corretor de débito de diesel em função da carga de pressão de sobre alimentação do turbo) e uma hélice de 10 pás. Nunca tive problema de aquecimento, o carro ficou andando bem, e tenho AC! Uso a válvula termostática recomendada para o motor, acho que abre aos 72oC, e não tiro ela por nada! mais recentemente, devido às constantes quebras da hélice, resolvi arriscar com uma ventoinha elétrica de duas velocidades (89oC ela liga e aos 82oC ela desliga), qual foi minha surpresa, funcionou perfeitamente bem. Instalei um termômetro de mercúrio com o sensor ao lado do original. Às vezes, dependendo do pé, a temperatura chega aos 90oC, mas logo baixa. Até onde sei, quando a válvula termostática abre, a água circula pelo radiador e é resfriada. Quando se exige mais do motor, a temperatura vai aumentando e, para não ferver, a ventoinha elétrica é acionada pelo “cebolão” e a temperatura cai se mantendo nos limites indicados para o motor.
    Turbinar o carro é uma forma de aumentar a quantidade de ar na combustão, fazendo o mesmo papel do aumento da taxa de compressão do motor e, portanto, a combustão passa a ser mais eficiente, tirando mais calor do combustível, o intercooler ajuda a refrigeração do ar comprimido pela turbina, permitindo que ainda mais ar seja injetado no motor. A pressão de funcionamento da turbina deve ser bem calculada para evitar danos ao motor. Os bons preparadores, para otimizar a instalação, analisam a temperatura dos gases de escape, determinando, assim, a maior pressão que não cause um aumento excessivo na temperatura dos gases, assim, regulam a "boa" pressão da turbina.
    Minha opinião de leigo, e me corrijam, por favor: veja se a turbina que estais a instalar tem a aplicação adequada para teu motor, a opinião do companheiro Hercílio é válida, bem como a verificação da válvula termostática, que mesmo nova pode estar travando. Outra coisa que pode acontecer é algum fragmento entupindo os ductos de condução da água no bloco do motor, considerando que trocastes a bomba d'água e de óleo. Como o Zanella citou, o kit da Anhanguera "Turbo TA240.48", se for a .42/.48, ela deve encher cedo e, em rotações mais altas, deve, acredito, estrangular o motor e, como este ainda está amaciando, vai esquentar mesmo. O companheiro Titanium disse tudo!
    Mas tudo isso é opinião de leigo.

    Abraço a todos.

  • #41
    Usuário
    Entrada
    30/12/2011
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Zanella Ver Post
    No final das contas....FERVEU, to com o motor aberto novamente.... Alguém conhece alguma benzedeira de motor?
    Bom dia Zanella, um paliativo são os sensores de bloco de motor com alarme, para mim foi o que mais me ajudou em diversas vezes com um problema parecido com o seu, coloquei o que segue a imagem da Donatti (modelo antigo), há outros bem interessantes também até com sensor para ligar a ventoinha como o Julio fez. Mesmo de olho no marcardor, se não fosse o alarme meu motor certamente já teria ido embora.

    Esses tempos melhorou bem a questão da temperatura após trocar a tampa do radiador e colocar militec (não sei qual é que deu efeito ou se foram os dois juntos), também depois que mudei o caracol quente da turbina para .48, por não ficar mais com o pé no porão, praticamente até agora não acionou mais o alarme do sensor estabilizando bem a temperatura. Espero ter ajudado. Abraços. Menezes.

    Ferveu?-dsc09272.jpgFerveu?-dsc09271.jpg

  • #42
    Usuário Avatar de Zanella
    Entrada
    09/12/2009
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    62
    Posts
    147
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Julio Militão Ver Post
    Caros,

    Bem, minha experiência:
    Refiz meu OM314, turbinei (.42/.63), intercoolei, coloquei LDA (corretor de débito de diesel em função da carga de pressão de sobre alimentação do turbo) e uma hélice de 10 pás. Nunca tive problema de aquecimento, o carro ficou andando bem, e tenho AC! Uso a válvula termostática recomendada para o motor, acho que abre aos 72oC, e não tiro ela por nada! mais recentemente, devido às constantes quebras da hélice, resolvi arriscar com uma ventoinha elétrica de duas velocidades (89oC ela liga e aos 82oC ela desliga), qual foi minha surpresa, funcionou perfeitamente bem. Instalei um termômetro de mercúrio com o sensor ao lado do original. Às vezes, dependendo do pé, a temperatura chega aos 90oC, mas logo baixa. Até onde sei, quando a válvula termostática abre, a água circula pelo radiador e é resfriada. Quando se exige mais do motor, a temperatura vai aumentando e, para não ferver, a ventoinha elétrica é acionada pelo “cebolão” e a temperatura cai se mantendo nos limites indicados para o motor.
    Turbinar o carro é uma forma de aumentar a quantidade de ar na combustão, fazendo o mesmo papel do aumento da taxa de compressão do motor e, portanto, a combustão passa a ser mais eficiente, tirando mais calor do combustível, o intercooler ajuda a refrigeração do ar comprimido pela turbina, permitindo que ainda mais ar seja injetado no motor. A pressão de funcionamento da turbina deve ser bem calculada para evitar danos ao motor. Os bons preparadores, para otimizar a instalação, analisam a temperatura dos gases de escape, determinando, assim, a maior pressão que não cause um aumento excessivo na temperatura dos gases, assim, regulam a "boa" pressão da turbina.
    Minha opinião de leigo, e me corrijam, por favor: veja se a turbina que estais a instalar tem a aplicação adequada para teu motor, a opinião do companheiro Hercílio é válida, bem como a verificação da válvula termostática, que mesmo nova pode estar travando. Outra coisa que pode acontecer é algum fragmento entupindo os ductos de condução da água no bloco do motor, considerando que trocastes a bomba d'água e de óleo. Como o Zanella citou, o kit da Anhanguera "Turbo TA240.48", se for a .42/.48, ela deve encher cedo e, em rotações mais altas, deve, acredito, estrangular o motor e, como este ainda está amaciando, vai esquentar mesmo. O companheiro Titanium disse tudo!
    Mas tudo isso é opinião de leigo.

    Abraço a todos.

    Julio,

    o turbo foi o recomendado pela Anhanguera (imagino que seja adequada), e sim ele enche cedo e estrangula na alta, como resolver isto? ...quando em viagem não dá para manter 110/120 de cruzeiro pq aumenta a temperatura. Quanto a refrigeração acho que esta ok, pq se baixar um pouco a velocidade a temperatura se manter normal. O motor esta com menos de 1500 km rodados (amaciando). Um outro detalhe que não sei se significa alguma coisa, mas antes de turbinar não acontecia, se eu pisar no assoalho em 1ª ou 2ª, ao cambiar a marcha, solta uma golfada de fumaça preta quando a rotação cai, e logo volta ao normal.

    obrigado

  • #43
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,411
    Agradecimentos: 148
    Zanella, tua a BI não está muito aberta e os bicos I de diesel não estão gastos ou de maior vazão, que, ao invés de pulverizar o diesel estão jorrando dentro da câmara de combustão????????
    Há uns tempos mandei revisar a BI, trocar bicos e regular válvulas, deixando tudo como original, usando tb a turbina original, pequena, que na lenta já está assobiando.

    Resultado: Não fumaceia praticamente nada, nem em dias frios ou c o motor apanhando: pega de primeira: bem econômica: anda p kct e não esquenta quase nada e estou usando a V termostática. P temperatura chegar a uns 85 graus, tenho que colocar um papelão entre o intercooler e o radiador, senão não passa de 65-70 graus.
    Uso a ventoinha de 10 pás com acoplamento viscoso e ainda cortei 2 cm da ponta de cada pá.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #44
    Usuário Avatar de Zanella
    Entrada
    09/12/2009
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    62
    Posts
    147
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Zanella, tua a BI não está muito aberta e os bicos I de diesel não estão gastos ou de maior vazão, que, ao invés de pulverizar o diesel estão jorrando dentro da câmara de combustão????????
    Há uns tempos mandei revisar a BI, trocar bicos e regular válvulas, deixando tudo como original, usando tb a turbina original, pequena, que na lenta já está assobiando.

    Resultado: Não fumaceia praticamente nada, nem em dias frios ou c o motor apanhando: pega de primeira: bem econômica: anda p kct e não esquenta quase nada e estou usando a V termostática. P temperatura chegar a uns 85 graus, tenho que colocar um papelão entre o intercooler e o radiador, senão não passa de 65-70 graus.
    Uso a ventoinha de 10 pás com acoplamento viscoso e ainda cortei 2 cm da ponta de cada pá.
    Sergio,

    a bomba foi feita e os bicos foram colocados novos (antes de turbinar e ferver), não sei se o fato de ter fervido poderia tê-los danificado, e sim, a bomba estava um pouco mais aberta que o ponto para não fazer nada de fumaça (e tbm não andar) antes de turbinar o motor, quando turbinei voltei ao bombista e ele me pediu para rodar um pouco assim antes de regular novamente.

  • #45
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,411
    Agradecimentos: 148
    Citação Postado originalmente por Zanella Ver Post
    Sergio,

    a bomba foi feita e os bicos foram colocados novos (antes de turbinar e ferver), não sei se o fato de ter fervido poderia tê-los danificado, e sim, a bomba estava um pouco mais aberta que o ponto para não fazer nada de fumaça (e tbm não andar) antes de turbinar o motor, quando turbinei voltei ao bombista e ele me pediu para rodar um pouco assim antes de regular novamente.
    O ponto se regula com ela acoplada no motor, mas o débito de diesel o certo seria na bancada. Eu não confio no bombista que, com a bomba no motor, vai lá e mexe no parafuso da regulagem. Um abraço.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #46
    Usuário Avatar de Julio Militão
    Entrada
    14/07/2005
    Local
    Porto Velho, Rondônia/RO
    Idade
    64
    Posts
    388
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Zanella Ver Post
    Julio,

    o turbo foi o recomendado pela Anhanguera (imagino que seja adequada), e sim ele enche cedo e estrangula na alta, como resolver isto? ...quando em viagem não dá para manter 110/120 de cruzeiro pq aumenta a temperatura. Quanto a refrigeração acho que esta ok, pq se baixar um pouco a velocidade a temperatura se manter normal. O motor esta com menos de 1500 km rodados (amaciando). Um outro detalhe que não sei se significa alguma coisa, mas antes de turbinar não acontecia, se eu pisar no assoalho em 1ª ou 2ª, ao cambiar a marcha, solta uma golfada de fumaça preta quando a rotação cai, e logo volta ao normal.

    obrigado
    Zanella,

    Vi sua mensagem hoje e resolvi postar agora.
    A questão da turbina só se resolve se utilizar uma TGV (geometria variável), que mantem a pressão mais constante. O que Sergio C. escreveu tem sentido e normalmente quando se instala um turbo se abre mais a BI, não sei se fizeram isso com a sua. Não recordo se você falou se tinha trabalhado a BI ou verificado os bicos injetores.
    Estes motores são robustos e funcionam mesmo em condições onde outros motores já teriam detonado. agora em fevereiro, fui fazer uma revisão nos bicos do meu OM314 e todos eles estavam "chorando"! O veículo andava normal!
    O fato de teu motor aquecer em velocidade de cruzeiro e a temperatura retornar para níveis normais quando alivias a carga, indica que teu sistema de arrefecimento está funcionando a contento, o motor é que está amaciando, os anéis ainda estão se acomodando ou suas dimensões estão acima do ideal para as camisas, forçando o conjunto e causando o aquecimento. Quando pegares a estrada, evite rodar a velocidade constante por muito tempo, vez por outra mude o regime de aceleração, evite, também, o aumento da rotação do motor bruscamente, acelere devagar e reduza com cuidado, até que o motor amacie.
    Antigamente se amaciava motor assim, hoje em dia a fábrica já diz que o motor é pré amaciado, não acredito nisso, todos os carros que compro, até uns 5.000Km não forço muito.

    Lembrem-se que o que escrevi acima é opinião de um observador, estudioso e leigo.

    Abraço a todos.

  • #47
    Usuário Avatar de Zanella
    Entrada
    09/12/2009
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    62
    Posts
    147
    Agradecimentos: 0
    Para não ficar com dúvidas resolvi pedir para verificar os bicos, estavam 100%, mas no teste do bafômetro (opacímetro) rodou feio, resolvemos cortar um pouco o diesel, vou testar agora... mas a primeira impressão é que ficou lerda demais.

  • #48
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,411
    Agradecimentos: 148
    Zanella, não dá p exigir muito dos motores mercedes, que tem muita força em baixa rotação, mas em alta, falta um pouco de giro. A minha, com toda a mecânica da MB710, motor 3.8cc, anda bem p kct, mas não chegaria nem perto em uma estrada de alguma camionete com motor MWM 2.8.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. [Ajuda] Motor ferveu Defender 90
      Por FelipeVieira no fórum Land Rover
      Respostas: 29
      Última resposta: 08/05/2014, 09:50
    2. L200 Ferveu
      Por Laplacejr no fórum Mitsubishi
      Respostas: 3
      Última resposta: 21/03/2013, 16:00
    3. Meu motor Ap 1.9 ferveu
      Por Marcelo Veiga no fórum Outros
      Respostas: 9
      Última resposta: 06/05/2009, 19:20
    4. Gls-b Gasolina - Ferveu....
      Por vital no fórum Mitsubishi
      Respostas: 15
      Última resposta: 06/08/2008, 10:36

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade