Postado originalmente por
Denise Ávila
Faço o relato do ocorrido com a LOBA na recente e primeira viagem que fiz com ela. Quando da sua compra meu marido trocou o óleo lubrificante e seu respectível filtro. Como ela iria subir para Friburgo para outros serviços de verificação e manutenção, foi deixada a troca dos demais filtros para o Marquinhos Toyota. Ocorre que houve uma falha de comunicação entre meu marido e o Marquinhos e os tais filtros não foram trocados e saí em viagem achando que a troca havia sido feita. No 3º dia em Carrancas - MG, andando numa estrada de terra a LOBA começa a perder força, intermitentemente, até que uns 300 m adiante, parou de vez. Tornei a ligá-la, saí e uns 15 m adiante, tornou a morrer. Ela pegava no estalo sem precisar acelerar (como sempre), mas não desenvolvia e logo morria. Tentei mais umas duas vezes e o mesmo se repetiu.
Por fim baixou totalmente o pedal do acelerador. “Opa, cabo do acelerador quebrado!! Pelo mesmo já sei qual o problema” (pensava eu). Depois de uma saga (sem sinal de celular, carona de caminhão, reboque puxado por uma Hilux de amigo - pelo menos era Toyota - e por um trator), consegui trazê-la de volta ao sítio. Maridão no Rio (eu sozinha lá) compra e envia pelo Correio novo cabo. Chega mecânico efetua a troca e... verifica que o problema persistia. “Problema de alimentação” diz ele. Pergunta se filtro havia sido trocado. “Sim, todos eles” respondo. “Então Dona, só resta a Bomba Injetora”.
Ai ai!!! Quase enfartei. “Mas como é possível? Ela só tem 109.000 km rodados?”

Faz um teste ligando o tanque direto ao motor e confirma o diagnóstico. Liguei imediatamente para o Marquinhos Toyota (a sorte é que no sítio o celular pega bem) e, conversa vai, conversa vem, descobri que os filtros não haviam sido trocados. Havia uma chance (e eu apostava fervorosamente nela) que fosse apenas problema do filtro.
Maridão viajaria para o sítio no dia seguinte e providenciou a compra dos filtros (combustível e ar). Dia seguinte maridão chega e logo se põe a trabalhar na LOBA. Tira o filtro de combustível antigo e... PASMEM!... No interior do filtro havia UM ANEL DE BORRACHA DE VEDAÇÃO AINDA NA EMBALAGEM PLÁSTICA INTACTA, o que acabou bloqueando a passagem do combustível. Pura falta de atenção de quem o instalou. Efetuada a troca dos filtros, partida dada, uma voltinha para teste e... Tchan, tchan, tchan, tchan... a LOBA voltou a rodar forte e imponente (ficou ainda melhor do que era). Ufa! Que alívio!!!

Mais tarde, relatando o ocorrido ao Marquinhos Toyota, ele disse que já aconteceu dele receber filtros para troca em que o anel havia sido colocado em seu interior. Ele agora sempre verifica antes. É uma coisa tão boba que chega a ser surreal, mas ao mesmo tempo tão potencialmente perigoso que resolvi compartilhar com os colegas esta experiência. Já pensou acontecer no meio de uma ultrapassagem? Para que sirva de alerta! Abraços a todos