x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 72
  • #1
    Usuário Avatar de rbata
    Entrada
    25/08/2010
    Local
    interior sp/
    Posts
    663
    Agradecimento: 1

    Lightbulb Melhorar conforto da band com lastro




    Olá pessoal, fiquei bastante tempo sem retornar aqui ao fórum.... quase que vendi a band ano passado com objetivo de montar um negócio novo mas já me curei desta alucinação.

    Vamos voltar ao assunto do tópico, acho que já comentei isso por aqui antes.

    Na época em que fazia trilhas comecei a reparar que a Band tem um desequilíbrio de peso, principalmente a curta, com a traseira muito leve. Das vezes que ia para trilha com dois passageiros no banco de atrás mais os equipamentos, a band ficava mais estável na trilha, os pneus traseiros davam muito mais tração. As vezes numa laminha leve (mas daquelas bem escorregadias), numa subida, mesmo com pneu mud, o eixo traseiro girava livre demais, era só alguém subir no parachoque traseiro e dar uns pulos forçando a suspensão pra cima e para baixo que o pneu começava a ganhar tração e parava de patinar.

    Dá vez que viajei para Bonito, rodei com a band com mais 3 passageiros e bagagem para 10 dias. Mesmo com pressão no pneu que considero alta (26psi na traseira e 29psi na dianteira, pneus 31 mud), ela rodou muito mais macia nestes dias que andei com ela carregada. No dia-a-dia rodo sozinho e as vezes com a patroa, aí acabo baixando a pressão da dianteira para 26 e a traseira para 22psi) e mesmo assim sinto ela quicando bastante, vejo que essa diminuição de pressão não chega a dar o mesmo efeito do aumento de carga carregado.

    Bom, a ideia do tópico na verdade é tentar chegar a uma conclusão se esse efeito é real mesmo ou se é viajação minha.

    Alguém mais já observou isso? Talvez alguém que já tenha dirigido a caminhonete vs. curta, ou a longa vs. curta. Sei que existe a diferença entre os feixes de mola seja devido ao ano de fabricação, ao modelo mesmo (as caminhonetes provavelmente tinha feixe mais rígido na traseira), e tb devido as modificações que são comuns no mundo da band, mas talvez o efeito da carga maior na traseira sobreponha essas outras variáveis.

    Sei que é comum fazer isso em caminhonetes mais leves (mesmo que tenham tração dianteira), para dar mais estabilidade on-road. Será que alguém teria a paciência de fazer esse teste e colocar carga na traseira da band e sentir a diferença?

    E como fazer esse teste na band curta? Para o teste eu poderia até remover os bancos da minha e colocar ali uma carga e rodar durante alguns dias. Mas e depois? Como criar a solução definitiva, onde colocaria este lastro? Ainda de forma que fosse removível para o caso de fazer uma viagem longa esporadicamente (1 vez/ano) com mais passageiros, sem a necessidade de lastro.

    Acho que essa solução pode ser muito positiva para o conforto, e não acredito que o desgaste do conjunto seja prejudicado, pois estamos falando num peso da ordem de 200, 300 até talvez uns 500kg, mas isso para a band não é nada. Um carro de passeio com 5 passageiros e bagagem já pesam seus 400~500kg, as bands que servem pro trabalho de carga mesmo carregam sem muito esforço 1 tonelada e rodam anos a fio fazendo isso. Algumas já foram vistas por aí com mais de 1,5toneladas.

    Já prolonguei demais o tópico, só queria tentar manter neste tema (+ carga = + conforto), sem desviar para as outras soluções existentes para aumentar o conforto da band já discutidas em outros tópicos (calços topkits, bancos mais confortáveis, amortecedores rancho, feixes de molas personalizados, etc.
    4X4 Brasil
    Rafael (bata)
    BAND 94 "Estorvão"
    EX-TR4 2010

  • #2
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,669
    Agradecimentos: 65
    Boa noite Rafael!


    Sua observação está correta quando diz que a band fica mais "confortável" quando carrega peso!
    De fato!

    Pois com o peso a suspensão trabalha melhor, ou seja, as molas progressivas tem carga suficiente para trabalharem mais, o que acaba fazendo ela pular menos!

    Tenho uma band Cabine dupla e a diferença no conforto é significativa, mas não só pela quantidade de feixes...
    É mais pela distância entre eixos...

    O que a turma de pickup costuma fazer para ter mais estabilidade e conforto quando a caçamba está sem peso, é colocar uma câmara de ar com areia dentro.

    Ou seja, pegue uma camara de ar de alguma caminhonete (não precisa ser muito grande não!)...
    Faça um corte de forma que ela fique uma tripa.
    Daí você costura um dos lados e coloca areia (bastante)...
    A outra ponta, depois que colocar areia, você costura também.
    Costura ou vulcaniza..

    Quando for rodar sem carga, você coloca isso no porta mala.
    Quando for carregar bagagem / pessoas, você pode retirar!

    Uma abordagem é colocar amortecedores Rancho! Eles ajudam bastante!

    Abraços
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #3
    a minha é a mesma coisa, esses tempos ai tava rodando sem o teto parecia um pula pula, coloquei ele deu uma melhorada mas mesmo assim é foda...fora que a minha é bem mais pesada que a da galera ai ta com roll cage que pesa bastante e com pneu 37", ai quando eu saio com um amigo que pesa uns 140kg fica da hora de andar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk penso que quando colocar o guincho na traseira deve ficar bem melhor tb.... até mais

  • #4
    Usuário Avatar de helder.dir
    Entrada
    11/02/2012
    Local
    Novo Progresso/PA e Votuporanga/SP
    Idade
    40
    Posts
    298
    Agradecimento: 1
    Amigo, a minha é longa e na estrada de terra é um pula pula danado, realmente!
    Outro dia eu andei pesado, tirei o banco traseiro e carreguei uma maquina de lavar e um armário de arquivo..., até na terra ela ficou boa, realmente mais macia!!
    Pra mim, o único problema é que com o peso na traseira, a mesma fica mais baixa que a dianteira e eu não gosto, prefiro a traseira mais alta que a dianteira (esteticamente falando).
    A solução que encontrei aqui na minha cidade em virtude dos milhares buracos, é andar com a pressão dos pneus baixíssima..., fica muito mais macio, isso enquanto não coloco amortecedores Rancho ou turbogás da ranger (ainda não defini $$$ ).....
    Abraços!
    Bandeirante Longa 89, OM364LA (MB914), 5m, C&P 12x35, pneus 35, DH, AC

  • #5
    Usuário Avatar de Bambu
    Entrada
    01/05/2009
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    43
    Posts
    51
    Agradecimentos: 0
    Rafael,
    Já fiz quase tudo que você citou em termos de modificação: bancos Rallye Design, amortecedores Rancho, calços topkits, fita do feixe de mola do Uno. Mas realmente o que melhora mesmo é peso na traseira. Me veio aqui na cabeça uma possível solução: colocar um tanque extra de combustível no lugar do estepe (ou antigo lugar do estepe no meu caso), e andar com ele cheio quando a Band estiver vazia. Ou mesmo um tanque com água.
    Abraços
    Tremedera - Band Curta 86

  • #6
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,669
    Agradecimentos: 65
    Rapazes.... a opção da câmara de ar com areia dentro é simples, barata e eficiente! rsrsrs
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #7
    Usuário Avatar de rbata
    Entrada
    25/08/2010
    Local
    interior sp/
    Posts
    663
    Agradecimento: 1
    Valeu pelo retorno pessoal. Pelo visto não estou sozinho nessa...rs

    Sobre o Rancho, minha band já veio com eles instalados, então não consigo dizer se melhorou ou não. Sinto que a história da carga na traseira é bem mais efetiva para solucionar o problema de conforto. Porém os meus Ranchos são dos antigos com apenas 5 níveis de regulagem e não 9 como os mais modernos.

    O que muda da água para o vinho são as buchas do amortecedor, na época que fazia mais trilhas, diversas delas estouraram rapidamente numa tacada só, aí faz a maior barulheira e aparecem umas batidas secas bem curtas. Sempre verifique as buchas.

    Uma vez retirei os bancos traseiros da band e no lugar coloquei um sofá 2 lugares (ficou muito engraçado) e mais umas caixas de mudança, também senti essa melhora no conforto.

    A solução temporária que encontrei também é baixar a pressão na traseira. Mas sempre fica aquele peso na consciência do desgaste irregular do pneu.

    Sei que os Jeep modernos (wrangler), tem distribuição de peso igual (50/50). Os Troller acredito que tenham a mesma configuração (50/50) pois é mais eficiente no off-road. Já as bands foram concebidas para carga, por isso ela tem mais peso na dianteira, devem ter uma distribuição de 60/40.

    Pelo manual, uma curta de aço pesa 1.920kg, esse é o peso em ordem de marcha (carro sem carga e sem passageiros, porém com tanque de combustível cheio). Se minhas contas não estiverem erradas, considerando 60/40, teríamos o seguinte peso em cada eixo:

    Dianteiro: 1.152kg
    Traseiro: 768kg

    Uma diferença de 384kg. Lembrando que a capacidade de carga da band curta, pelo manual, é de 420kg. Essa capacidade inclui peso de motoristas e bagagem.

    O motorista, o co-piloto e o tanque de combustível aplicam carga bem no centro do carro, entre os dois eixos, então eles contribuem pouco para corrigir a distribuição de peso (diant vs front.), porém ajudam no aumento de carga geral que dá mais conforto a band.

    Um estepe grande (31 ou 33pol) também dá um aumento significativo de peso pois está bem no extremo do carro, aplicando carga exclusivamente no eixo traseiro.

    Um bagageiro de teto também coloca mais peso de forma distribuída, e com ele é possível colocar uma carga adicional deslocada para a traseira. Um estepe no teto seria bem interessante, porém é muito volumoso e atrapalha no dia-a-dia e mesmo em trilhas. Mas talvez umas ferramentas, umas placas de desatolamento bem fortes, e até mesmo umas chapas grossas de lastro possam ser colocadas ali em cima. Apesar que isso afeta o centro de gravidade do carro, deixando mais instável na estrada e nas trilhas. Mas algo em torno de uns 30kg ali no teto não deve fazer mal a ninguém.

    Se levarmos em conta todos estes itens, acho que não deve faltar muito peso na traseira para chegar na distribuição ideal de 50/50. Algo como uns 100 ou 150kg deve resolver, que seria equivalente a dois passageiros no banco de trás. Talvez umas placas de aço fixadas no chassis, bem perto do parachoque traseiro.
    4X4 Brasil
    Rafael (bata)
    BAND 94 "Estorvão"
    EX-TR4 2010

  • #8
    Usuário Avatar de rbata
    Entrada
    25/08/2010
    Local
    interior sp/
    Posts
    663
    Agradecimento: 1
    Bambu, a ideia do tanque na traseira é muito boa mesmo, e bem útil. Mas realmente é mais difícil de implementar.

    A do saco de areia é fácil para testar.
    Rafael (bata)
    BAND 94 "Estorvão"
    EX-TR4 2010

  • #9
    Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Idade
    41
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 7
    nao eh mais logico, confortavel, inteligente e menos custoso (pra coluna e pro bolso por nao ter que ficar carregando peso morto a toa pra la e pra ca) alem de seguro (nao ter algo que pode se deslocar em curvas alterando o centro de gravida ou pior, atingindo alguem numa colisao) trocar as molas por uma de carga menor?

  • #10
    Usuário Avatar de rbata
    Entrada
    25/08/2010
    Local
    interior sp/
    Posts
    663
    Agradecimento: 1
    Talvez seja mais inteligente.... Pode elaborar mais pra nós? Como escolher um feixe de molas mais adequado? Assim nós não perderíamos capacidade de carga? (numa viagem longa em que o carro vai carregado até a tampa, a band viajaria arriada).

    Até hoje não descobri como calcular ou escolher um feixe de mola. Parece que é uma arte que só os bons moleiros sabem resolver. E qualquer servicinho num bom moleiro, pelo menos aqui na minha cidade, custa a partir de 350 reais só para rearquear e trocar buchas.

    Lembrando que isso resolveria o problema que o tópico está propondo: obter mais conforto. Mas seria interessante matar dois coelhos e já resolver o problema de distribuição de peso para melhorar a performance off-road.
    Rafael (bata)
    BAND 94 "Estorvão"
    EX-TR4 2010

  • #11
    Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Idade
    41
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 7
    rafael: nao sei tb como calcular sobre elos e espessura, afinal nao trabalho com isso. Mas ha formulas por ai que calculam isso pra vc disponiveis na net, sei pq armeiros utilizam molas feitas sob medida para regulagem de armas especiais, realmente nao é qualquer zé que sabe fazer, mas tb nao é algo de outro mundo, parece que isso é materia basica em engenharia nos primeiros semestres (sou administrador entao nao me pergunte qual materia e bla bla bla).

    Muitas vezes usamos peças disponiveis, e nem sempre sao corretas, por exemplo falando em molas, as vezes mais elos com menos cargas (e mesma altura) dao um resultado que vc espera, as vezes mais elos e menos carga e mesma altura... sei la... pra isso teria que pesquisar. Essas molas podem ser simplesmente desconhecidas ou pouco usadas, ai a maioria nao conhece e portanto muitos sofrem.

    A principio, o q vai dizer quantos kilos vc vai poder carregar ate a tampa nao sao as molas e sim o chassi , eixos, PNEUS, freios etc. Esses sim sao itens a levar em conta (ok a band é bruta e aceita desaforos mas é isso que deveria ser pensado e nao se o carro arria ou nao). por exemplo, uma PAMPA com 300 kilos arria, mas cansei de ver gente colocando 1 ton nela e andando no trabalho pesado assim), do memso jeito q uma frontier com 500 kilos quase afunda o chao, mas alguem aqui acha que ela só ageunta 500 kilos? claro que nao...

    Enfim.. pesquise sobre formula para elos de molas.

    enfim, adequado esses fatores, ai da pra pensar em molas mais macias, seja de elos ou de feixe. Lembrando que no off road nao deve ter uma mola extremamente dura, do contrario ela pouco se move, diminuindo a capacidade de absorção de impacto e torcoes.

    Lembrando que trens usam molas helicoidais e carregam os maiores pesos na logistica, alguem aqui fica com a coluna trincada ao andar de trem?? (serve metro tb ehehhe)

    Entao calcular corretamente é que o caso. Mas tb nao posso ajudar muito nao ehehhe


    https://www.google.com.br/search?q=f...+calcular+mola

  • #12
    Uma boa solução para o seu problema é retirar algumas molas e trocar os amortecedores.
    A minha é longa tá com 4 molas mais a mestra e os amortecedores são os da traseira da Hilux nova.tem 4 amortecedores na traseira deu estabilidade andei na terra e ela não ficou pulando sendo q a estrada era cheia de curvas de nivel a viatura pulava uns 30 cm do chão.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. como melhorar o conforto no samurai??
      Por gustavo 4x4 no fórum Suzuki
      Respostas: 10
      Última resposta: 17/08/2012, 20:20
    2. melhorar conforto da Ranger Stx
      Por mickosz no fórum Ford
      Respostas: 14
      Última resposta: 10/04/2011, 15:08
    3. Melhorar conforto na ranger
      Por Joseph paulo no fórum Ford
      Respostas: 42
      Última resposta: 13/10/2010, 15:17
    4. Conforto PNEU S10CD como melhorar
      Por chadoiam no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 15
      Última resposta: 11/03/2009, 21:41
    5. melhorar o conforto da hilux
      Por portuga4x4 no fórum Toyota
      Respostas: 10
      Última resposta: 30/04/2008, 11:58

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade