Galera, resolvi abrir o tópico para o tema ficar isolado. Claro que é parte to assunto no tópico "Segurança - anti - furto" onde mencionei esse saca.
Ao contrário do suporte de estepe que fiz no maior capricho esse saca volante é uma coisa tosca que fiz na orelhada numa tarde chuvosa quando estava em marcha lenta.
Peguei um tarugo de ferro que como vocês podem ver pelas fotos já havia tido outra vida e outras utilidades, mas foi esse que usei sem a menor cerimônia.
Esse tarugo leva 3 furos. O central leva um parafuso grande e a parede é rosqueada na medida do parafuso que tem a função de puxar o volante. A medida desse parafuso grande não precisa ser exata, ele pega na ponta da coluna de direção para dar apoio e conforme ele é apertado o volante se move para fora da coluna de direção.
Os outros dois furos são na bitola dos dois furos do volante e não levam rosca, apenas dois parafusos que tem que ser da mesma rosca dos furos no volante.
As medidas do tarugo podem ser:
55 mm de comprimento
25 mm de largura
15 mm de altura
Na verdade essas são as medidas mínimas, mas que fazem da peça um trequinho caprichado. Mas pode ser maior como a minha.
Bitola dos dois furos menores que não levam rosca:
37 mm
Diâmetro dos dois furos menores:
8 mm
Lembrando que a rosca dos dois parafusos tem que ser iguais a rosca dos furos no volante
__________________________________________________ ________________________________________________
Como a rebimboca funciona:
1 - O gajo ratira a tampa du vulante, i ratira a porca que pirend-u-vulante.
2 - Em s'guida, o gajo aprucima o saca du vulante e pirend' os dois parafusos externos nos buracos du vulante.
(sem esqueceire d'arrosqueaire no sentido dos ponteiros du-r'lógio)
3 - Roga-se que não é prciso arrosqueaire em demasia.
4 - Pois.
5 - Ragulando-se a dstância da peça d'metal com a rosca, apruximaire o tarugo da c'beça dos p'quenos (putos) que dão (coincidentment' uma linda r'gião v'nícula na terrinha apoio a puxada para sacaire o vulante.
6 - Seguidament' dá-se a atividade d'arrosqueaire o maior dos três (olha o rlógio pá!) e observa-se que o vulante move-se para fora.
7 - Se não souber leire, prgunte ao guarda.
PS: Não é rcomendado se dirigire o carro-ligeiro sem o vulante!
Dudu, eu nunca precisei dar martelada... aliás o volante sai na maciota, muitas vezes o saca só descola ele da coluna de direção e o resto pode sair na mão.
Dica. Para instalar o volante de volta e se certificar que ele está reto (e não torto, ó pá), você pode ir para uma rua tranquila em reta e só apontar o volante na coluna, sem encaixar ele todo (o que requereria o saca para tirar) e ir ajustando até ele ficar no prumo.