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  • #217
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    Citação Postado originalmente por CAPT GOTTLIEB Ver Post
    Meu caro, infelizmente o termo "desmanche" provocou uma interpretação equivocada do que postei. Sinto muito. Eu sou Paulista e Paulistano e aqui em São Paulo este termo é usado como sinônimo de ferro-velho. É claro que existem aqueles que trabalham na legalidade bem como aqueles que estão fora dela. Eu apenas me refiro aos que trabalham dentro da legalidade. Mas minha família é grande e parte dela está em Petrópolis e vez por outra quando converso com eles ocorre alguma dificuldade devido ao regionalismo da Língua Portuguesa, escrita e falada num país tão grande como Brasil. Mas fique tranquilo, não tive nenhuma intenção de ofendê-lo e muito menos ao seu amigo. Aceite minhas desculpas, por favor.
    Tranquilo. É que eu acho sempre mais prudente conhecer as pessoas no fórum primeiro, saber como funciona o mercado de peças usadas de um determinado veículo, e sim, as peças originais do Bandeirante são mesmo caras, mesmo as usadas, mas algumas delas, como a caixa de 5 marchas, eixo flutuante, barra estabilizadora duram a vida útil do carro, são importantes para a segurança, mas sobretudo raras, e por isso o valor é tão alto. Além do mais, elas valorizam o veículo numa eventual revenda.

    quanto ao Elmer, ele não é meu 'amigo' mas todos sabem como ele é prestativo e útil quando precisamos de algum dado muito técnico. Com o tempo você verá.

    um abraço,
    chico
    4X4 Brasil

  • #218
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    Agradeço a compreensão de todos os participantes deste tópico. Estou fazendo vários melhoramentos da minha Band e "garimpando" (no bom sentido) peças boas e preços melhores ainda. Até agora, graças a DEUS, estou tendo algum sucesso. Caso eu consiga obter alguma dica relevante irei postar, para ajudá-los nesta tarefa espinhosa de obter peças para um carro tão forte, robusto, bem construído e abandonado pela montadora. Muito obrigado a todos vocês.

  • #219
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
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    Citação Postado originalmente por fabiano r Ver Post
    Boa tarde pessoal! Segue minha adaptação da barra estabilizadora traseira da minha band.

    Material usado:

    01 barra estabilizadora do ford delrey belina e corcel.
    02 bieletas da ford f1000
    02 braçadeiras do GM monza
    02 pedaços de ferro grosso em forma de "U"

    Custo total R$ 190,00 sendo R$ 40,00 da barra no ferro velho e R$ 140,00 entre a mão de obra e as demais peças.

    Resultado, significativa melhora na estabilidade, acabou aquelas balançadas fortes mas ainda vejo necessidade de adaptar uma barra na dianteira, mas nem se compara com antes.

    Idéias para barra dianteira são bem vindas!

    Anexo 437629 Anexo 437630 Anexo 437631 Anexo 437632 Anexo 437633 Anexo 437634
    Fabiano, gostei muito desta sua adaptação, pois é simples e a custo acessível. Deve ser funcional também, mas tudo parece indicar que a BE dianteira ainda é necessária. Li num site que é possível adaptar a barra estabilizadora do Ford Escort na dianteira da Band e a barra estabilizadora do Fiat Tempra na traseira. Todavia, não sei dizer se isto é mesmo verdade! Estou pesquisando. Se tiver alguma informação útil vou postar.
    VW 1500 Fuskinha - Hilux 2.8 DLX 4x4 diesel (1998)

  • #220
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    Que dá para adaptar, dá!
    A questão é: a barra mais fina e preparada para um carro de menor peso (por tanto menor "pressão na rolagem lateral) vai aguentar a rolagem de uma bandeirante??

    No dia-a-dia ela vai servir... mas e na hora que Realmente precisar da BE?

    Se for para adaptar de algum carro, seria melhor buscar opções de F250, F1000, D20... não acham?

    Abraços
    --
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  • #221
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    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Que dá para adaptar, dá!
    A questão é: a barra mais fina e preparada para um carro de menor peso (por tanto menor "pressão na rolagem lateral) vai aguentar a rolagem de uma bandeirante??

    No dia-a-dia ela vai servir... mas e na hora que Realmente precisar da BE?



    Se for para adaptar de algum carro, seria melhor buscar opções de F250, F1000, D20... não acham?

    Abraços
    Titanium, teoricamente sua desconfiança é válida. Mas eu sou motorista de carro, utilitário e até caminhão toco há 49 anos. Fui ajudante na oficina mecânica de meu tio, em São Paulo, quando adolescente e confesso a você que nunca vi ou soube de uma BE quebrada por esforço (exceto acidentes e colisões). O aço da BE é trefilado para se evitar a usinagem (diminuição de custos), porém é extremamente resistente e a diferença de calibre entre as BE não é muito grande. Em todo caso a sua idéia de usar F250, F1000 e D20 me parece boa também. Como a BE atrapalha e certamente não será usada em trilhas eu penso que esta adaptação será útil. Todavia esta BE traseira me parece um bom complemento para a BE dianteira, a meu ver mais importante. Abraços
    VW 1500 Fuskinha - Hilux 2.8 DLX 4x4 diesel (1998)

  • #222
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    Titanium a barra que uso é da pampa del rey belina (na traseira) cara é uma barra muito grossa, outro dia olhei uma pick up band que tinha a barra original na dianteira e te digo parece ser até mais fina.

    Ismael quanto a ser funcional ficou excelente mudou um absurdo mas ainda vou colocar na dianteira, outro dia em uma estrada de terra muito irregular cheia de valetas na horizontal a dianteira ficava "meio boba", eu só não comprei uma barra do Elmer pq estou reformando meu jeep e a grana está curta no outro dia resolvi comprar mesmo assim e já tinha acabado.
    Pretendo adaptar alguma pois o custo total não vai passar de R$ 200 a R$ 250 problema é pegar o jeep ir no ferro velho e ficar catando barras e testando. Assim q retirar da reforma (e andar um pouco rsrsr) vou procurar uma barra original para a dianteira se não encontrar vou adaptar alguma coisa e depois posto aqui.

    Titanium mede o diametro da barra original sua só p gente conferir, assim q for na chapeação eu vou medir a minha. Vlw

  • #223
    Usuário Avatar de titanium
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    Deixa ela chegar, que eu tiro fotos e medidas detalhadas!

    Abraços
    --
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  • #224
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Citação Postado originalmente por fabiano r Ver Post
    Titanium
    Titanium mede o diametro da barra original sua só p gente conferir, assim q for na chapeação eu vou medir a minha. Vlw
    Fabiano, eu poderia postar as medidas aqui, mas não encontro uma trena (tenho umas 3 aqui).

    Bom, na BE do Bandeirante as pontas contornam o grampo da mola e voltam-se um pouco para dentro até alinhar a bieleta na direção do chassi. E a própria barra segue rente ao eixo contornando a bola do diferencial.
    Essas são as principais diferenças entre as barras dos veículos citados e o Bandeirante.

    Sinceramente, acho que vale a pena comprar uma original (se achar). Suponho que com os custos da mão de obra, buchas, bieletas e o kit de instalação fique em torno de R$ 900,00. Em uma boa adaptação não se economizaria muito mais do que uns 300 reais.
    Na hora de vender, as atualizações com peças originais valorizam o jipe.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #225
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
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    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Fabiano, eu poderia postar as medidas aqui, mas não encontro uma trena (tenho umas 3 aqui).


    Sinceramente, acho que vale a pena comprar uma original (se achar). Suponho que com os custos da mão de obra, buchas, bieletas e o kit de instalação fique em torno de R$ 900,00. Em uma boa adaptação não se economizaria muito mais do que uns 300 reais.
    Na hora de vender, as atualizações com peças originais valorizam o jipe.
    Bom, na BE do Bandeirante as pontas contornam o grampo da mola e voltam-se um pouco para dentro até alinhar a bieleta na direção do chassi. E a própria barra segue rente ao eixo contornando a bola do diferencial.
    Essas são as principais diferenças entre as barras dos veículos citados e o Bandeirante.



    Hercilio, francamente fiquei inconformado com o preço destas BE e resolvi dar um pulo até São Paulo, num desmanche de carros legalizado, também conhecido em outros locais como ferro-velho legalizado. Fui de ônibus e depois tomei o metrô para a zona leste. No terceiro estabelecimento eu encontrei uma sucata de Jeep Toyota bandeirante 1995. Estava eviscerado em boa parte, pois motor, câmbio e diferencial dianteiro já tinham sido vendidos. Um feixe de mola dianteiro e duas rodas também. Mas por mais incrível que pareça deixaram a BE! Perguntei ao dono quanto custava e ele deu uma risada e falou: - Só 4 onças! (R$ 200,00). Entreguei na hora 4 felinas e embrulhei a BE. Enquanto fazia isto olhei aquele jipe e senti pena daquele valente Bandeirante que certamente teve seus dias de glória e agora estava se acabando num cemitério de veículos. Certamente deve ter sido muito judiado, esmerilhado e detonado ao máximo. Restou uma ruína, mas ainda com alguma utilidade para outros jipes, mais bem cuidados. O dono me explicou que ele compra carros em leilão (detran, judicial, etc.), tudo legalizado e depois vai desmontando e vendendo as peças. Entrei no metrô com aquele trambolho na mão (pesa 10 Kg) e voltei para casa muito feliz. Na próxima semana a minha BE (R$ 200,00) será finalmente instalada. São Paulo transformou-se numa cidade imensa, desumana, monstruosa, um leviatã cheio de defeitos, porém ainda é o melhor mercado de toda a América Latina e ao ir lá procurar uma BE para meu Jipe eu tinha muitas esperanças de encontra-la e a um preço bastante realista. DEUS me ajudou!

    Aqui se mata a cobra e se mostra o pau!

    Barra Estabilizadora Bandeirante-band-capt-gottlieb-001-b.jpg Barra Estabilizadora Bandeirante-band-capt-gottlieb-002-b.jpg Barra Estabilizadora Bandeirante-band-capt-gottlieb-003-b.jpg
    VW 1500 Fuskinha - Hilux 2.8 DLX 4x4 diesel (1998)

  • #226
    CAPT GOTTLIEB, parabéns pela aquisição!

    O amigo poderia, casa não a tenha colocado ainda na viatura, dar uma olhada nas medidas dela e repassar para a turma? Coisa tipo a figura abaixo:

    Barra Estabilizadora Bandeirante-band-capt-gottlieb-001-b.jpg

    Vai facilitar para quem quiser adaptar uma na traseira, ou na dianteira, e não teve a mesma sorte que você!

    Quem sabe não tenha alguma de outro veículo que se assemelhe nas medidas. Obrigado.

    Um abraço.

    Márcio Humberto
    Band 89-Toyossauro
    Fibra-4P-TDI-LDA-5M-11x35-AC-VE-DH-Biselli-FDx4-Bloqueiox2-Flutuante

    "Tem coisas que a gente não perde, se livra."

  • #227
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    Citação Postado originalmente por MarcioNatal Ver Post
    CAPT GOTTLIEB, parabéns pela aquisição!

    O amigo poderia, casa não a tenha colocado ainda na viatura, dar uma olhada nas medidas dela e repassar para a turma? Coisa tipo a figura abaixo:

    Barra Estabilizadora Bandeirante-band-capt-gottlieb-001-b.jpg

    Vai facilitar para quem quiser adaptar uma na traseira, ou na dianteira, e não teve a mesma sorte que você!

    Quem sabe não tenha alguma de outro veículo que se assemelhe nas medidas. Obrigado.

    Um abraço.

    Márcio Humberto
    Marcio, eu gostaria de te ajudar, mas a BE já está na oficina sendo instalada. Como a oficina é bem longe da minha casa eu só voltarei lá daqui 4 ou 5 dias. SE ainda for possível fazer alguma medição eu vou postar. Abraços.

    nota: no site dos jipeiros de Bragança (Pará) alguém comentou que poderia ser adaptada no Jeep Toyota Band a BE do Ford Escort, todavia não sei se isto realmente é possível.
    4X4 Brasil Razão: mais informação
    VW 1500 Fuskinha - Hilux 2.8 DLX 4x4 diesel (1998)

  • #228
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    Apesar de ter encontrado a BE do Toyota eu não teria nenhum prurido de consciência em adaptar uma BE de outro veículo, desde que a adaptação funcionasse bem. Ao adaptar a direção hidráulica do Opala no meu Jeep tenho certeza que foi um ótimo aprimoramento e que não ficou devendo nada à DH original. Sou pragmático com relação a veículos e para mim o funcional é muito mais importante que o original. Respeito opiniões em contrário, mas não as aplico no meu Jeep.
    VW 1500 Fuskinha - Hilux 2.8 DLX 4x4 diesel (1998)

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