SUPORTE DE ESTEPE
Peso total com bases de apoio, parafusos e porcas: 42.6 kg
(Todas as medidas em milímetros)
O desenho desse suporte não é original, e não há nada nele que não possa ser melhorado, ou adaptado para as necessidades de cada pessoa. O suporte funciona bem, e já rodou alguns milhares de quilômetros no meu Bandeirante em diversas condições de terreno, inclusive trilhas muito ruins, como o alto da Bocaina sem jamais apresentar problemas. Cada um pode adaptar o desenho como quiser, a única recomendação é que o material seja resistente, as soldas reforçadas, e toda a peça seja fabricada com a intenção do conjunto ficar o mais forte possível. Ou seja, não economizem no material, e nunca usem metalon.
Durante o processo de fabricação, a peça deve ser testada e instalada no carro pelo menos uma vez para se ter certeza que as medidas estão corretas, e só no final, quando for garantido que a peça está com as medidas exatas, fazer o acabamento e pintura. Depois de pronto, alguns ajustes podem ser feitos, usando arruelas e espaçadores nas bases de suporte para regular o ângulo do suporte no cahassis em relação ao carro.
Os parafusos que prendem as bases do suporte ao chassis do carro devem ser de aço resistente, no meu caso utilizei arruelas e arruelas de pressão em aço inox, e porcas travantes para minimizar a chance do suporte se soltar com vibrações do uso em trilhas.
É recomendável deixar uma roda com o pneu do tamanho que será usado como estepe para o serralheiro ter em mãos durantre a fabricação do suporte.
MEDIDAS DO SUPORTE
2 BASES DE APOIO:
Fotos 01 a 05: Bases de apoio para o suporte:
Espessura da chapa: 5 mm
Bitola das peças: 90 mm
Altura vertical: 100 mm
Comp. horizontal: 100 mm
No suporte que prende o pino pivotante, há uma base que pode ser removida junto com o pino que é presa com 4 parafusos e porcas a outra base da mesma medida de 90 x 100 mm (
Foto 03 porcas preteadas). Porém, não aconselho ninguém fazer a peça dessa forma, e sim soldar o pino diretamente na base, sem a opção de poder remover o pino com uma base própria. A razão é que eu havia pensado em retirar o suporte, deixando as duas peças de base presas ao carro. Decidi eventualmente que é melhor e mais fácil remover tudo. Portanto, não aconcelho ninguém a ter o trabalho e despesa extra em fazer o pino removível da base de suporte.
As chapas duas peças triangulares de reforço para as bases de apoio como ‘cantoneiras’, podem ser feitas da maneira e forma que cada um preferir, os meus foram feitos com chapas de 3 mm, e desenhados para não interferir com o modelo de parachoque instalado no carro.
PINO PIVOTANTE:
Fotos 06 a 13: Pino pivotante da dobradiça.
Comprimento: 105 mm
Diâmetro: 15 mm ø
Cilindro p/ pino pivorante: 85 mm altura e 50 mm ø externo
O pino, rosqueado numa das pontas, tem um furo na parte rosqueada para um contrapino prender a porca de castelo que não precisa de muito aperto, apenas o contrapino que manterá a porca de castelo na posição correta. Se a porca for apertada demais os rolamentos ficam pressionados e muito justos impedindo o suporte de girar no eixo. Essa questão do contrapino e a pressão correta da porca de castelo precisa de ajuste fino durante a fabricação, um fator importante para não se ter dor de cabeça mais tarde.
Dois rolamentos cônicos com o diâmetro interno em 15 mm se encaixam em duas luvas cônicas do próprio rolamento soldadas em lados opostos dentro do cilindro do suporte (
Foto 09 parte de cima onde a tampa de alumínio é presa, e
Foto 10 parte de baixo). O rolamento da parte de baixo fica preso ao pino e o rolamento de cima é removível, para que o suporte possa ser desmontado (
Foto 6). É um sistema bastante simples. Um parafuso fino de latão foi usado como contrapino para minimizar a geração de ferrugem dentro da peça, mas qualquer tipo de contrapino pode ser usado.
A tampa em alumínio é uma peça importante que deve ser confeccionada por um bom serralheiro e ela é presa por pressão. Aconselho que a parte interna da peça pivotante seja mantida sempre bem lubrificada com bastante graxa. A tampa de alumínio veda e protege o interior do pino da infiltração de água e de sujeira em geral.
BASE DE TRAVAMENTO DO SUPORTE:
Fotos: 14 a 16: Base para travar o suporte no lado oposto ao pino pivotante.
Esse sistema de aperto foi uma solução simples que utilizei, pois ela prende a peça inteira com muita firmeza. Porém várias outras soluções podem ser encontradas, como grampos e braçadeiras, enfim, vou descrever aqui o sistema que tenho.
Na base do lado esquerdo, oposta ao pino pivotante, foi soldada uma peça com 5 mm de espessura que ‘abraça’ o perfil de 40 mm por 80 mm do suporte e com as medidas internas ligeiramente maiores que os 40 x 80 do perfil. Na parte de trás dessa peça foi feito um furo e soldada uma porca no lado oposto, onde o parafuso rosqueia e prende o sistema todo (
Foto 14).
No suporte, passando pelo perfil horizontal de 40 x 80 mm, há um furo por onde passa o parafuso de aperto. Entre as paredes do perfil, na profundidade de 40 mm há um tubo soldado no lado interno do perfil para dar rigidez a peça na hora do aperto (
Foto 16).
O parafuso que prende o suporte a base de travamento tem um disco, ou uma pega em ferro com 80 mm de diâmetro, e pode ser facilmente apertado ou retirado com a mão. Na ponta do parafuso foi feito um furo perpendicular a haste para um cadeado poder ser preso e travar o sistema inteiro (
Fotos 01, 02, 15).
PEÇA TRIANGULAR QUE PRENDE O PNEU AO SUPORTE:
Foto 17: peça em triângulo para fixar o pneu estepe.
Face triangular: 170 mm x 170 mm x 170 mm
Profundidade: 110 mm
Essa peça foi confeccionada em forma de triângulo para reduzir o acumulo de água da chuva. A peça triangular tem o mesmo ângulo dos dois perfis inclinados que apóiam o perfil vertical.
A peça foi feita com 3 chapas em aço de 3 mm em 170 mm x 110 mm soldadas de forma que formam um triângulo isósceles. A peça sem a tampa frontal foi soldada por dentro e por fora aos perfis do suporte para maior rigidez. Em seguida os 3 estojos de roda são soldados firmemente ao interior da peça triangular com apoios internos e com a parte de fora de cada estojo na medida e comprimento certos para as porcas dos estojos darem pressão a roda do estepe na peça. Acho importante deixar uma roda com estepe no serralheiro para os estojos serem soldados nas medidas exatas e o estepe ficar firmemente preso ao suporte. Quando a peça triangular e os estojos estiverem bem soldadados ao suporte, uma chapa com face triangular e os lados em 170 mm e com 3 furos correspondentes aos 3 estojos abertos é soldada fechando a face do triângulo. Um dos estojos deve ser furado para que um cadeado travasse a rosca prendendo a porca.
A ESTRUTURA DO SUPORTE:
Fotos 18 a 20: A estrutura do suporte de estepe.
Perfis: 40 mm x 80 mm
Comprimento horizontal (sem contar cilindro do pino): 1.150 mm (1.15m)
Altura à partir da base horizontal: 700 mm (70 cm)
Altura total: 740 mm
Cilindro p/ pino pivorante: 85 mm altura e 50 mm ø externo
Perfis em ângulo:
110 mm de vão livre entre o perfil vertical na base os perfis em ângulo.
390 mm de comprimento externo dos perfis em ângulo.
Os perfis do suporte foram confeccionados com dois perfis em ‘L’ de 3 mm de espessura soldados uns aos outros formando as medidas de 40 mm x 80 mm. NÃO USEM METALON !!
O comprimento da parte vertical é relativa ao diâmetro do pneu utilizado. No meu caso me baseei nos 31.5 polegadas (800 mm) de diâmetro do pneu 265-75-R16 que utilizo. Ou seja, os 700 mm da haste vertical, os 40 mm do perfil e os 60(+) mm de folga para a altura do meu parachoque, com isso, o estepe de 31.5 polegadas pode ser utilizado sem problemas.
Portanto, cada pessoa pode decidir na altura da haste vertical, assim como o ângulo das peças de apoio que fixam e reforçam o apoio da parte horizontal a parte vertical da peça, suportando o peso do estepe, dependendo do tamanho do pneu a ser utilizado.
Todas as soldas são reforçadas, limadas, lixadas e depois um acabamento em massa Iberê foi feito sobre as soldas. Em seguida todo o suporte e bases de apoio foram lixadas e pintadas com um primer anti-ferrugem e pintados com Hammerite preto alto brilho.
Qualquer dúvidas estarei aqui para tentar esclarecer.
Abraços a todos;
Chico Bicalho
PS: as imagens vieram fora de ordem numérica, mas cada uma tem o número referente a informação.
Anexo 394809Anexo 394814Anexo 394815Anexo 394816Anexo 394817Anexo 394818Anexo 394819Anexo 394820Anexo 394821Anexo 394813Anexo 394812Anexo 394808Anexo 394807Anexo 394806Anexo 394805Anexo 394804Anexo 394803Anexo 394810Anexo 394811Anexo 394822