x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1
    Usuário
    Entrada
    04/12/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    40
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0

    Question Novato - motor esquentando na areia!




    Fala galera, primeiro post meu aqui, apesar de ler algum tempo
    Queria começar a me aventurar por aí, sempre gostei, então pesquisei aqui e acabei optando por uma Hilux SW4, achei uma 97/98 a gasolina em bom estado e comprei, apesar do motor meio beberrão.

    Enfim, a dúvida é a seguinte, neste fim de semana estava em Arraial do Cabo-RJ curtindo a praia e veio a idéia na cabeça de colocar a senhora na areia e ver como ela se saia. Confesso que não foi racional não, visto que nao tinha equipamento (cintas e etc) nem conhecimento prévio de condução off-road (só uns textos que li mesmo),fui na cara e na coragem.
    Coloquei 16 libras nos pneus (AT), desci com ela pra areia e ela ia muito bem, resolvi depois de um tempo que iria até Praia Seca, onde eu estava 'hospedado' ali pela areia mesmo. Aí que veio o problema...ela ia muito bem até chegar na altura de Figueira, a uns 20km de onde parti,onde vi o mostrador da temperatura subindo, cheiro de agua do radiador e parei. Vi que a agua estava fervendo realmente, mas havia bastante no reservatorio. Fiquei parado uns 15 minutos para o motor esfriar um pouco e dei partida novamente. Uns 2km depois, denovo a temperatura subiu e parei, mesma coisa. Ali eu fiquei com medo de ter algum problema mais serio, e estava perdendo agua (apesar de ter uma garrafa com mais), subi para a estrada e fiz os 15km restantes no asfalto sem problema algum de temperatura. Em seguida encarei a estrada de volta pro Rio, 2 horas de viagem, tambem sem nenhum problema, o que leva a crer que errei na condução na areia.

    Eu acredito que tenha forçado o carro usando as marchas erradas ou improprias para o que eu fiz. Ela é automática, iniciei o passeio no 2 e na reduzida, depois ganhei confiança e testei em 4x4-hi tambem no 2, e finalmente fiz a maior parte em 4x4-hi no D mesmo, usando a reduzida em trechos curtos onde ia para a areia mais fofa. A rotação ficava entre 2000/3000rpm.

    A pergunta é: como devo andar neste tipo de terreno sem acabar com o meu carro ?
    Gostei da aventura e quero repetir, mas dessa vez indo com mais conhecimento e fazendo algo mais racional, e quem sabe indo mais longe

    Abraços!

  • #2
    Usuário Avatar de mbm4x4
    Entrada
    14/11/2007
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    49
    Posts
    594
    Agradecimentos: 13
    E ai Dittz?
    Tranquilo?
    Na minha humilde opinião:
    Na areia fofa, voce deve andar em marcha D e 4x4 low.
    Qdo for passar por uma parte mais "pesada", deve passar para marcha 2 e continuar em 4x4 low.
    E finalmente qdo for areia bem firme, compactada, ai sim marcha D e 4x4 high
    Espero que tenha te ajudado.
    Grande abraço
    mateus
    Oo .·. oO
    TR4 4X4 2008 FLEX MT - 225/75R16 dunlop grandtrek at3
    Lift # dian.>molas blindadas tr4 >tras. molas Courier. Amortecedores KYB .

  • #3
    Usuário Avatar de nanito
    Entrada
    24/05/2007
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,455
    Agradecimentos: 2
    Concordo com o colega aí de cima.

    Na areia fofa - 4x4 low e L ou 2 no auto.

    Na areia mais durinha - 4x4 hi e 2 ou D.

    Andei bastante com o meu vitara na areia nesse verão e a areia fofa força muito o motor (fez 4km/l). O ideal mesmo é usar a reduzida.

    E se for se aventurar sozinho, leve pelo menos um radio px ou umas 2 tabuas, no caso de atolar a viatura.

    []´s
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

  • #4
    Usuário
    Entrada
    04/12/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    40
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up

    Tinham mais 3 pessoas comigo, então isso me deu um pouco mais de coragem na hora de ir hehehe

    Bom, parece que realmente devo ter forçado o carro andando em 4x4 hi em D por um espaço mais longo de tempo, numa areia q nao estava exatamente compactada. Vou seguir a recomendação dos colegas e tentar andar com a reduzida nesses trechos pra ver os resultados

    Valeu pela ajuda! Com certeza vai ser muito util nos passeios futuros.
    Se alguem tiver algo para adicionar, até pra ajudar algum outro companheiro que tenha a mesma duvida (pq eu dei uma vasculhada e n li alguem com meu problema ehhe), por favor

    abraços!

  • #5
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    Mesmo que o recomendado seja que você use LOW para poupar a embreagem, o carro não era para esquentar usando 4x4 HI não. Tem alguma coisa errada.

    Aqui no CE, 99,9% do tempo andamos em 4x4HI, seja em Troller, Ranger, Hilux, Jimny, Samurai, ou o que for. E aqui, a maioria da areia é bem fofa.

    Verifique radiador, a tubulação, se o liquido de arrefecimento esta na hora de trocar, etc. Pode só acontecer na areia por enquanto, mas esse problema vai acabar se agravando e você vai ter o carro esquentando também no asfalto.

  • #6
    Usuário Avatar de Marcelo_Taz
    Entrada
    08/01/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    64
    Posts
    553
    Agradecimentos: 0
    Dittz,

    muito provavelmente vc precisa limpar o seu radiador, o antigo dono não devia tratar ele bem com aditivo correto.

    Em dezembro de 2006 comprei a minha e em março saimos de Itaipuaçu com destino Arraial do Cabo, ´paramos em Saquarema para almoçar, quando voltamos para a areia em direção Arraial a temperatura do carro começou a subir, fiz exatamente o que vc fez, só que parei em Saquarema e retornei ao Rio sem problemas de aquecimento.

    Algumas semanas depois, viajando para Milho Verde - 690 km - quando pegava subidas longas a temperatura começava a subir, passava a 4ª aliviava o pé e mantinha a temperatura alta até começar a descer - e sempre voltava a temperatura correta.

    Isso sempre acontecia em subidas longas, mais no plano aqui no Rio sempre mantinha o ponteiro no meio.

    Passado uns 2 meses andava uns 20 km com o carro e a temperatura começava a subir, até que chegou num ponto que eu tive que chamar o reboque e levei o carro para o mecânico.

    Dito e feito, diagnóstico de radiador entupido, levemos para o molho, varetar - 3 dias o radiador na oficina para limpeza - a situação estava crítica.

    Radiador no lugar, nunca mais tive problemas com aquecimento da minha viatura, e eu ando em areia, lama, uso sem dó nem piedade, viagens longas andando entre 110 / 140 km/h, ar e tudo 100%.

    Preste atenção se o seu marcador começar a subir, não de mole ao azar.

    Abraços
    A PRESSA PASSA E A MERDA FICA Nada como um dia após o outro
    Toyota SW4 3.0 TD - 99 ( Oncovô )

  • #7
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    45
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Já tens uma lista de coisas a fazer, manda limpar o radiador e colocar líquido novo. Detalhe, completa com água mineral ou água da chuva, não usa água de torneira pra colocar no radiador. Quando colocar o aditivo já leva uma bambona de 20 litros para completar o nível.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade