x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20

Question Inclinação lateral, até onde ir!?

Pessoal,

Domingão fui trilhar junto com umas gailoas. Desce daqui, sobe dali, deita de lá, acelera, desatola gaiola , etc... Nesta labuta passei por uma inclinação lateral que eu tinha certeza que ia tombar! Mas, como quem tá no fogo é para se queimar fui passando... passando até que sai do outro lado! Meu pai tava de zequinha e o barranco oposto tava quase dentro do samuka! mas não cheguei a encostar nele...

Ai fiquei pensando se tem alguma conta miraculosa de altura do eixo-solo, altura da viatura-solo e peso que podem calcular qual a inclinação máxima que podemos enfrentar com nossos jipes!?

Alguem ai tem alguma dica?

Abraços

p.s.: eu não tenho inclinometro no carro se não teria marcado!
    4X4 Brasil
    SW4 1999 3.0D (Drive a legend!) Ex-Samurai, 93 "Delicado" - X-Crawler in side - Ex-Vitara Oz, 92 (Australia) Ex-Niva, 92 "Mercúrio"

Usuário Avatar de Alexandre Souto
    Entrada
    09/04/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 0
    Conterraneo, acho que um fato importante ai eh a bitola dos eixos, largura de roda-a-roda e massa do carro(peso). Mas nao sei mto sobre isso...

Ja vi fotos dos Land Rover antigos a uma inclinacao de 45º....

Vamos esperar os experientes...

Wink Vamos ver se ajudo !

Tô tentando fazer essa conta essa semana ! Troxe o jipe aqui para o serviço a fim de usar a balança rodoviaria !
    Bom vc vai ter que pesar o eixo dianteiro o traseiro e cada uma das rodas. Quando digo cada uma das rodas é montada no carro tá, e cada um dos lados (tipo assim, as duas do lado direiro e as duas do lado esquerdo.
    Para achar o centro de gravidade no plano X, considera o percentual de peso do eixo traseiro para o dianteiro e aplica na distância entre eixos. A mesma coisa para a bitola de eixos
    De maneira geral, até onde eu li por ai, vc considera o centro de gravidade inercial como sendo o parafuso superior que liga o cambio ao motor.
    Agora num papel rascunha todas as medidas que vc encontrou
    Ai, agora começa ficar dificil pra explicar, vc extrapóla a inclinação até que o centro de gravidade passa o ponto de apoio a roda com o solo
    Na verdade eu estou pensando isso de maneira estatica, não levo em consideração o trabalho da suspenção
    Mas acho que já dá pra ter uma idéia de até omde vc pode chegar com segurança !

Na prática, na prática não vai ser de muita valia, pois mesmo vc tendo inclinometrô, duvido que vai tirar o olho da pista pra ver no inclinometro se dá ou não

Qualquer correção no meu racínio é bem vinda

Sabe tem dias que me sinto
    Dá pra desenhar essa ai? HEHEHE

Brincadeiras a parte não havia pensado em pesar separadamente cada lado do carro.
    A explicação da linha passando pelo ponto de apoio do pneu eu imaginava, o duro e calcular esse ponto de origem dela...
    Alexandre, vou tentar fazer um esquema, um planilha de excel enfim um desenho disso tudo ai!
    Mas o problema é a variável da suspensão... quem tem só feixes como eu é 1/2 x quem tem uma Rancho 9514,35 é 3,76X

Podia ter um jeito mais fácil de sabermos até onde ir... aqueles inclinometros só servem de enfeite mesmo... Cadê o prof Pardal da turma para pensar em um aparelinho que possa avisar: - olha vc vai trocar o retrovisor do lado esquerdo e um alargador de para-lama!

O jeito vai ser tombar o jipe uma vez para aprender!

MAS.... antes disso continuamos discutindo o tópico!

Valeu e abraços
    4X4 Brasil
    SW4 1999 3.0D (Drive a legend!) Ex-Samurai, 93 "Delicado" - X-Crawler in side - Ex-Vitara Oz, 92 (Australia) Ex-Niva, 92 "Mercúrio"

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    É como o Alexandre colocou, isso chama-se de equilíbrio vertical. No caso, quanto maior for a altura ou o peso acima do ponto de referência citado (parafuso superior do câmbio) maior é a chance de tombar pois servirá de alavanca. Um Body lift nesse caso tende a piorar a situação. Pneus com talas mais largas ou offsets mais negativos tendem a melhorar pois o apoio fica mais distante do centro. Vemos isso com um triângulo aonde as pontas na horizontal iniciam-se das bordas externas dos gomos dos pneus e a ponta de cima do triângulo ficaria logo acima do painel no centro do veículo. Se esse ponto passar pelos pneus em uma enclinação ele irá tombar.
    Se o veículo tiver capota rígida, com bagageiro e carga em cima, esse ponto imaginário superior ficará mais para cima, se for capota de lona, carga baixa ou sem carga, o ponto de referência será mais baixo.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

teorias a parte, acredito que na pratica a gente so descobre exatamente onde é o limite de alguma coisa quando passa dele, ou seja, quando a cagada ja ta feita. e depois tenta nao repetir. pra calcula estaticamente fica mais ou menos facil, mas calculando dinamicamente piora. fora que a inclinaçao do barranco nao é perfeita e se escorregar um pouquinho pra um lugar com meio grau a mais de inclinaçao pode ir pro saco a viatura.
    interessante saber a inclinaçao TEORICA maxima, mas na pratica é melhor nem chegar perto.

abraços!

Algumas soluções !

Tava perguntando sobre esse assunto numa lista de amigos, e um forista que vc´s devem conhecer (Cavalcante) me passou algumas dicas !
    Esse site mostra certinho como calcular tudo.
    http://www.jeepaholics.com/tech/cog/
    Esse aqui tem muita coisa tb
    http://www.globalsecurity.org/milita...55-17/ch17.htm

Como meu ingles é péssimo vou demorar um mes até entender direitinho

Na balança rodoviaria meu jipe pesou exatos 1250 K (achava que era mais leve) com uma distribuição de massa de 65%aprox. para o eixo dianteiro. E medindo as rodas do lado direito e esquerdo, o lado do passageiro é ligeiramente mais pesado, em todo caso vou considerar 50%

Como eu tenho uma certa experiência com esse negocio de inclinação lateral , prefiro calcular o limite
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -20-10-06_0811.jpg  

Usuário Avatar de Carlos Bernardo
    Entrada
    02/08/2005
    Local
    Caieiras/SP

Unhappy

Cara...odeio inclinação lateral. Quando tem barranco alto do lado pra apoiar até que tudo bem. Mas quando tem um buraco dá um cagaç....
    Carlos Bernardo
    Jeep CJ-5

Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Carlos Bernardo Ver Post
    Cara...odeio inclinação lateral. Quando tem barranco alto do lado pra apoiar até que tudo bem. Mas quando tem um buraco dá um cagaç....
    X1000000000!!!

A inclinação pode não ser muita, mas sempre tenho na cabeça que vai tombar...
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI

Entrada
    02/08/2005
    Local
    Caieiras/SP

Talking

Hohoho...pois é amigo. É bom saber que não sou o único. Vamos abrir um grupo de terapia coletiva para cagões de inclinação lateral? Eu estou mandando instalar eixos de Rural no meu CJ5 e vou continuar usando minhas rodas com off set grandes para minimizar minhas chances de tombar.
    Carlos Bernardo
    Jeep CJ-5

Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Agradecimento: 1
    Vamos abrir um grupo de terapia coletiva para cagões de inclinação lateral?
    Demorou!!!

Aposto que mais gentes se integrarão ao grupo!!

Eu estou mandando instalar eixos de Rural no meu CJ5 e vou continuar usando minhas rodas com off set grandes para minimizar minhas chances de tombar.
    Heheheehehe, um dos meus planos futuros é instalar os eixos de rural tbm!!

OBS.: Em breve vou colocar um inclinômetro no meu Jeep, para saber se na hora em que ficar "com medo" das inclinações eu estou esquentando cabeça atoa, ou se o bixo tá pegando mesmo...
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI

Entrada
    02/08/2005
    Local
    Caieiras/SP

Cool

Acho que o curso vai bombar, isso sim!

Eixos de Rural rulez! Ah, o inclinômentro ajuda sim! Cansei de passar em trechos com bastante inclinação lateral sem sequer olhar pra frente olhando só pro "capotímetro". Mesmo não sendo muito preciso ele dá uma noção boa.

Normalmente de dentro do Jeep agente tem uma sensação que está bem inclinda e quando agente desce do carro e olha de fora vê que nem tá tão inclinado assim...engraçado isso...
    Carlos Bernardo
    Jeep CJ-5

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem