x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22
  • #1

    Descida Íngrime com ré engatada




    Tem um morro em SC que tem uma inclinacão de arrepiah a careca... e apesar de eu jah ter visto muitos 4x4 atolados por lah (pajeros, hilux, willis e ateh patrola), o mitsubishi airtrack com pneu 100%on-road do meu cunhado nunca nos deixou na mao...
    Quando chove o piso fica extremamente liso e só com a reza braba dah prah desce sem escorregar barranco abaixo... então um jipeiro amigo nosso nos passou a seguinte tecnica:

    "descer de frente com a marcha ré engatada" (detalhe que o carro tem cambio automatico)

    a técnica foi testada e funcionou... o carro descia deslizando, quando tava uns toques no acelerador era possível alterar a trajetória da descida, controlando o carro...

    Essa técnica é conhecida entre os jipeiros? funciona com carro manual ou ele morreria?

  • #2
    Usuário
    Entrada
    31/01/2008
    Idade
    35
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    ...

    Cara meu pai tem 1 Hilux SW4 automatica, se for uns 40 km/h e colocar em "R" ele fica como se estivesse em NEUTRO, mas uns 20 km/h ele da 1 reduzida boa, eu axo q num carro manual eh muito mais facil de ultilizar essa tecnica do q carro automatico
    se eu estiver errado me corrijam!

  • #3
    Usuário Avatar de Denilson Maçaneiro
    Entrada
    18/07/2006
    Local
    Blumenau/SC
    Idade
    44
    Posts
    563
    Agradecimento: 1
    e ai Mbratti vc sabe que morro é esse?
    sabe onde fica?

    Abraços
    Denilson Maçaneiro

  • #4
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    45
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Fazer isso adianta e muito o desgaste dos pacotes da ré caso as rodas estejam girando para frente, fora que queima o óleo da transmissão prematuramente também...

    Se fizer em caixa manual leva uma embreagem sobressalente.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #5
    Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Idade
    45
    Posts
    1,335
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Fazer isso adianta e muito o desgaste dos pacotes da ré caso as rodas estejam girando para frente, fora que queima o óleo da transmissão prematuramente também...

    Se fizer em caixa manual leva uma embreagem sobressalente.
    X2!!!!!!!!!

    E consertar um A/T hoje em dia é baratin............

    Abraços

  • #6
    Usuário Avatar de Marco Aurélio R Guimarães
    Entrada
    23/01/2008
    Local
    Curitiba/
    Idade
    59
    Posts
    607
    Agradecimentos: 0
    Esta é uma "tênica" usual, mas absolutamente não recomendável. O correto é descer em primeira reduzida, sem freio, sem embreagem... Somente corrigindo no acelerador. Afinal, prá baixo todo santo ajuda!

    Abraços!
    Marco

  • #7
    Usuário
    Entrada
    20/09/2005
    Idade
    40
    Posts
    884
    Agradecimentos: 4
    Eu faço isso direto qdo a descida é mto ingrime, só que faço de gaiola...

  • #8
    Usuário Avatar de Marco Aurélio R Guimarães
    Entrada
    23/01/2008
    Local
    Curitiba/
    Idade
    59
    Posts
    607
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por zoega Ver Post
    Eu faço isso direto qdo a descida é mto ingrime, só que faço de gaiola...
    Aí justifica! Sem tração ou reduzida... Tem que improvisar! Mas com tração e reduzida acionadas, é desnecessário e prejudicial.

    Abraço!
    Marco

  • #9
    Banido
    Entrada
    06/01/2007
    Idade
    47
    Posts
    330
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Marco Aurélio R Guimarães Ver Post
    Esta é uma "tênica" usual, mas absolutamente não recomendável. O correto é descer em primeira reduzida, sem freio, sem embreagem... Somente corrigindo no acelerador. Afinal, prá baixo todo santo ajuda!

    Abraços!
    Exatamente!!! Com esse procedimento da ré além dos problemas mecânicos que isso pode acarretar, fica fácil perder o controle do carro quando as rodas travam e este começa a deslizar. primeira reduzida, devagar e sempre.
    Abs.

  • #10
    Quando passamos de hilux é sempre na reduzida... devagar e sempre...

    Porem a airtrek não tem reduzida... daih essa técnica substitui...
    Tb acho que força o conjunto, por isso abri o tópico... queria saber se a galera tb usava essa tecnica

    Não sei quem perguntou aih, mas o morro fica em Porto Belo - SC... comeca logo apos o porto das aguas e termina em mariscal... aliás, nunca vi tanto jipeiro por lah como nesse carnaval...

  • #11
    Eu não teria o menor problema em descer esse morrão... porque sou novo nesse negócio e muito provavelmente não me arriscaria - a não ser tivesse conseguido subir... eh eh eh. Mas uma vez lá em cima, olhando o precipício e tendo que encará-lo... não resta dúvida: tentaria a todo custo descer em primeiro reduzida. Muito bom senso quem essa alternativa indicou !!!

  • #12
    Usuário Avatar de nanito
    Entrada
    24/05/2007
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,455
    Agradecimentos: 2
    Cara, a pouco tempo atrás fui a bombinhas, passando porto belo e atravessei um morrão lá depois de mariscal!! Tava show de bola o fim de semana, teve muito sol e muita chuva também, o suficiente pra deixar aquelas estradinhas bem lamacentas . Até fiz uma boa ação tirando um rapazinho que caiu na vala lateral da estrada com o seu peugeot 307 cabriolet, carro lindo demais, mas não tinha ponto de ancoragem!! E o motora não sabia onde ficava a balança, queria enganchar o carro no amortecedor .

    Bom, tive que me sujar e deitar debaixo do carro pra prender o gancho em algum lugar firme que não desmontasse aquele belo carrinho. Prendi na balança e puxei lomba acima (lomba abaixo a lateral do 307 se estrepava numa pedrona que tinha lá). Pensei que o guaxinim ia se peidar pra subir, pois tava com pneus street, mas não, foi de barbada e aproveitei e reboquei até em cima do morro. Ganhei um fã naquele final de semana, hehe.

    Quando fui atravessar o morro que tinha depois da praia do mariscal indo em direção a ............. (não lembro o nome da outra praia, acho que era tainhas), estava chovendo e escurecendo e eu com pneus street. Adrenalina total, no meio do nada, com lama deslizante e várias saídas laterais pra trilhas, aparentemente feitas por jipeiros! Quase me aventurei numa dessas, mas a minha zequinha tava com muito medo e a gente acabou abortando a indiada! No meio do caminho até passamos por um outro suzuki que tava perdido por lá.

    Na próxima vez, entrarei em contato com os jipeiros catarinenses pra ver se arranjo uma parceria pra encarar aqueles morros todos!! Com pneus mud, é claro!

    Haaaammmm, sobre descer o morro com a ré engatada. Não acho bom não hein, a não ser que seja uma lama muuuuuuuuuuito escorregadia, que não force muito o pneu quando tracionar ao contrário. Na dúvida (ou no cagaço) puxa beeeeem de levinho o freio de mão, desce na primeira reduzida e vai descendo tapeando o freio, bem rápido. É assim que eu não me estrepo nas descidas íngrimes e enlameadas com o meu vitara auto.

    []´s
    4X4 Brasil
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade