Para engatar a 4H, basta parar o carro e acionar a alavanca.
Para engatar a 4L, a mesma coisa, pára o carro e empurra ela pra esquerda e depois pra frente.
Use o carro normalmente, desde que esteja em terreno com baixa aderência.
Para voltar de 4L para 4H, basta parar o carro e voltar a alavanca.
Para voltar de 4H para 2H, pare o carro e volte a alavanca para a posição correta.
Simples assim...
A questão de dar ré é somente para liberar as rodas livres do Vitara. Explico melhor... O Vitara tem rodas livres automáticas. Quando o carro está rodando em 2H, as rodas giram, mas os eixos e diferencial dianteiro não. Quando você engata a tração 4H ou 4L, o diferencial passa a ter tração (cardã gira), e faz com que os semi-eixos girem e "engatem" a tração nas rodas. (As rodas livres travam e passam a fazer a roda girar, tanto pra frente quanto pra trás). Simplesmente desligar o cardã (acionar a alavanca) não libera as rodas livres, que continuam "prendendo" a roda ao semi-eixo. Então, quando você anda, as rodas giram, os semi-eixos giram, e o diferencial também, mesmo que o cardã não esteja enviando torque ao diferencial. Quando você engata a ré sem que o cardã esteja tracionando, as rodas livres "destravam" (você ouve ela destravar - faz um "clic") e você passa a ter as rodas dianteiras "livres" de novo.
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