Olá pessoal! Comprei uma ranger 4x4 para poder andar na areia da praia, porém estou meio receioso. Vocês poderiam me dar umas dicas da melhor maneira para andar sem ficar atolado? Obrigado
Olá pessoal! Comprei uma ranger 4x4 para poder andar na areia da praia, porém estou meio receioso. Vocês poderiam me dar umas dicas da melhor maneira para andar sem ficar atolado? Obrigado
Vc vai andar somente na areia da praia? Então baixa a calibração, como disse o Sérgio (eu ando com 12 lb) engata a tração e relaxa...
Vai pegar dunas? Não vá sozinho! Vá com gente que tenha experiência e relaxa....
Fiz um vídeo num passeio nas dunas de Fortaleza que inclusive tem uma ranger capotada e está no youtube e que postei aqui no forum tb, no link abaixo:
O problema não é só evitar atolamento, mas manter a mecânica do carro inteira. Em areia fofa, use reduzida direto, engatando até a 4a. reduzida se necessário. Conheço vários donos de pick-ups que fritaram as embreagens por andar o tempo todo em 4x4 high.
Moro em Fortaleza portanto tenho alguma experiência de condução em dunas. Já estou no meu oitavo suv e posso dizer pela minha experiência: o negócio não é ter força, é poder de tração e área de atrito pneu/areia. A receita é 15/16 lbs de pressão, 4x4 high, velocidade constante, e quando o carro começa a "prender", acelerar levemente e reduzir uma marcha, tomando cuidado para não "cavar". Força na areia é fatal: o carro cava, encosta os diferenciais na areia, aí a coisa pega.
Bons passeios
Sandwarrior
Deixe a viatura parar sozinha. Se pisar no pedal a roda trava e cria um montinho de areia na frente do pneu. Na hora de sair novamente atola... ou então tem que dar ré (opss)...
Areia força muito o carro. Sempre ande reduzido e de olho na temperatura do motor. Pneus largos e lisos ajudam.
De resto vai treinando que com tempo pega prática!!!
Pessoal, nós estamos criando muita espectativa no Midosi. Daqui a pouco o cara vai é passar longe da areia....
Quando fui andar na areia pela primeira vez fiquei com tanto medo que só andava nas "carreiras" pra não atolar...
Baixando a calibração dos pneus não há o menor problema. Ando inclusive em 4x4 high e só reduzo quando necessário. Outra coisa: pode frear sim...
Pode escutar esse pessoal do Ceará pois é tudo fera em arêia( menos eu)
Deixa de ser modesto que areia é sua praia (literalmente).
Já a lama são outros 500...
Lama no Ceará é luxo........
Quando chove por aqui todo mundo sai de casa pra tomar banho de chuva nas bicas que formam no telhado das casas. Juro por Deus!!!
tambem sou novato com 4x4, dia desses fui dar uma volta na praia e atolei numa duna q acho q nem bicicleta atolava...mas acontece...coloquei a reduzida e consegui sair, mas o carro ficou uns dois dias com um baita cheiro de queimado nas rodas dianteiras..isso é normal, ou eu forçei demais?
quero aproveitar para agradecer ao pai do pedro pelas dicas sobre frete e pelo convite valeu amigo..
abraço
Aqui em Fortaleza, por exemplo no Trecho entre o Beach Park e Prainha, que a areia da praia é bem fofa quando a maré tá cheia, quer dizer que é melhor ir em 4x4 Lo que 4x4 HI??? Não força muito o carro? Sou novato e tenho essa dúvida...