Postado originalmente por
Murillus
Tenho ainda pouquíssima experiência em dunas....
Alguns amigos dizem que em areia/dunas o negocio é ter:
um pouco de sorte...
muito braço...
uma baita experiência...
Realmente parece que não é ter força... Mas sim um pneu com 16-18 lbs de pressão...
Geralmente ando de 4x2 na beira da praia... Só uso 4x4 high quando o carro perde força na areia mais fofa...
Recentemente fiz o percurso mundau - flexeiras - lagoinha pela praia... Foi tranquilo na mare baixa... Até mesmo na travessia das 02 barras...
Mas ja em Canoa, acabei atolando na duna... Provavelmente pela minha falta de experiencia e por ter esquecido de secar os pneus, pois um buggy conseguiu passar tranquilo...
Dos novos ensinamentos... Tem que ter cuidado para não "cavar" e acabar por encostar os diferenciais na areia... E se atolar basta uma boa disposição pra cavar as rodas e um joguinho de tapetes... Até agora deu certo pelo menos...
Quanto ao Porto das Dunas... Quase fiquei por lá mesmo... Pense numa areia fofa perto da praia... Prefiro evitar... Mas uma 4x4 high dá conta... ou então uma 4x4 low se areia tiver muito frouxa e começar a cavar...
Sempre parar sem freiar bruscamente pra nao cavar... Quanto a posiçao de descida, não conheço nada pois o Tracker sai bem de ré...
Sempre ouvi falar que se deve andar com o carro o mais leve possivel, mas acho isso dificil, principalmente quando viajo em "expedição" pois tem que levar todos os trecos... Como meu carro é bem leve não sei se isso se aplicaria a ele... Talvez numa Land ou Band ou Hummer ou Engesa...
Abracços