Postado originalmente por
nanito
Caras, passei o carnaval todo fazendo trilha no tuia, muitas dunas e muitos atoleiros, aqui no Rio Grande do Sul!!
O que eu aprendi sobre andar na areia:
- ande sempre com quem tem experiência;
- 16 a 18 libras nos pneus já é uma boa, 10 libras acho murcho demais;
- pneus largos são uma boa, podem ser lisos, porem largos;
- vá de tanque cheio, andar na areia faz o consumo aumentar em até 100% (no meu caso);
- leve corda ou cinta, fica chato vc pedir isso pra quem vai tirar vc do enrosco;
- leve um galão com água pro motor;
- quando parar ou estacionar, embique a viatura contra o vento, pra ajudar no resfriamento do motor (isso se não tiver voando muita areia!!);
- antes de subir uma duna, verifique a pé se ela não tem valas na subida, olhando de longe não dá pra ver essas valas;
- em cima da duna ou em areia muito fofa, estacione sempre em descendência, nunca em ascendência (se tiver um morrinho ou duna, estacione na descida do morrinho e não na subida), vc vai patinar até atolar caso tenha que arrancar numa subida;
- quando vc estiver quase chegando no topo da duna e o carro começar a parar e vc achar que faltam poucos metros para o paraíso, não insista muito, dê marcha ré, com as rodas retas na mesma direção que vc fez a subida, se não vai afundar bonito!!;
- sempre ande com alguém que tenha guincho, pra desatolar no meio de uma duna, guincho é o que há;
- leve 2 tábuas e pás pra cavar e calçar a viatura, caso atole;
- e se for fresco que nem eu, vá de óculos de mergulho, se não vc não vai conseguir dormir de noite de tanta areia que vai ter nos olhos (puta merda!! como venta nesse meu litoral aqui!!)
Se eu lembrar de mais alguma coisa, eu acrescento!!
[]´s