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Tópico: Atolado Sozinho

  • #97
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
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    Quando atolei sozinho na areia fofa , o que me salvou foi um par de prachas de desatolagem de fibra que comprei na garra 4x4 , estás não saem da caçamba nunca mais .
    E areia quando mais vc traciona mais cavaca e afunda ;
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

  • #98
    Usuário Avatar de sgrul1
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    Citação Postado originalmente por Marcelo-HPE Ver Post
    Quando atolei sozinho na areia fofa , o que me salvou foi um par de prachas de desatolagem de fibra que comprei na garra 4x4 , estás não saem da caçamba nunca mais .
    E areia quando mais vc traciona mais cavaca e afunda ;
    E pneu p barro então, atola na areia? O melhor p areia é at?
    Jimny PlayMobil
    Fé em Deus e Pé na Tábua ! Mas por via das dúvidas, mantenho o freio revisado.

  • #99
    Usuário Avatar de Jeanilson
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    Citação Postado originalmente por sgrul1 Ver Post
    E pneu p barro então, atola na areia? O melhor p areia é at?
    Para areia quanto mais "liso" for o pneu melhor.

    Pneu para barro (cravudo) só faz cavar mais na areia, afundando a viatura.

    []'s

  • #100
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
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    Falou tudo meu amigo , pneu cravudo e areia fofa não combinam , até esses BF all terrain cavacam bem na areia ,toda vez que vou encarar areia eu baixo a pressão pra 20lbs .
    na areia quanto mais liso melhor , vide os bugres .
    abs
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  • #101
    Sabem por quê? Tenho quase certeza, pois certeza terei quando fizer um video que consiga captar o movimento em muitos quadros por segundo, sem perder o foco, do seguinte:
    Pneu bom em areia é o seco e de superfície o mais lisa possível, pois ele deforma no momento da tração, criando ondulações bem grandes na banda de rodagem, permitindo que o veículo de apoie na areia o suficiente para tracionar para a frente.
    Um indício fortíssimo de que isso é verdade é o rastro dos pneus nos trechos em que temos que tracionar mais forte. Esses rastros apresentam várias ondulações, o que presumo que devam ser compatíveis com a superfície dos pneus que as criaram.
    Se a superfície do pneu for muito duro, devido a presença de cravos ou outros tipos de capas especiais especiais para offroad, a mesma terá dificuldade de deformar, e o desempenho não será tão bom.

  • #102
    Usuário Avatar de Jeanilson
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    Citação Postado originalmente por sandro-natal Ver Post
    Sabem por quê? Tenho quase certeza, pois certeza terei quando fizer um video que consiga captar o movimento em muitos quadros por segundo, sem perder o foco, do seguinte:
    Pneu bom em areia é o seco e de superfície o mais lisa possível, pois ele deforma no momento da tração, criando ondulações bem grandes na banda de rodagem, permitindo que o veículo de apoie na areia o suficiente para tracionar para a frente.
    Um indício fortíssimo de que isso é verdade é o rastro dos pneus nos trechos em que temos que tracionar mais forte. Esses rastros apresentam várias ondulações, o que presumo que devam ser compatíveis com a superfície dos pneus que as criaram.
    Se a superfície do pneu for muito duro, devido a presença de cravos ou outros tipos de capas especiais especiais para offroad, a mesma terá dificuldade de deformar, e o desempenho não será tão bom.
    Heim?

    O problema dos pneus agressivos na areia é que o peso do veículo fica concentrado nos cravos, o que faz o terreno ceder devido à maior pressão. Esse efeito é desejado na lama, pois o cravo afunda na camada de lama mole até achar a camada mais dura para a tração. Porém na areia não existe essa camada mais dura, o que faz o pneu "cravudo" cavar a areia cada vez mais até atolar a viatura.

    Já no pneu "liso" o peso da viatura fica distribuido em uma área maior e mais uniforme, o que causa uma menor pressão no terreno e consequentemente faz a viatura afundar bem menos na areia.

    É só isso .

    []'s

  • #103
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    sandro-natal
    Sabem por quê? Tenho quase certeza, pois certeza terei quando fizer um video que consiga captar o movimento em muitos quadros por segundo, sem perder o foco, do seguinte:
    Pneu bom em areia é o seco e de superfície o mais lisa possível, pois ele deforma no momento da tração, criando ondulações bem grandes na banda de rodagem, permitindo que o veículo de apoie na areia o suficiente para tracionar para a frente.
    Um indício fortíssimo de que isso é verdade é o rastro dos pneus nos trechos em que temos que tracionar mais forte. Esses rastros apresentam várias ondulações, o que presumo que devam ser compatíveis com a superfície dos pneus que as criaram.
    Se a superfície do pneu for muito duro, devido a presença de cravos ou outros tipos de capas especiais especiais para offroad, a mesma terá dificuldade de deformar, e o desempenho não será tão bom.

    Heim?

    O problema dos pneus agressivos na areia é que o peso do veículo fica concentrado nos cravos, o que faz o terreno ceder devido à maior pressão. Esse efeito é desejado na lama, pois o cravo afunda na camada de lama mole até achar a camada mais dura para a tração. Porém na areia não existe essa camada mais dura, o que faz o pneu "cravudo" cavar a areia cada vez mais até atolar a viatura.

    Já no pneu "liso" o peso da viatura fica distribuido em uma área maior e mais uniforme, o que causa uma menor pressão no terreno e consequentemente faz a viatura afundar bem menos na areia.

    É só isso .
    X2
    E tambem não adianta nada o pneu ser liso e fino pq se for vai afundar...
    Murilo Beltrame

  • #104
    Usuário Avatar de Moipessoa
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    li o topico inteiro, e uma observação que não achei foi relacionado a esses compressores portateis (que ligam no esqueiro da vtr), que ajudam bastante a encher novamente os pneus que foram esvaziados para entrar na areia. demora uns 30 min pra voltar a pressão dos pneus ao usual, mas eles resolvem o caso pra entrar com a vtr na areia.

  • #105
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    Para entrar na areia tem q esvaziar o pneu, não precisa compressor, só um medidor de pressão.
    SW4 95 caveirão

  • #106
    Usuário Avatar de SandroGaúcho
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    Gurizada,

    Comprei minha viatura pra usá-la mais na praia e aprendi muito mesmo nesse tópico!

    Dúvidas:

    1º) Qual marchar é melhor usar pra atravessar o atoleiro, 4x4 hi ou 4x4 low? Considerando pra não atolar,ok!

    2º) Se atolar, eu uso o 4x4 hi ou 4x4 low?

    3º) Eu tava pensando eu fazer duas esteiras com sarrafos ligados com corda, será que resolve? pois não ocoparia muito espaço.

    4º) Se eu estiver proxima a agua, resolveria molhar a areia proximo as rodas?

    Sorte & Sucesso a todos!

  • #107
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    Respostas

    1 e 2 - Normalmente se usa segunda reduzida. Para atravessar pode tentar a terceira tb.
    3 - Se tiver resistência para aguentar o tranco ajuda.
    4 - Sim
    Abs
    SW4 95 caveirão

  • #108
    Sandro,

    Para condução em areia atenção com os itens:

    Manter velcidade constante evitando acelerações e freadas buscas, que podem enterrar os pneus
    Reduzir a pressao dos pneus...
    Usar 4x4, avaliar a necessidade de reduzida ou não

    Se vc atolar

    Não acelerar bruscamente...vc só va enterrar mais ainda o carro-tatuí
    Se tive proximo agua molhar a areia ajuda
    Utilizar os tapetes do carro na frente das rodas
    Um pá pode ser util retirando o excesso de areia sob as rodas
    Usar 4x4 reduzida sem acelerar bruscamente

    Se o negocio estiver muito feio mesmo

    Utilizar um guincho, onde vc pode utilizar seu estepe como ponto de ancoragem enterrando-o na areia
    Um macaco Hi-lift é complemento ideal de um guincho ...

    No mais é isto qdo se viaja sozinho...

    Se nada disto resolver...mantenha o isopor cheio de gelada...rsrsrsrs


    Abraços
    Alexandre ROCHA___________________________________________
    Toyota 92 "Isabella" - ONE LIFE, LIVE IT.

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