Minha opnião :
Qual é o melhor?
Para minhas viaturas nem ouve possibilidade de outro senão os elétricos, os mecânicos exigem um cardãn indo até o guincho, no meu caso não há espaço para a passagem.
Qual o mais confiável?
O mecânico não tem problema de aquecimento e nem de descarregar a bateria, pode ser usado o dia inteiro, já os elétricos devem ter uso intermitente, deve-se controlar a temperatura (alguns possuem um rele que desliga automaticamente) e a carga da bateria (o Wallace tem alguns com consumo baixo e que esquentam pouco), porem são muito mais rápidos e permitem ajudar com o veículo tracionando pois a alavanca não precisa ficar em neutro.
Na relação custo-benefício, qual sai ganhando?
Hoje existem várias opções, e a disputa está bem equilibrada mas devido ao aumento da capacidade de arrasto dos guinchos elétricos aliado a ligeira alta nos últimos anos no preço do mecânico, acho que a balança anda pendendo para o lado dos elétricos.
Pontos positivos e negativos da utilização de ambos?
-O mecânico não tem limite de tempo para utilização, mas o motor deve estar ligado e o veículo fica sem tração.
-O elétrico vc pode usar com o veículo desligado numa emergência, por um curtissimo intervalo de tempo (senão tomar cuidado, depois joga a bateria fora), o veículo pode ajudar com a tração própria e a velocidade é bem maior.
-O mecânico se vc tiver problemas na transmissão, embreagem ou cambio ou tcase, o guincho tb não funciona. O elétrico se tiver problema com o alternador tb não funciona.
Acho que é isso que me lembro.