Presenciei um veículo com 1,5 mil km, praticamente zero, beber água na travessia de um rio neste final de semana. O carro apagou no meio do rio e foi rebocado para a outra margem. Chegando lá, após aberto o capô, alguns olharam o filtro e disseram pro dono do carro que podia ligar que o filtro não havia molhado muito. O carro só foi pegar na 3 ou 4 tentativa e cuspiu muita água pelo escapamento. Só que estava "embolando" um pouco e seu dono começou a acelerar muito como fazíamos quando os antigos carros a álcool eram ligados em dias de frio. Ai começou um forte e intermitente barulho TAC TAC TAC TAC. Então o carro foi desligado. Só depois disto é que verificaram o óleo. Ele estava café com leite. Rebocaram então o carro até um posto mais próximo e trocaram o seu óleo. Não sei se fizeram mais alguma coisa, mas sei que este veículo foi embora rodando e alguns Km adiante, incendiou. Parece que o motor abriu o bico, jogou óleo no escapamento quente que acabou pegando fogo. O estrago do fogo até que pequendo, mas o motor foi pro saco. E com certeza não haverá garantia, já que pelo estado geral do carro será fácil a concessionária identificar pelo seu interior que o carro sofreu algum tipo de alagamento.
Portanto, para que eu não cometa o mesmo erro, se acontecer algo parecido o que absolutamente não deve ser feito é tentar dar partida imediatamente? Depois seria olhar o óleo? Depois seria, na impossibilidade de levá-lo ao mecânico mais próximo, é liga-lo sem as velas (gasolina) ou porta injetores (diesel) para não ter compressão nos cilindros? Outra coisa, é aconselhável que eu estude melhor a altura da entrada do filtro de ar para que saiba qual o limite de meu carro? Seria este o seu limite ou não?
abs