![Citação](https://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/quote_icon.png)
Postado originalmente por
Gasoso
Se vc resolver mexer na alavanca, vai encontrar o que está nestas fotos.... postei elas tempos atrás para outro tópico, mas acho que elas vão te servir de guia para a desmontagem...
As buchas das fotos são estas:
-Assento de borracha alavanca de Mudança: original by GM ref.96058384--->24,26 (esta é a grande)
-Bucha alavanca de Mudança sup: original by GM ref.96067099 --->18,09
(esta é a pequena)
A outra bucha que vc citou é interna ao trambulador e vc teria de descer o câmbio para trocar... portanto, naum dá para trocar em casa....
Aproveite e limpe tudo o que vc encontrar .... troque a graxa.....
A Bucha pequena trabalha na esfera pequena e a grande na meia-esfera grande....
A mola que prende a presilha "tipo copo" também pode estar quebrada (a minha estava), arranque a mola velha e adapte uma qualquer... é só fechar a ponta de um dos lados com a alicate depois de colaca-la no lugar....
Trocar estas buchas vai ajudar a diminuir a folga na alavanca de marchas, mas naum será o suficiente para ficar com aquele movimento de retorno ao centro do câmbio como quando zero.... para isso vc precisa trocar a "coifa intermediária"...
Quando vc abrir vai descobrir que existem 03 coifas de borracha na alavanca. A mais externa é estética, a do meio serve para isolar a viatura da parte infeiror do carro, evitando a entrada de água e barrulhos.... mas também serve para dar "tensão" na alavanca. É esta coifa que "puxa" a alavanca de volta...
a coifa mais interna é que aparece na foto... serve para vedar o trambulador da alanca e naum deixar cair sujeira dentro do mecanismo.... esta vc pode adaptar uma coifa de homocinética de algum carro e meter braçadeiras....
Considero todas as coifas indispensáveis e nas minhas viaturas troquei as coifas intermediárias pois estavam rasgadas.... usei a original pois encontrei a adaptação depois que já tinha trocado, mas vc pode tentara a da agrale que foi indicada pelo Rafael Reis....
Se vc fizer isso vai ficar como novo...
agora é só meter a mão na graxa...
[]s