x
Convex Datacenter
Página 3 de 17 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 193
  • #25

    Adaptação passo a passo




    As desvantagens:

    1 - Os pontos de fixação do radiador são bastante diferentes.
    2 - A conexão superior fica do lado oposto do original e os bocais são maiores.
    3 - É difícil recolocar a coifa do ventilador.

    As vantagens:

    1 - Custo (Radiador novo, R$ 450,00. Adaptação, ~= R$ 125,00, sem mão-de-obra).
    2 - Facilidade de manutenção/reposição.
    3 - Funcionamento perfeito (até aqui nos ajudou o Senhor).

    A adaptação não é difícil. Se você tiver alguma habilidade, poderá fazê-la em casa.

    MATERIAL:
    - Radiador do Chevette (são todos iguais, segundo informações).
    - Tampa do radiador.
    - Mangueira inferior do Gol CHT (perfeita, só precisa cortar um pedaço).
    - Mangueira superior, creio que do Gol 1.8 (fica um pouco forçada, mas dá).
    - Barra chata de ferro ou alumínio de + - 60 cm de comprimento x 2,5 cm de largura.
    - Parafuso curto, para a porca da base do radiador.
    - Parafuso para suporte da mangueira (não sei a medida - verifique experimentando no carro - vide abaixo).
    - três abraçadeiras maiores que as originais (as mangueiras novas tem diâmetro maior).


    FERRAMENTAS:
    Você só deverá precisar de uma chave boca/estria de 10 mm, uma chave Philips média/grande, uma serra e um alicate médio, de bico. Um pequeno torno de bancada e uma máquina de furar, ajudam.

    MÃO NA GRAXA!
    - Solte a coifa do ventilador.
    - Retire o o radiador velho (que a essa altura está mais para regador) com cuidado, para não danificar o ventilador. Retire as porcas originais do radiador e reserve com os parafusos.
    - Retire a coifa e o ventilador com a base, marcando a posição original (quatro parafusos - com cuidado que a polia vai ficar solta, mas não sai do lugar).
    - Afroxe os parafusos dos suportes laterais do radiador, para facilitar o encaixe do novo.
    - Corte, com cuidado, os suportes laterais do radiador novo, de maneira que sobrem apenas as hastes perpendiculares à lateral do radiador.
    - Com o alicate, dobre as hastes até ficarem paralelas à lateral do radiador. Faça essa dobra cuidadosa e vagarosamente, para não quebrá-las, deixando espaço para uma porca original do radiador antigo.
    - Reinstale o ventilador.
    - Ponha o radiador novo no lugar. Os furos dos suportes do radiador, já dobrados, devem coincidir com dois furos existentes no suporte do carro, mas que não eram utilizados com o radiador antigo.
    - Com a barra chata faça um suporte no formato "U" para a base do radiador, para que ele não fique só "pendurado". Utilize a furação dos suportes inferiores do carro e os parafusos e porcas do radiador antigo.
    - Faça um furo na barra para fixar o radiador por meio de parafuso em uma porca que já vem engastada na sua base.
    - Corte o excesso e encaixe a mangueira inferior. Reserve a sobra.
    - Encaixe a sobra da mangueira inferior no bocal da bomba d'água (para ficar com o mesmo diâmetro do radiador.
    - Com coragem e determinação corte o excesso da mangeira superior e encaixe (vai com fé que dá).
    - PUTZ!!! O ventilador tá quase batendo na mangueira!
    - Calma. Pegue um pedaço daquela barra chata que sobrou e faça um suporte em "L", fixando-o numa base que tem logo ao lado da parte superior da correia dentada. Reforce a mangueira com a sobra, para evitar furo.
    - A coifa eu não recoloquei. Não estou vendo diferença na temperatura da água.
    - A saída do vapor (aquela mangueira fina, perto da tampa), que no original vai para um reservatório, virei para o chão, como no Chevette. Se quiser, é só botar uma mangueira mais comprida e manter no tal reservatório.

    DICAS SUPLEMENTARES:
    - As aletas do radiador novo cortam pra ckt!
    - Nãos esqueça do aditivo para água.

    Agora é só botar água e torcer.
    Por via das dúvidas, leve água nos primeiros 5.000 KM.

    Fico devendo as fotos.
    Mais tarde eu coloco.

    Abs

  • #26
    Usuário
    Entrada
    12/08/2003
    Local
    Jacareí/SP
    Idade
    54
    Posts
    344
    Agradecimentos: 0
    Roberto,

    Seguí sua receita, fiz algumas coisas diferentes e conseguí colocar a coifa, ontem a noite fiz um teste com o carro parado e ( aparentemente ) funcionou , só uma coisa me preocupa, a última vez que andei nele antes do conserto a temperatura do motor subiu muito , era noite e um lugar que não dava para parar , ou seja, estou com o radiador novo e talvez com a junta queimada ou cabeçote empenado, farei mais um teste hoje para ver se o nível de água não abaixa ( qual outra forma de constatar este problema sem levar no mecanico ??? ). Assim que der posto fotos, a mangueira superior nao ficou muito "bonita" mas ainda vou mexer nisto.

    ALERTA:
    Antes de decidir fazer a troca levei em uma oficina "especializada" em radiadores para fazer orçamento do conserto, no dia seguinte me ligaram dizendo que o radiador já tinha sido mexido e para consertar teria que re-fazer as cabeceiras com latão/cobre, ficaria em R$ 795,00, desití da idéia na hora e partí para adaptar o do chevette( R$ 180,00 tudo - M.O. ), ontem fui guardar os peças do radiador velho ( parafusos e mangueira ) e olhe o que descobrí, dentro do saquinho tinha a ponta do tubo onde a mangueira é fixada( a de cima ), por uma incrível coincidencia, justamente do lado que estava vazando, para consertar era só tirar a parte que quebrou ( que era pequena, +- 1/4 do tubo ) e prender a mangueira de novo.
    Obs: ainda me cobraram R$ 60,00 para tirar o radiador. Cuidado com o pessoal de má fé...

    Se alguem quiser tenho um radiador usado para vender....

    Aprendí mais uma.....
    Ex-Willys / Ex-Samurai / Ex-Pajero Sport / Ex-Grand Cherokee Limited V8 5.2
    Jimny HR 2011

  • #27
    Kleber,
    Legal que as dicas te ajudaram.
    Antes de mais nada, acho que você deve verificar o óleo do motor, para ver se está normal.
    Quando há empeno do cabeçote ou queima da junta, pode passar água para o carter, o que deixa o óleo esbranquiçado e espumante. Nesse caso, é provável que o motor tenha alguma avaria mais ou menos $éria.
    Quando o radiador do meu furou, também houve aquecimento anormal mas nada aconteceu com o motor, que já rodou mais de 2.000 Km depois disso, sem problemas.
    Em caso de dúvida, não deixe de procurar um mecânico tão confiável quanto possível.

    Abs.
    4X4 Brasil Razão: erro de digitação

  • #28

    Mais dicas e fotos

    Aperfeiçoando a adaptação, substituí a tampa do Chevette pela do Passat antigo (com duas vedações).
    Assim, é só utilizar uma mangueira maior na saída junto à tampa do radiador, passá-la pela frente, prendê-la na furação existente no painel dianteiro da lataria e conectá-la ao recipiente de expansão.
    O sistema volta a funcionar como o original, retornando o excesso ao radiador quando esfria.

    Seguem fotos, antes da troca da tampa.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Radiador para samurai-radiador-chevette-no-samurai.jpg   Radiador para samurai-radiador-chevette-no-samurai-3-.jpg   Radiador para samurai-radiador-chevette-no-samurai-6-.jpg   Radiador para samurai-radiador-chevette-no-samurai-7-.jpg   Radiador para samurai-radiador-chevette-no-samurai-8-.jpg  
    4X4 Brasil

  • #29
    Usuário
    Entrada
    12/08/2003
    Local
    Jacareí/SP
    Idade
    54
    Posts
    344
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por C. Roberto Ver Post
    Antes de mais nada, acho que você deve verificar o óleo do motor, para ver se está normal.
    Quando há empeno do cabeçote ou queima da junta, pode passar água para o carter, o que deixa o óleo esbranquiçado e espumante. Nesse caso, é provável que o motor tenha alguma avaria mais ou menos $éria.
    Bem lembrado quanto a olhar o óleo, tinha me esquecido disto, este é um indicativo muito mais seguro de q deu m&#d@ do que simplesmente olhar o nível da água.

    []´s
    Ex-Willys / Ex-Samurai / Ex-Pajero Sport / Ex-Grand Cherokee Limited V8 5.2
    Jimny HR 2011

  • #30
    Usuário
    Entrada
    12/08/2003
    Local
    Jacareí/SP
    Idade
    54
    Posts
    344
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por C. Roberto Ver Post
    ...substituí a tampa do Chevette pela do Passat antigo (com duas vedações).
    Assim, é só utilizar uma mangueira maior na saída junto à tampa do radiador, passá-la pela frente...
    Seguem fotos, antes da troca da tampa.
    Também não usei a tampa do chevette, tinha em casa uma dessas com duas vedações ( do antigo CJ ) e continuo usando o reservatório, só preciso melhorar a mangueira na saída da bomba d´água, aquela primeira curva deixou a mangueira um pouco estrangulada , assim que arrumar isto posto as fotos, detalhe que não precisei fazer o suporte para a mangueira, a que usei tem uma curvatura para cima que impede ela de descer e bater na hélice.

    Quando comprei observei que o radiador do chevette é um pouco menor na altura ( +- 2cm ) mas isto não influenciou pois o marcador de temperatura ficou um pouco abaixo do meio, antes ficava no meio .

    []´s
    Ex-Willys / Ex-Samurai / Ex-Pajero Sport / Ex-Grand Cherokee Limited V8 5.2
    Jimny HR 2011

  • #31
    A mangueira superior que você usou é de que carro?
    Aguardo fotos.

  • #32
    Usuário
    Entrada
    12/08/2003
    Local
    Jacareí/SP
    Idade
    54
    Posts
    344
    Agradecimentos: 0
    Roberto,

    Desculpe a demora na resposta, quando comprei as mangueiras pedí as que vc mencionou acima, pode ser que o vendedor me entregou de um ano diferente do que vc usou, seguem as fotos já "refeita" a curva após a saída da bomba d´água, para fixar a coifa usei dois dos pontos de fixação original e os outros dois ainda preciso terminar ...

    []´s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Radiador para samurai-dsc01620.jpg   Radiador para samurai-dsc01621.jpg   Radiador para samurai-dsc01622.jpg  
    4X4 Brasil
    Ex-Willys / Ex-Samurai / Ex-Pajero Sport / Ex-Grand Cherokee Limited V8 5.2
    Jimny HR 2011

  • #33
    Valeu, Kleber.
    Será que essa curva para cima não atrapalha o funcionamento?
    No meu, vou continuar sem a coifa. Até agora não esquentou nadinha.

    []

  • #34
    Usuário
    Entrada
    12/08/2003
    Local
    Jacareí/SP
    Idade
    54
    Posts
    344
    Agradecimentos: 0
    Roberto,

    A inclinação não é tão grande, acho que só atrapalharia se a bomba d´água não conseguisse mandar água para cima, quando a curva da mangueira ainda estava estrangulada funcionava, ou seja, a bomba tem força, troquei a curva para a bomba não trabalhar forçada, o q acho que não ocorre com aquela subidinha, bom até agora está funcionando ....

    Neste FDSP farei um teste melhor, irei para Ilha Bela na quinta pela manhã, portanto devo pegar consgestionamento na descida da serra, vamos ver no que dá....

    []´s
    Ex-Willys / Ex-Samurai / Ex-Pajero Sport / Ex-Grand Cherokee Limited V8 5.2
    Jimny HR 2011

  • #35
    Finalmente achei esse tópico.......e só pelo google.......

    Vou fazer essa adaptação no meu samuca 95, vcs tem alguma dica a mais que pegaram com o passar dos últimos meses????

    Como está o funcionamento sem a coifa????

    E vc Kleber, quais foram as pequenas alterações que vc fez no esquema do Roberto???

    qq ajuda a mais que vcs puderem me passar será muito bem-vinda, já que ainda não sei nada de jipe e nem de mecanica......

    Valeu

  • #36
    Alguem sabe se esse radiador do chevette refrigera legal um GM 2.2?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade