x
Convex Datacenter
Página 6 de 7 PrimeiroPrimeiro 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 61 a 72 de 81
  • #61
    Usuário Avatar de leo_queiroz
    Entrada
    25/11/2014
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    39
    Posts
    49
    Agradecimentos: 0



    Gostaria que os amigos mais experientes me ajudassem a entender melhor a real necessidade/conveniência de se instalar um bloqueio de diferencial.

    Do alto da minha inexperiência em 4x4, sei que o diferencial traseiro ou dianteiro é o cara que permite que as rodas girem de forma desigual para atender às trajetórias diferentes que cada uma delas faz em uma curva.

    O bloqueio do diferencial, portanto, faz com que elas girem exatamente da mesma forma naquele eixo. Ele é útil para superar obstáculos e sair de atoleiros, porque o diferencial faz com que a roda menos obstruída gire mais, o que é prejudicial nesses cenários (obstáculos e atoleiros), quando você precisa justamente que a roda com mais atrito gire mais para transpor o terreno.

    O raciocínio está certo até aqui?

    Pois bem, o que eu tenho dúvida é a respeito da real necessidade de se instalar um bloqueio de diferencial.

    Onde ele é mais útil? Em uma subida muito íngreme com obstáculos ou com o carro atolado? Eu reconheço que com o carro atolado é extremamente interessante bloquear o cara que faz a roda mais livre girar, pq você precisa de tração na roda que tem mais atrito. Mas em uma subida íngreme, a reduzida já não é suficiente para que o carro transponha qualquer obstáculo? Claro que há a possibilidade de uma das rodas perder contato com o chão, mas eu penso que isso deve acontecer só em trilhas muito PUNKS, não?

    Quem puder ajudar a clarear o uso prático do bloqueio de diferencial, eu agradeço!

    Abs.,

  • #62
    Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Idade
    42
    Posts
    1,862
    Agradecimentos: 45
    Citação Postado originalmente por leo_queiroz Ver Post
    Gostaria que os amigos mais experientes me ajudassem a entender melhor a real necessidade/conveniência de se instalar um bloqueio de diferencial.

    Do alto da minha inexperiência em 4x4, sei que o diferencial traseiro ou dianteiro é o cara que permite que as rodas girem de forma desigual para atender às trajetórias diferentes que cada uma delas faz em uma curva.

    O bloqueio do diferencial, portanto, faz com que elas girem exatamente da mesma forma naquele eixo. Ele é útil para superar obstáculos e sair de atoleiros, porque o diferencial faz com que a roda menos obstruída gire mais, o que é prejudicial nesses cenários (obstáculos e atoleiros), quando você precisa justamente que a roda com mais atrito gire mais para transpor o terreno.

    O raciocínio está certo até aqui?

    Pois bem, o que eu tenho dúvida é a respeito da real necessidade de se instalar um bloqueio de diferencial.

    Onde ele é mais útil? Em uma subida muito íngreme com obstáculos ou com o carro atolado? Eu reconheço que com o carro atolado é extremamente interessante bloquear o cara que faz a roda mais livre girar, pq você precisa de tração na roda que tem mais atrito. Mas em uma subida íngreme, a reduzida já não é suficiente para que o carro transponha qualquer obstáculo? Claro que há a possibilidade de uma das rodas perder contato com o chão, mas eu penso que isso deve acontecer só em trilhas muito PUNKS, não?

    Quem puder ajudar a clarear o uso prático do bloqueio de diferencial, eu agradeço!

    Abs.,
    Léo... na verdade, o bloqueio tem mais utilidades em trilhas com erosão, pedras....em situações em que o carro fica no chamado X, onde por exemplo, a roda dianteira esquerda e a traseira direita ficam sem tração, fazendo que o carro não tenha tração suficiente para sair do obstáculo. Neste caso se você tem o bloqueio no diferencial traseiro por exemplo, ele "manda" a força para roda que está com tração bloqueando o trabalho do diferencial de dividir a força entre as duas rodas. Como você disse, em atoleiros ele também contribui bastante, fazendo esse mesmo trabalho... agora apenas em subidas ingrimes caso não haja valas, pedras maiores, o 4x4 normal sobe de boa....
    nesse vídeo, a subida era forte e tinha bastante irregularidades, dá para reparar quando o carro dá uma "fraquejada" e o bloqueio faz o seu serviço... no caso do Vitarinha, era bloqueio traseiro...




    esse outro vídeo explica um pouco a diferença de bloqueio e sem...




    abs!!!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #63
    Usuário Avatar de leo_queiroz
    Entrada
    25/11/2014
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    39
    Posts
    49
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por jorgeffn Ver Post
    Léo... na verdade, o bloqueio tem mais utilidades em trilhas com erosão, pedras....em situações em que o carro fica no chamado X, onde por exemplo, a roda dianteira esquerda e a traseira direita ficam sem tração, fazendo que o carro não tenha tração suficiente para sair do obstáculo. Neste caso se você tem o bloqueio no diferencial traseiro por exemplo, ele "manda" a força para roda que está com tração bloqueando o trabalho do diferencial de dividir a força entre as duas rodas. Como você disse, em atoleiros ele também contribui bastante, fazendo esse mesmo trabalho... agora apenas em subidas ingrimes caso não haja valas, pedras maiores, o 4x4 normal sobe de boa....
    nesse vídeo, a subida era forte e tinha bastante irregularidades, dá para reparar quando o carro dá uma "fraquejada" e o bloqueio faz o seu serviço... no caso do Vitarinha, era bloqueio traseiro...




    esse outro vídeo explica um pouco a diferença de bloqueio e sem...




    abs!!!
    Legal, Jorge!

    Os vídeos foram bem elucidativos sobre a aplicabilidade do diferencial.

    Mas no caso do segundo vídeo, o jipe sem diferencial conseguiu transpor o obstáculo, apesar da maior dificuldade.

    Em outras situações mais complicadas, imagino que o bloqueio pode significar a diferença entre conseguir passar ou não. Estou certo?

    Mais uma questão sobre os bloqueios.

    Eu vi que há vários modelos no mercado. Basicamente, um deles é acionado quando o motorista julga necessários e outros funcionam de forma supostamente automática, mas esse "automático" não é 100% confiável e inteligente, no sentido de bloquear o diferencial somente em trechos técnicos onde ele realmente é necessário. Os relatos de estalos e bloqueio em curvas em alta velocidade assustam!

    Portanto, penso que é possível concluir que, para alguém que usa a viatura no dia a dia - o que é o meu caso - e a maior parte do tempo na cidade/rodovia, só valeria a pena colocar um bloqueio desses mais caros, que são acionados manualmente quando necessário, já que esse "automático" pode causar mais dor de cabeça do que benefícios.

    Estou certo?

    Por fim: o bloqueio manual tem alguma desvantagem, como manutenção ou influência no desempenho da viatura no dia a dia?

    Valeu, abs!!

  • #64
    Usuário
    Entrada
    02/09/2013
    Local
    Camaragibe/PE
    Idade
    70
    Posts
    108
    Agradecimentos: 2
    Por tudo que tenho lido sobre o assunto, a solução mais "em conta" seria colocar bloqueio automático somente na frente.

    Motivo: O diferencial dianteiro só é acionado em modo 4x4 que, no caso do Jimny (sem diferencial central) somente pode ser usado em pisos não aderentes.

    Portanto o bloqueio só vai entrar em ação em pisos não aderentes, não tem problema nenhum ele ser automático, da mesma forma que os eixos traseiro e dianteiro são bloqueados entre si, pois não há diferencial central. Nessa configuração o bloqueio nunca vai "estalar".

    Já no diferencial traseiro que está sempre "ligado", o automático "prende e estala" de vez em quando (em curvas fechadas, quando há muita diferença de giro entre as rodas, o bloqueio "acha" que uma roda está deslizando e bloqueia quando não precisa). Somente o bloqueio manual vai funcionar sem problemas (e é muito mais caro, além de ter que colocar um compressor na mala do carro, que já não é muito grande).

    Conclusão: Na frente pode ser automático sem problemas e atrás tem que ser manual.
    4X4 Brasil Razão: acréscimo de informações

  • #65
    Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Idade
    42
    Posts
    1,862
    Agradecimentos: 45
    Citação Postado originalmente por leo_queiroz Ver Post
    Eu vi que há vários modelos no mercado. Basicamente, um deles é acionado quando o motorista julga necessários e outros funcionam de forma supostamente automática, mas esse "automático" não é 100% confiável e inteligente, no sentido de bloquear o diferencial somente em trechos técnicos onde ele realmente é necessário. Os relatos de estalos e bloqueio em curvas em alta velocidade assustam!

    Portanto, penso que é possível concluir que, para alguém que usa a viatura no dia a dia - o que é o meu caso - e a maior parte do tempo na cidade/rodovia, só valeria a pena colocar um bloqueio desses mais caros, que são acionados manualmente quando necessário, já que esse "automático" pode causar mais dor de cabeça do que benefícios.

    Estou certo?

    Por fim: o bloqueio manual tem alguma desvantagem, como manutenção ou influência no desempenho da viatura no dia a dia?

    Valeu, abs!!
    Léo, os bloqueios automáticos realmente tem esse problema dos estralos, que não acontecem somente em alta velocidade, eles acontecem velocidades menores (principalmente) em conversões em esquina, rotatórias e manobras para estacionar por exemplo. Isso acontece porque o bloqueio é automático, e não tem como ele saber se você está na trilha ou no asfalto. Mesmo não sendo o mais indicado para quem também faz um uso urbano do carro, dá para você se acostumar com a tocada e adaptar um pouco melhor à atuação do bloqueio, os inconvenientes do asfalto se compensam na trilha, mas é aquela, não existe almoço grátis. E outra, nem temos tantas opções assim.... os automáticos temos o Lockright e similares (mais em conta) e o Kaiser (mais "inteligente") e o automático só sei dos ARB (a ar)para Jimny, não sei se a Eaton (elétrico) tem para o ele...
    os manuais não apresentam nenhuma desvantagem (a não ser o preço.. hehe).. quando desligados não interferem em nada no desempenho do jipe...

    como o OsmanGioia falou, tem a opção de colocar o automático na frente, porém também não a muitas opções, só sei da Kaiser, na frente o bloqueio só ia entrar em ação ao ligar o 4x4, ou seja, em situações offroad... o único inconveniente é a direção ficar um pouco pesada em manobras, mas pode-se desligar, manobrar e ligar de novo o 4x4. Não sei se precisa colocar roda livre manual ao se instalar o bloqueio dianteiro, lembro que tive uma Pajero V6 e nelas era necessário instalar a roda livre manual quando bloqueava a frente.... se algum colega tiver a experiência para tirar essa dúvida..


    abs!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #66
    No meu Jimny 2001 eu tinha arb na frente (ARB RD87) e atrás (ARB RD88), e nunca reclamei de nada.
    O f*da é que troquei por um Jimny 2012, e só pude aproveitar o arb traseiro, porque a Suzuki modificou o diferencial dianteiro (a coroa passou a ter 10 parafusos, em vez de 8), e o bloqueio não serve mais na frente (agora é o modelo ARB RD118).
    O traseiro a ARB rebatizou para RD208, embora seja idêntico ao RD88, nada mudou, só o nome (acho que agora os códigos têm 3 dígitos).
    4X4 Brasil

  • #67
    Usuário Avatar de Mauro B
    Entrada
    08/10/2004
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    69
    Posts
    777
    Agradecimentos: 4
    Tf
    Citação Postado originalmente por sandro-natal Ver Post
    No meu Jimny 2001 eu tinha arb na frente (ARB RD87) e atrás (ARB RD88), e nunca reclamei de nada.
    O f*da é que troquei por um Jimny 2012, e só pude aproveitar o arb traseiro, porque a Suzuki modificou o diferencial dianteiro (a coroa passou a ter 10 parafusos, em vez de 8), e o bloqueio não serve mais na frente (agora é o modelo ARB RD118).
    O traseiro a ARB rebatizou para RD208, embora seja idêntico ao RD88, nada mudou, só o nome (acho que agora os códigos têm 3 dígitos).
    Sandro
    O que você fez com o bloqueio da frente? Vendeu, deixou no carro ou guardou?
    WRANGLER 07: MUD BF32"/+1"/bieletaJKS/rockslider/ KYRON 11: AT 31"/+30mm/skidplate
    JIMNY 01: AT BF235/75R15/+3"Procomp

  • #68
    Pessoal, to precisando do modelo certo do bloqueio traseiro do jimny da marca LockRight.

    Alguém pode confirmar se é o Lockright 1510-LR mesmo?? Vou importar porque não achei mais aqui no Brasil.

    Obrigado!
    Jimny HR preto

  • #69
    Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Idade
    42
    Posts
    1,862
    Agradecimentos: 45
    Citação Postado originalmente por .Lex. Ver Post
    Pessoal, to precisando do modelo certo do bloqueio traseiro do jimny da marca LockRight.

    Alguém pode confirmar se é o Lockright 1510-LR mesmo?? Vou importar porque não achei mais aqui no Brasil.

    Obrigado!
    Lex, é o 1510 mesmo... eu vendi um no começo do ano.. dá uma olhada nas fotos para tirar as dúvidas...
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...tml?highlight= (Bloqueio Lock Right 1510 - Traseiro)

    você olhou na Tecnotrilha?

    abs!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #70
    Citação Postado originalmente por jorgeffn Ver Post
    Lex, é o 1510 mesmo... eu vendi um no começo do ano.. dá uma olhada nas fotos para tirar as dúvidas...
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...tml?highlight= (Bloqueio Lock Right 1510 - Traseiro)

    você olhou na Tecnotrilha?

    abs!
    Olhei, esgotado também. Vou dar um jeito de arrumar, obrigado por confirmar o modelo!
    Jimny HR preto

  • #71
    Usuário Avatar de Cleo
    Entrada
    12/11/2008
    Local
    Conceição da Barra/ES
    Posts
    486
    Agradecimento: 1
    Marcando presença.
    JIMNY HR 2012 JEGUINHO (Pequeno, Forte e Teimoso)
    Ex Land Rover Freelander 2, New S 10, X Terra, Troller T4.

  • #72
    Usuário
    Entrada
    14/03/2014
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Penso em comprar o arb, tanto o traseiro quanto o dianteiro, mas estou na dúvida sobre qual o modelo apropriado para o meu jimny 4sport 2015. No mercado livre um vendedor afirmou que a definição do modelo depende até da numeração do chassi. Será isso memo?

    Citação Postado originalmente por sandro-natal Ver Post
    No meu Jimny 2001 eu tinha arb na frente (ARB RD87) e atrás (ARB RD88), e nunca reclamei de nada.
    O f*da é que troquei por um Jimny 2012, e só pude aproveitar o arb traseiro, porque a Suzuki modificou o diferencial dianteiro (a coroa passou a ter 10 parafusos, em vez de 8), e o bloqueio não serve mais na frente (agora é o modelo ARB RD118).
    O traseiro a ARB rebatizou para RD208, embora seja idêntico ao RD88, nada mudou, só o nome (acho que agora os códigos têm 3 dígitos).

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade