x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 27
  • #1

    Direção hidráulica "mole" no Vitara




    Suzukeiros e simpatizantes do Brazil,

    Continuando minha incessante “caçada” por uma melhor performance do meu Zukinho, venho agora com mais uma hipótese para verificar porque ele é tão instável nas estradas.

    Eu sei que o ideal mesmo seria eu andar em outro vitara semelhante e tirar todas as teimas quanto ao que é característica original de fábrica e o que é desgaste mesmo, mas como é meio difícil se achar um semelhante aqui em Sorocaba (eu não conheço ninguém), peço a ajuda dos inúmeros freqüentadores do site que conhecem mais o Jipinho do que a própria GM.

    Quando ando em carros de “rua” com direção hidráulica noto uma certa rigidez na mesma quando em movimento (principalmente quando a velocidade aumenta). Não sei se é um sistema de segurança ou somente uma mera sensação de que ela vai ficando mais rígida proporcionalmente ao aumento de velocidade.
    Noto que o Vitara não tem essa rigidez e posso estercar totalmente a direção para ambos sos lados com apenas o dedinho mínimo sem o menor esforço, em qualquer velocidade.
    Essa hipersensibilidade na direção do VItara é normal? Se não for pode ser isso que esteja me passando a sensação de desconforto e falta de controle a altas velocidades.

    Bom, espero que eu não esteja “viajando” demais no quesito dirigibilidade do Vitara.

    Abraços,
    Paulo

  • #2
    Usuário
    Entrada
    08/01/2005
    Idade
    57
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0

    Direção Hidráulica Progressiva

    Olá Paulo, quando uma direção hidráulica vai "endurecendo" à medida que o veículo aumenta a velocidade, trata-se de um sistema chamado de Direção Hidráulica Progressiva, muito usado em carros grandes ou camionetes (como a F-1000). No caso do seu Vitara, infelizmente, ele não possui esse sistema. Os suzukis, de um modo geral, são leves e bem equilibrados, portanto, não necessitam de um sistema que torne as manobras mais leves que a condução. Quanto à leveza das suas manobras com o Vitara, dê graças à Deus, ou à Suzuki, por um sistema tão eficaz... Abraço, Henry (Jimny Club Brasil)

  • #3
    Henry,

    Até diria que o sistema é muito eficiente se o carro não daçasse tanto na estrada.

    Ainda inssisto que acho a direção leve demais, pois já dirigí inúmeros carros com D.H. e as mais "firmes" dão muito mais segurança nas estradas.

  • #4
    Usuário Avatar de JoaoAlberto
    Entrada
    10/12/2004
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    71
    Posts
    107
    Agradecimentos: 0
    Olá Paulo; Será que o amortecedor de direção do teu vitara estar atuando legal ?
    Todos os finais de semana pego estradas no meu e não sinto muita diferença assim.
    Boa Sorte!

    JoãoAlberto

  • #5
    Usuário Avatar de Pablo Toledo
    Entrada
    06/05/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    721
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por JoaoAlberto Ver Post
    Olá Paulo; Será que o amortecedor de direção do teu vitara estar atuando legal ?
    Todos os finais de semana pego estradas no meu e não sinto muita diferença assim.
    Boa Sorte!

    JoãoAlberto

    Caros;

    Recentemente comprei um Vitara e lendo este tópico fique na dúvida sobre os amortecedores de direção.

    Até então, eu sempre tinha em mente que os Vitaras não possuem amortecedores de direção.

    Afinal, estes amortecedores de direção são originais ou adaptados? No caso de serem adaptados, eu teria muito interesse na "receita".

    []s

    Pablo Toledo

  • #6
    Usuário Avatar de Márcio Magalhães
    Entrada
    23/11/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    48
    Posts
    662
    Agradecimentos: 0
    Meigo,

    Já que fazer gambi na viatura, heim?! he he he

    []´s,

  • #7
    Usuário Avatar de Pablo Toledo
    Entrada
    06/05/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    721
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Márcio Magalhães Ver Post
    Meigo,

    Já que fazer gambi na viatura, heim?! he he he

    []´s,

    Meigolino,

    4x4 sem gambiarra, não é 4x4...eheheh

    Então o Vitara não tem amortecedor de direção, certo? Se souber a receita desta gambi, me fala.

    []s

    Pablo Toledo

  • #8
    Usuário Avatar de Márcio Magalhães
    Entrada
    23/11/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    48
    Posts
    662
    Agradecimentos: 0
    Meigo,

    4x4 sem gambiarra chama-se Suzuki! He he he...

    []´s,

  • #9
    Usuário Avatar de Flavio Miranda
    Entrada
    23/04/2004
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    3,640
    Agradecimentos: 0
    All,

    Vitara original não tem amortecedor de direção. Samurai, sim.

    Nepomuk,

    Tô achando que vc está com problemas no alinhamento das rodas... Isso pode provocar essa sensação (ou realidade !) de leveza do jipe.

    Pneus deformados tambem podem interferir no asfalto. Meu Siena estava "passarinhando" acima de 80 km/h. O japones do alinhamento técnico e o mecanico suspeitaram dos pneus Pirelli. Recentemente, troquei um pivo da bandeja que estava com folga e ainda não testei na estrada..

    Ou seja, mole desse jeito que vc mencionou, realmente não é não...

    Eu começaria pelo alinhamento, pivos, buchas, etc.

    [ ] s

  • #10
    Usuário Avatar de Pablo Toledo
    Entrada
    06/05/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    721
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Flavio Miranda Ver Post
    All,

    Vitara original não tem amortecedor de direção. Samurai, sim.

    Nepomuk,

    Tô achando que vc está com problemas no alinhamento das rodas... Isso pode provocar essa sensação (ou realidade !) de leveza do jipe.

    Pneus deformados tambem podem interferir no asfalto. Meu Siena estava "passarinhando" acima de 80 km/h. O japones do alinhamento técnico e o mecanico suspeitaram dos pneus Pirelli. Recentemente, troquei um pivo da bandeja que estava com folga e ainda não testei na estrada..

    Ou seja, mole desse jeito que vc mencionou, realmente não é não...

    Eu começaria pelo alinhamento, pivos, buchas, etc.

    [ ] s

    Flávio;


    Qual a sua opinião quanto a adaptar um amortecedor de direção no Vitara? Entendo que é algo fácil de se fazer e com ótimos resultados, pois dá uma aliviada em todo o sistema de direção.

    []s

    Pablo Toledo

  • #11
    Usuário Avatar de Flavio Miranda
    Entrada
    23/04/2004
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    3,640
    Agradecimentos: 0
    Pablo,

    Eu não sou engenheiro e nem mecanico, mas um cara que gosta de fuçar n o jipe...

    Acho que depende muito do tipo de amortecedor que vc escolher, pois tem diferenças significativas entre eles : convencional, gás, dupla açao e especificos para direção.

    De antemão, vejo 1 ponto + e outro - ...
    a) vai poupar mais os pivos e barras de direção, amortecendo porradas;
    b) se a DH é bem leve, vai ganhar + 1 ponto de resistencia, em especial em manobras rápidas para estacionar. E se o amortecedor entortar ou travar na trilha, vai ter que retirar...

    Mas ... eu tb estou pensando nesta adaptação pois tenho pneus cravudos 235/75/15 que certamente forçam bem mais a suspensão original.

    [ ] s

  • #12
    Usuário Avatar de Pablo Toledo
    Entrada
    06/05/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    721
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Flavio Miranda Ver Post
    Pablo,

    Eu não sou engenheiro e nem mecanico, mas um cara que gosta de fuçar n o jipe...

    Acho que depende muito do tipo de amortecedor que vc escolher, pois tem diferenças significativas entre eles : convencional, gás, dupla açao e especificos para direção.

    De antemão, vejo 1 ponto + e outro - ...
    a) vai poupar mais os pivos e barras de direção, amortecendo porradas;
    b) se a DH é bem leve, vai ganhar + 1 ponto de resistencia, em especial em manobras rápidas para estacionar. E se o amortecedor entortar ou travar na trilha, vai ter que retirar...

    Mas ... eu tb estou pensando nesta adaptação pois tenho pneus cravudos 235/75/15 que certamente forçam bem mais a suspensão original.

    [ ] s

    Pois é Flávio, eu concordo contigo salvo ítem b), algo que acho muito improvável de acontecer.

    Me diga uma coisa, até onde eu pesquisei os amortecedores de direção são à óleo mesmo. Confirma?

    []s

    Pablo Toledo

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade