Continuando minha incessante “caçada” por uma melhor performance do meu Zukinho, venho agora com mais uma hipótese para verificar porque ele é tão instável nas estradas.
Eu sei que o ideal mesmo seria eu andar em outro vitara semelhante e tirar todas as teimas quanto ao que é característica original de fábrica e o que é desgaste mesmo, mas como é meio difícil se achar um semelhante aqui em Sorocaba (eu não conheço ninguém), peço a ajuda dos inúmeros freqüentadores do site que conhecem mais o Jipinho do que a própria GM.
Quando ando em carros de “rua” com direção hidráulica noto uma certa rigidez na mesma quando em movimento (principalmente quando a velocidade aumenta). Não sei se é um sistema de segurança ou somente uma mera sensação de que ela vai ficando mais rígida proporcionalmente ao aumento de velocidade.
Noto que o Vitara não tem essa rigidez e posso estercar totalmente a direção para ambos sos lados com apenas o dedinho mínimo sem o menor esforço, em qualquer velocidade.
Essa hipersensibilidade na direção do VItara é normal? Se não for pode ser isso que esteja me passando a sensação de desconforto e falta de controle a altas velocidades.
Bom, espero que eu não esteja “viajando” demais no quesito dirigibilidade do Vitara.
Olá Paulo, quando uma direção hidráulica vai "endurecendo" à medida que o veículo aumenta a velocidade, trata-se de um sistema chamado de Direção Hidráulica Progressiva, muito usado em carros grandes ou camionetes (como a F-1000). No caso do seu Vitara, infelizmente, ele não possui esse sistema. Os suzukis, de um modo geral, são leves e bem equilibrados, portanto, não necessitam de um sistema que torne as manobras mais leves que a condução. Quanto à leveza das suas manobras com o Vitara, dê graças à Deus, ou à Suzuki, por um sistema tão eficaz... Abraço, Henry (Jimny Club Brasil)
Olá Paulo; Será que o amortecedor de direção do teu vitara estar atuando legal ?
Todos os finais de semana pego estradas no meu e não sinto muita diferença assim.
Boa Sorte!
Olá Paulo; Será que o amortecedor de direção do teu vitara estar atuando legal ?
Todos os finais de semana pego estradas no meu e não sinto muita diferença assim.
Boa Sorte!
JoãoAlberto
Caros;
Recentemente comprei um Vitara e lendo este tópico fique na dúvida sobre os amortecedores de direção.
Até então, eu sempre tinha em mente que os Vitaras não possuem amortecedores de direção.
Afinal, estes amortecedores de direção são originais ou adaptados? No caso de serem adaptados, eu teria muito interesse na "receita".
Vitara original não tem amortecedor de direção. Samurai, sim.
Nepomuk,
Tô achando que vc está com problemas no alinhamento das rodas... Isso pode provocar essa sensação (ou realidade !) de leveza do jipe.
Pneus deformados tambem podem interferir no asfalto. Meu Siena estava "passarinhando" acima de 80 km/h. O japones do alinhamento técnico e o mecanico suspeitaram dos pneus Pirelli. Recentemente, troquei um pivo da bandeja que estava com folga e ainda não testei na estrada..
Ou seja, mole desse jeito que vc mencionou, realmente não é não...
Eu começaria pelo alinhamento, pivos, buchas, etc.
Vitara original não tem amortecedor de direção. Samurai, sim.
Nepomuk,
Tô achando que vc está com problemas no alinhamento das rodas... Isso pode provocar essa sensação (ou realidade !) de leveza do jipe.
Pneus deformados tambem podem interferir no asfalto. Meu Siena estava "passarinhando" acima de 80 km/h. O japones do alinhamento técnico e o mecanico suspeitaram dos pneus Pirelli. Recentemente, troquei um pivo da bandeja que estava com folga e ainda não testei na estrada..
Ou seja, mole desse jeito que vc mencionou, realmente não é não...
Eu começaria pelo alinhamento, pivos, buchas, etc.
[ ] s
Flávio;
Qual a sua opinião quanto a adaptar um amortecedor de direção no Vitara? Entendo que é algo fácil de se fazer e com ótimos resultados, pois dá uma aliviada em todo o sistema de direção.
Eu não sou engenheiro e nem mecanico, mas um cara que gosta de fuçar n o jipe...
Acho que depende muito do tipo de amortecedor que vc escolher, pois tem diferenças significativas entre eles : convencional, gás, dupla açao e especificos para direção.
De antemão, vejo 1 ponto + e outro - ...
a) vai poupar mais os pivos e barras de direção, amortecendo porradas;
b) se a DH é bem leve, vai ganhar + 1 ponto de resistencia, em especial em manobras rápidas para estacionar. E se o amortecedor entortar ou travar na trilha, vai ter que retirar...
Mas ... eu tb estou pensando nesta adaptação pois tenho pneus cravudos 235/75/15 que certamente forçam bem mais a suspensão original.
Eu não sou engenheiro e nem mecanico, mas um cara que gosta de fuçar n o jipe...
Acho que depende muito do tipo de amortecedor que vc escolher, pois tem diferenças significativas entre eles : convencional, gás, dupla açao e especificos para direção.
De antemão, vejo 1 ponto + e outro - ...
a) vai poupar mais os pivos e barras de direção, amortecendo porradas;
b) se a DH é bem leve, vai ganhar + 1 ponto de resistencia, em especial em manobras rápidas para estacionar. E se o amortecedor entortar ou travar na trilha, vai ter que retirar...
Mas ... eu tb estou pensando nesta adaptação pois tenho pneus cravudos 235/75/15 que certamente forçam bem mais a suspensão original.
[ ] s
Pois é Flávio, eu concordo contigo salvo ítem b), algo que acho muito improvável de acontecer.
Me diga uma coisa, até onde eu pesquisei os amortecedores de direção são à óleo mesmo. Confirma?