
Postado originalmente por
mauricio_silva
Pode-se dizer que o Jimny é uma evolução do Samurai. O porte dos dois é semelhante (com ligeira vantagem para o Jimny), ambos tem chassis e eixos rígidos na traseira e na dianteira.
Os Samurais mais antigos (anteriores a 1997) tem suspensão por feixes de mola (dianteira e traseira) e os mais novos, molas helicoidais na dianteira e feixes de mola na traseira. O Jimny tem suspensão por molas helicoidais (dianteira e traseira).
Enquanto o Samurai é mais "espartano" (poucos acessórios de conforto, sem direção hidráulica; é um 4x4 "puro e duro"), o Jimny é mais confortável e luxuoso (tem direção hidráulica e o acionamento do 4x4 é feito por teclas no painel, enquanto no Samurai é feito por alavanca; o sistema de engate de roda-livre é automático).
O Samurai, como um todo, lembra muito um Jipe Ford/Willys (em escala reduzida), tendo manutenção simples e primando pela robustez. Já o Jimny está mais para um Wrangler (em escala reduzida também), aliando conforto e sofisticação ao desempenho off-road.
O Jimny substituiu o Samurai, sendo, portanto, mais moderno que seu antecessor.
[]s.
Maurício (Tche)