Ontem comprei um Jimny 2000/2001 em Fortaleza.
Na primeira saída da loja, botei 4 pneus novos BF All Terrain 215 75 15, fui para as dunas com meu amigo Leo Cabral com 12 libras nos pneus, aprendi um pouco como manobrar na areia, não consegui subir completamente duas dunas (mas vou aprender!), atolei enquanto simultaneamente descia um barranco e manobrava à esquerda, fui socorrido por dois quadricicleiros, que junto com Leo, subiram na traseira direita do Jimny que estava com o pneu pro ar, conseguindo então tracionar o carro. Gleyson Art Luz havia sido acionado pelo celular e na maior alegria estava se preparando para nos ajudar com seu Troller chipadão. Como saímos logo da enrascada, deu para evitar de Gleyson ir para as dunas. Valeu Gleyson!
Dali fui direto para a estrada até Natal:
Condições para toda a viagem:
Sozinho, ar condicionado desligado, com vidro do motorista fechado, vidro do passageiro aberto 17 cm (estava ótimo, melhor do que ar condicionado e o vento não fazia muito barulho), sem bagagem, pneus com 20 libras.
Velocidade máxima: 100 km/h
Rotação máxima: 4000 rpm
Rotação para troca de marcha para cima: 3500 rpm.
Rotação para troca de marcha para baixo (exceto da segunda para a primeira): 2500 rpm.
1° trecho: Fortaleza - Mossoró - 226 km.
Saída: 17:20 h
Chegada: 20:15 h
Duração da viagem: 2h55
Abastecimento em Mossoró - 22,3 L
Consumo: 10,1 km/L.
Velocidade média: 77,48 km/h
2° trecho: Mossoró - Natal - 280 km.
Saída: 20:18 h
Chegada: 23:39 h
Duração da viagem: 3h21
Abastecimento em Natal - 26,9 L
Consumo: 10,4 km/L.
Velocidade média: 83,58 km/h
Comentários:
O carro desenvolve bem e ultrapassa fácil.
Como foi minha primeira viagem com um 4x4, senti bem a diferença para um carro de passeio comum, pois quando há imperfeições na pista, a gente sente bastante o impacto, por causa da suspensão mais dura.
A direção é bem molinha, e a ergonomia é boa.
Depois da troca por um pneu maior, o carro passou a marcar a quilometragem 96,8% da real (comparei os marcos de km ao longo da estrada com o registrador de quilometragem do veículo em trechos curtos e em trechos longos), e consequentemente a velocidade também. As estatísticas apresentadas foram calculadas com a devida correção. Depois vou pesquisar como ajustar o sistema para marcar corretamente.
Achei o consumo de 10 km/L alto comparando com o que outros proprietários conseguiram e informaram no forum. Vou alterar o modo de guiar o carro na próxima viagem para ver se consigo reduzir o consumo.
Um abraço e
Feliz Natal para todos!
Sandro