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  • #49
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    Citação Postado originalmente por Fabio Geo Ver Post
    Saudações!!! Compartilhando vídeo mostrando o rompimento de ponto de ancoragem do Jimny... ....para si pensar....
    Já tinha visto esse vídeo. Acho que é de um dos caras aqui do forum...
    Realmente não dá pra entender porque o jimny não vem com pontos de ancoragem de fábrica. Até carros que imitam 4x4 tem e nós temos que adaptar reboques.
    JIMNY NA LAMA
    CLICA AÍ :::::::
    :> http://www.youtube.com/watch?v=5SKo6wjJNnA

  • #50
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    Citação Postado originalmente por Treco Ver Post
    Já tinha visto esse vídeo. Acho que é de um dos caras aqui do forum...
    Realmente não dá pra entender porque o jimny não vem com pontos de ancoragem de fábrica. Até carros que imitam 4x4 tem e nós temos que adaptar reboques.

    Esse ai do vídeo é o do Sandro Natal, colega nosso, ele já alterou um monte de coisas desde esse epsódio...
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #51
    Jeff, cometi dois erros nesse episódio.
    Primeiro erro: a puxada foi em um ângulo que não coincidiu com a direção da parte mais reforçada do ponto de ancoragem. Se observar a peça, ela é mais resistente na direção do carro, ou seja, tem que puxar bem de frente.
    Segundo erro: o carro estava muito preso na lama, todos os dois eixos, incluindo diferenciais, estavam afundados na lama. O esforço necessário para puxar o carro nessa condição teria que ser muito grande. A técnica adequada para puxar um carro preso assim, é uma puxada suave, e não uma puxada repentina. Teríamos duas opções para uma puxada eficaz. Uma boa seria puxar sem àngulo, e com dois carros em série, assim, com 8 pontos de apoio no solo, conseguiria-se uma tração mais controlada. A outra opção, que é melhor ainda, seria com a técnica do pneu estepe em pé na frente do veículo, fazendo uma alavanca na cinta, de modo que o carro seria levantado da lama. Claro que também sem ângulo.

    Eu ainda não preparei os novos pontos de ancoragem, em janeiro eu soldarei de volta os pontos originais e acrescentarei um ponto na frente e um atrás mais resistentes.

  • #52
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    Citação Postado originalmente por sandro-natal Ver Post
    Jeff, cometi dois erros nesse episódio.
    Primeiro erro: a puxada foi em um ângulo que não coincidiu com a direção da parte mais reforçada do ponto de ancoragem. Se observar a peça, ela é mais resistente na direção do carro, ou seja, tem que puxar bem de frente.
    Segundo erro: o carro estava muito preso na lama, todos os dois eixos, incluindo diferenciais, estavam afundados na lama. O esforço necessário para puxar o carro nessa condição teria que ser muito grande. A técnica adequada para puxar um carro preso assim, é uma puxada suave, e não uma puxada repentina. Teríamos duas opções para uma puxada eficaz. Uma boa seria puxar sem àngulo, e com dois carros em série, assim, com 8 pontos de apoio no solo, conseguiria-se uma tração mais controlada. A outra opção, que é melhor ainda, seria com a técnica do pneu estepe em pé na frente do veículo, fazendo uma alavanca na cinta, de modo que o carro seria levantado da lama. Claro que também sem ângulo.

    Eu ainda não preparei os novos pontos de ancoragem, em janeiro eu soldarei de volta os pontos originais e acrescentarei um ponto na frente e um atrás mais resistentes.
    Concordo plenamente Sandro... Na verdade isso seria um trabalho para um bom guincho!
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #53
    Jeff, nem sempre o guincho é uma boa opção para esse caso, pois na semana seguinte, voltamos lá, e um amigo nosso com Troller com guincho ficou preso na lama. Ele estava tão preso na lama, que o esforço no guincho foi enorme, chegando a empenar a base de aço do guincho (original e de chapa bem grossa), pois à medida que o guincho puxava, a frente do carro abaixava, mantendo a aderência do terreno, que impedia o carro de avançar.

    No caso dele, a técnica mais adequada seria o uso do pneu estepe em pé na frente do carro, fazendo uma alavanca com a cinta ou com o cabo do guincho, puxando o carro para cima. No caso da alavanca com o guincho, para não danificar o pneu, teria-se que protegê-lo com algum material que não permitisse que o cabo de aço o machucasse.

  • #54
    Jeff, eu vou editar e postar no youtube o video daquela desatolada do Troller nos Apertados de Currais Novos.
    Nesse episódio, no qual nós dois estávamos presentes, nosso amigo só saiu do atoleiro com a técnica do pneu em pé. Passamos mais de uma hora e meia tentando tirar o carro do atoleiro, puxando de todo jeito, e nada. Nem com 2 Troller puxando em série deu certo!
    Por estar preso no terreno, todo o esforço que fazíamos para puxar a viatura era enorme.
    Quando partimos para a técnica do pneu, o carro que puxava não fez quase nenhum esforço, pois quando o pneu levantava a viatura, desprendendo-a do solo, a tração necessária para puxá-la era mínima. O carro saiu do atoleiro na hora!

  • #55
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    Citação Postado originalmente por sandro-natal Ver Post
    Jeff, eu vou editar e postar no youtube o video daquela desatolada do Troller nos Apertados de Currais Novos.
    Nesse episódio, no qual nós dois estávamos presentes, nosso amigo só saiu do atoleiro com a técnica do pneu em pé. Passamos mais de uma hora e meia tentando tirar o carro do atoleiro, puxando de todo jeito, e nada. Nem com 2 Troller puxando em série deu certo!
    Por estar preso no terreno, todo o esforço que fazíamos para puxar a viatura era enorme.
    Quando partimos para a técnica do pneu, o carro que puxava não fez quase nenhum esforço, pois quando o pneu levantava a viatura, desprendendo-a do solo, a tração necessária para puxá-la era mínima. O carro saiu do atoleiro na hora!
    Eu lembro, e concordo com você... Outra coisa que tem que ser feita é exatamente o que você também já relatou, mas que muita gente esquece: tem que puxar bem devegar para que o terreno embaixo da viatura se recomponha e ele suba... se puxar rápido não dá esse tempo e ele realmente só afunda mais...

    Na técnica do Pneu, quanto mais próximo da viatura ele ficar melhor, pois a força será maior.... Isso faz com que deva se puxar aos poucos e reposicionando o pneu para próximo da viatura...

    No caso dos apertados, o que dificultava também era a falta de terreno firme, pois mesmo bem distante do troller afundado não havia aderência para tracionar... Mas você está corretíssimo, a técnica do pneu na sua situação acho que seria a mais indicada.....
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #56
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    Aqui tem um vídeo ilustrando muito bem como NÃO se desatolar um carro nesta situação... rsrs

    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #57
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    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Aqui tem um vídeo ilustrando muito bem como NÃO se desatolar um carro nesta situação... rsrs

    Essa história de puxar direto pela bola do engate também está errada, procede?

  • #58
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    Assim que se faz:

    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #59
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    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Assim que se faz:

    finus!

    valeu mister Clemente! Deu até vontade de investir num kit resgate decente. Impressionante o funcionamento da cinta elástica! Aprendi muito com este vídeo!

    abs,

    Thiago

  • #60
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    Pessoal, não encontrei outro tópico, então a pergunta segue aqui...

    Qual seria a cinta recomendada pra ter no jimny e qual a extensão? 4000kg? 6 metros?

    Abraço!

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