Postado originalmente por
GustavoR
Primeiro, gostaria de responder à amiga, que tem dúvidas sobre financiar um carro novo ou permanecer com o vitara!
Tenho um vitarinha de uso diário, e que também uso e preparo para trilhas, e já fiz trilhas bem pesadas com ele. O Vitara, com a manutenção em dia é um carro bem confiável, razoavelmente confortável e que te permite ter um carro com bom visual e com acessórios.
Um popular completo custa uns 30.000,00 novo, com os mesmos acessórios (ar, dh, ve, te) e sem 4x4, e tendencialmente desvalorizará bastante nos primeiros cinco anos, provavelmente chegando ao valor do Vitara, enquanto o vitara tem um preço constante, que tende a não se desvalorizar bastante, pois tem um grande público cativo.
Agora, vai gerar manutenções assim como um carro de passeio, só que com mais dificuldades de peças de reposição e de manutenção especializada. Aí o custo benefício desta troca, você tem que avaliar, e pesar o valor sentimental do carro.
Quanto ao amigo que tem uma experiência ruim com o Vitara, realmente é uma pena!
O meu é bastante equipado, alto, pneus agressivos e faz trilhas pesadas. Estou atualmente equipando com guincho, refazendo os lift de suspensão (subindo mais um pouco), e não tenho um histórico de quebras muito grande. É claro que jipe que faz trilha quebra, seja qual for o jipe! Mas tenho achado que o meu tem me dado a manutenção equivalente ao dos amigos que tem troller, samurai, e outros!
Eu escolhi o vitarinha porque é um carro que permite certo conforto para viagens longas, expedições (para duas pessoas), e também vai bem em trilhas pesadas! Retifiquei o motor, troquei as caixas satélites pelas da tracker diesel (um pouco mais robustas), focinho do diferencial de ferro, body lift e lift de suspensão, guincho 9500lbs, parachoques tubulares, xcrawler, alternador de 120ah para o guinhco, e recentemente uma barraca de teto bluecamping para as expedições que faço com a patroa! Chegamos a fazer viagens de 5000km no carro e é só alegria!
Talvez a experiência do amigo tenha sido pior que a minha, como se vê pelo relato dele. Mas eu gostaria de apresentar esse contraponto, como um satisfeito proprietário!