
Postado originalmente por
Trabage
Comprei um GV automático há uns dois meses e estou muito satisfeito com ele.
Mas estive pensando...Quando ocorre aquaplanagem (e também derrapagem, creio) a recomendação é que se tire o pé do acelerador, evitando usar o freio, para diminuir a velocidade do carro e recuperar o controle (usar o freio poderia travar as rodas piorando a situação).
Ocorre que com o câmbio auto, ao se tirar o pé do acelerador é engatada uma marcha mais alta (caso já não esteja na mais alta) e o carro fica ainda mais "solto".
O que se deve fazer para recuperar controle do carro nessas situações?
Isso me aconteceu indo para Monte Verde com o GV. Quem conhece a estrada de Camanducaia para Monte Verde sabe que ela é horrível. Quando fui alguns trechos estavam com uma areia bem fina sobre o asfalto e em uma curva o GV saiu de traseira, tirei o pé do acelerador, controlando a derrapagem mas (logicamente pelo que foi dito acima) a velocidade continuou alta demais para a situação, então pisei MUITO LEVEMENTE no freio, diminuindo a velocidade e controlando o carro. Claro que tudo isso aconteceu muito rápido, em segundos.
Será essa atitude a única possível em carros com câmbio auto?