x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11

Tópico: Off-Set??

Usuário Avatar de Felipe Nogueira Torrano
    Entrada
    11/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Off-Set??

Fala Galera!!

Estou com uma dúvida sobre esse tal de off-set!!
    Tenho um Vitara que veio com rodas de off-set bem negativo. (para fora não é isso?)
    Gostaria de saber como determinar de quanto é esse off-set!
    Tem alguma marcação?? Só sei que é bem pra fora e pelo que vi no fórum deve ser -25!!

Outra dúvida é qual a diferença de se usar rodas mais para fora ou mais para dentro?? O que muda no comportamento do carro??
    O meu Vitara balança muito... parece que ele rebola o tempo todo!! Mas acho que é por causa dos pneus 31'... muito grandes! Vou trocá-los por 235 até porque com a altura dele (calços de 2' na suspensão) esse é o maior tamanho sem raspar em nada!!

Valeu Galera!!
    []'s
    DE VOLTA! - CJ-5 1966 Original de tudo - JUVENAL o Jipe

Banido
    Entrada
    06/01/2007
    Citação Postado originalmente por Felipe Nogueira Torrano Ver Post
    Fala Galera!!

Estou com uma dúvida sobre esse tal de off-set!!
    Tenho um Vitara que veio com rodas de off-set bem negativo. (para fora não é isso?)
    Gostaria de saber como determinar de quanto é esse off-set!
    Tem alguma marcação?? Só sei que é bem pra fora e pelo que vi no fórum deve ser -25!!

Outra dúvida é qual a diferença de se usar rodas mais para fora ou mais para dentro?? O que muda no comportamento do carro??
    O meu Vitara balança muito... parece que ele rebola o tempo todo!! Mas acho que é por causa dos pneus 31'... muito grandes! Vou trocá-los por 235 até porque com a altura dele (calços de 2' na suspensão) esse é o maior tamanho sem raspar em nada!!

Valeu Galera!!
    []'s
    Se eu não me engano no site da Mangels tem um tutorial ensinando sobre offsets, tala, furação, etc.
    O problema das rodas para fora é com a fiscalização. Seus pneus não raspam no paralamas não?
    Qual a calibragem vc está usando? Experimanta diminuir um pouco pra ver se ele diminui esse balanço.
    Abs.

Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimento: 1

off set ou et

OFFSET (ET)

Podemos dizer, em termos gerais, que o Off-Set da roda é o quanto ela fica deslocada de seu centro, como exemplo um Niva possui rodas com Off-Set positivo enquanto que, no Vitara é próximo de zero, ou seja quanto mais negativo o valor mais o centro aproxima-se do carro ou tanto mais "para fora" é a roda.

É a distância entre a face de assentamento da roda e o centro da tala, representado por uma uma linha imáginária ou eixo de simetria conforme figura indicativa.

O off-set pode ser: Positivo, "0" (zero) , negativo.

A medida de Offset é expressa em milímetros.

Off-set positivo - Indica que a face de assentamento da roda está mais próximo da borda dianteira em relação a borda traseira. Esse tipo de Off-set é normalmente utilizado em veículos de passeio e pick-ups leves que derivam desses veículos.

Off-set "0"(zero) - Indica que a face de assentamento da roda está igualmente dividida ou seja no centro da tala.

Off-set negativo - Indica que a face de assentamento da roda está mais próxima da borda traseira em relação a borda dianteira. Esse tipo de off-set é normalmente utilizado em pick-ups de maior porte como por exemplo: F-1000, D20, Silverado, F250, Ranger.

Obs.1: É aconselhável que as duas medidas acima sejam levadas em consideração, para evitar futuros problemas, como pneus raspando no paralama.

Obs.2: Caso você queira colocar aros maiores que 15", mesmo seguindo as medidas acima, talvez seja necessário realizar modificações nos paralamas, como rebatê-los ou alargá-los.

Obs.3:A instalação de uma roda com off-set adequado é muito importante. Ele mantém a boa dirigibilidade do veículo e evita o desgaste prematuro dos pneus e dos componentes de suspensão.

Determinando o OFF-SET ( ET )

1° passo - Medir a dimensão da tala conforme figura 06. Ex.: Valor encontrado 180mm
    2° passo - Dividir o valor encontrado por 2 (dois), para obtermos o centro da tala ( 90mm ).
    3° passo - Valor do Back-space já encontrado ( 130 mm ) conforme Figura 03.
    4° passo - Calculando o Off-set.Fórmula:
    Off-set = Back-space - ( Tala / 2 )
    Off-set = 130 - ( 180 / 2 )
    Off-set = 130 - 90
    Off-set = +40
    Off-set = 40mm positivo
    Off-set negativo: O Off-set será negativo quando o Back-space for menor que a dimensão da ( Tala / 2 ), no exemplo vamos utilizar um Back-space de 85mm e a Tala de 180mm.
    Ex.: Off-set = 85 - ( 180 / 2 )
    Off-set = -5mm negativo
    Off-set "0" (zero): O Off-set será "0"(zero) quando o Back-space coincidir com o meio da tala , no exemplo vamos utilizar um Back-space de 90mm e a Tala de 180mm.
    Ex.: Off-set = 90 - ( 180 / 2 )
    Off-set = 0 ( zero )

Como Determinar o Off-set de uma Roda 2
    • O primeiro passo para obtermos o off-set da roda é calcularmos o backspace (vide item 03 / figura 03);
    • Em seguida medimos a dimensão da tala (A) até (B), (Conforme fig. 05), dividimos o valor encontrado por 2 para obtermos o centro da tala (90mm);
    • Após termos os dois valores fazemos a subtração do centro da tala do valor encontrado no backspace.
    • Temos então:

Veja:

http://guia.mercadolivre.com.br/offset-et-roda-automovel-22110-VGP
    http://www.carrosnaweb.com.br/dicasrodas.asp
    http://suzukioffroad.com.br/tecnica/offset.pdf
    http://www.vaska.com.br/indice8.htm
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Off-Set??-clip8.gif   Off-Set??-offset.jpg   Off-Set??-image002.jpg   Off-Set??-clip11.gif  
    4X4 Brasil
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

Question offset roda original do niva

Ola pessoal!

Sou niveiro novato, na realidade so dirigi o nivinha de casa para o mecanico, do mecanico para o detran e de volta para o mecanico.
    estou ficando inspirado com as reformas que tenho acompanhado pelo site. O pessoal capricha mesmo. Aqui tenho facilidade de adquirir peças no Uruguay, e a um bom preço. Tambem pneus e rodas.
    Tenho muitas duvidas, entre elas: Qual o offset da roda original do Niva, sei que da para calcular medindo a roda, mas se alguem souber, agradeço a informação.

Jose francisco Franck

Usuário Avatar de nanito
    Entrada
    24/05/2007
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Jfranck Ver Post
    Ola pessoal!

Sou niveiro novato, na realidade so dirigi o nivinha de casa para o mecanico, do mecanico para o detran e de volta para o mecanico.
    estou ficando inspirado com as reformas que tenho acompanhado pelo site. O pessoal capricha mesmo. Aqui tenho facilidade de adquirir peças no Uruguay, e a um bom preço. Tambem pneus e rodas.
    Tenho muitas duvidas, entre elas: Qual o offset da roda original do Niva, sei que da para calcular medindo a roda, mas se alguem souber, agradeço a informação.

Jose francisco Franck
    Me parece que o offset das rodas originais do niva são positivos. Agora, em número eu não tenho nem idéia. Tenta no tópico do NIVA que com certeza vc vai descobrir!

[]´s
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

Thumbs up

Valeu Nanito!

Hummmm.......
    Lí entendi mais queria conversar um pouco mais.

Na matéria da suzukioffroad diz que no samuka de feixe um off set negativo melhora a estabilidade mas compromete os componentes! (e vc pode mudar a medida para um 235!)

Minha dúvida fica se eu quiser usar um pneu 255 (que me parece uma medida mais comum e fácil de achar pneus!!!) Vou ter que mandar fazer rodas com off-set negativo, ou acho elas para comprar?

Dentro de minha ignorância fiquei imaginando o serviço de cortar e soldar as rodas do samuka... (não tenho um cara de confiança pra fazer tal serviço aqui! )

Tem algum modelo de roda com furação igual a do samurai que seja off-set negativo original?

Abraços
    SW4 1999 3.0D (Drive a legend!) Ex-Samurai, 93 "Delicado" - X-Crawler in side - Ex-Vitara Oz, 92 (Australia) Ex-Niva, 92 "Mercúrio"

Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Mineiro do Cerrado Ver Post

Minha dúvida fica se eu quiser usar um pneu 255 (que me parece uma medida mais comum e fácil de achar pneus!!!) Vou ter que mandar fazer rodas com off-set negativo, ou acho elas para comprar?
    vc tem duas opcoes: ou compra aros com offset ja negativos ou usa um alargador... veja no site www.garra4x4.conm.br
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

Murillus,,

Valeu pela atenção! Acho que a saída mais tranquila é comprar as rodas já prontas!
    Vou ficar "de butuca" esperando uma oportunidade!

Abraços
    SW4 1999 3.0D (Drive a legend!) Ex-Samurai, 93 "Delicado" - X-Crawler in side - Ex-Vitara Oz, 92 (Australia) Ex-Niva, 92 "Mercúrio"

Entrada
    11/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Pai do Pedro Ver Post
    Se eu não me engano no site da Mangels tem um tutorial ensinando sobre offsets, tala, furação, etc.
    O problema das rodas para fora é com a fiscalização. Seus pneus não raspam no paralamas não?
    Qual a calibragem vc está usando? Experimanta diminuir um pouco pra ver se ele diminui esse balanço.
    Abs.
    Fala Pai do Pedro!!

As rodas ficam um pouco para fora sim mas o Vitarinha tem umas extensões de borracha que "alargam" o paralamas!! Até agora sem problemas com fiscalização...

Os pneus raspam mas não é nos paralamas!! Eles raspam dentro da caixa de rodas: na parte de trás nas rodas traseiras quando articula;

Acho que é isso... Mas preciso verificar com mais cuidado!!

Muito obrigado pela dica do site... vou fuçar!!

[]'s

Entrada
    11/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Fala Murillus!!

Fantástica essa sua explicação!! Muito obrigado pela sua boa vontade...
    O problema é que sou bem leigo mesmo!! Não sei se consigo fazer essas medições, mas vou tentar!!

Quando vc diz que o off-set correto é importante se refere ao off-set original?? Se for isso estou totalmente fora!!

Obrigado mesmo pela ajuda!!!
    []'s

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem