Essa questão do câmbio mecânico e do automático é um assunto complicado.
Eu tive uma Pajerinho automática, depois de mais de 25 anos com carros de câmbio mecânico. No começo é um tal do pé esquerdo procurar a embreagem e tocar o freio. Se não tomar cuidade, toma uma paulada na trazeira. Depois de um tempo a gente acaba acostumando. Em conforto, é nota dez. A manutenção e a durabilidade não é difícil. Basta seguir as orientações do manual.
Para estrada de terra, depois de acostumado, não faz nenhuma diferença, inclusive para o uso da tração, que é bem mais fácil nos câmbios automáticos.
Pessoalmente, gosto mais do câmbio mecânico. Talvez pela sensação de um melhor domínio do carro.
Bom, se der um problema mecânico, a coisa complica. No Brasil, os consertos de câmbios automáticos são sempre mais caros em qualquer veículo. Fora isso, câmbio automático mexido, nunca mais volta ao normal.
Quanto ao consumo, o câmbio automático não dá muita opção de controle de giro do motor, o que implica geralmente em maior consumo de combustível.
De outro lado, o aproveitamento da potência com os automáticos é redondinho.
É isso.