x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
    Usuário
    Entrada
    08/02/2008
    Agradecimentos: 0

câmbio automatico ou manual?? Qual o melhor?

Olá, estou querendo comprar um vitara, e não sei qual a melhor opção. Cambio automatico ou manual????
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Horacio Teles
    Entrada
    26/10/2007
    Local
    São Paulo/SP

Minha opinião

Citação Postado originalmente por edu barreto Ver Post
    Olá, estou querendo comprar um vitara, e não sei qual a melhor opção. Cambio automatico ou manual????
    Olá Edu.
    Essa questão do câmbio mecânico e do automático é um assunto complicado.
    Eu tive uma Pajerinho automática, depois de mais de 25 anos com carros de câmbio mecânico. No começo é um tal do pé esquerdo procurar a embreagem e tocar o freio. Se não tomar cuidade, toma uma paulada na trazeira. Depois de um tempo a gente acaba acostumando. Em conforto, é nota dez. A manutenção e a durabilidade não é difícil. Basta seguir as orientações do manual.
    Para estrada de terra, depois de acostumado, não faz nenhuma diferença, inclusive para o uso da tração, que é bem mais fácil nos câmbios automáticos.
    Pessoalmente, gosto mais do câmbio mecânico. Talvez pela sensação de um melhor domínio do carro.
    Bom, se der um problema mecânico, a coisa complica. No Brasil, os consertos de câmbios automáticos são sempre mais caros em qualquer veículo. Fora isso, câmbio automático mexido, nunca mais volta ao normal.
    Quanto ao consumo, o câmbio automático não dá muita opção de controle de giro do motor, o que implica geralmente em maior consumo de combustível.
    De outro lado, o aproveitamento da potência com os automáticos é redondinho.
    É isso.

Usuário
    Entrada
    08/02/2008
    Valeu Horacio pela resposta.

Na verdade, tenho outras dúvidas que talvez vc possa me adiantar.
    Estou em duvida entre dois vitaras, o preto que está em perfeito estado, porêm é um 2.0 automático, deve beber pacas não é?
    E o prata que tb está em ótimo estado e é um 1.6 8v manual que pelo que eu entendi no forum, é o ideal para o que estou procurando, ou seja um carro muito mais econômico e também bastante confortável tanto na estrada como na terra.
    Dê uma olhada nos dois, e veja o que vc acha?
    Abraços,
    Edu

-suzukivitara38992122007100518071140-2-.jpg

-294473_876776929_g-1-.jpg

Entrada
    26/10/2007
    Local
    São Paulo/SP

Difícil escolha

Estou em duvida entre dois vitaras, o preto que está em perfeito estado, porêm é um 2.0 automático, deve beber pacas não é?
    E o prata que tb está em ótimo estado e é um 1.6 8v manual que pelo que eu entendi no forum, é o ideal para o que estou procurando, ou seja um carro muito mais econômico e também bastante confortável tanto na estrada como na terra.
    Abraços,
    Edu

Edu, a escolha é difícil mesmo. Os dois estão muito bonitos. Bom, eu já tive Blazer, Pajero, e atualmente tenho uma Tracker diesel. Cada carro tem vantagens e desvantagens. Pela potência, eu aconselharia um carro 2.0. A minha Pajerinho era 1.6 e a Blazer 4.3 e a Tracker é 2.0. A escolha depende do uso. Cada um desses carros, bem como os outros que tive serviram conforme a finalidade. Acho que não tem carro ruim; o que tem mesmo é carro mal cuidado. Aí dá-lhe problemas. Mas no seu caso, talvez fosse melhor dar uma volta em cada um dos carros para sentir melhor as duas máquinas. Em se tratando de 4x4, não deixe de pegar umas subidas para ver como o motor responde. O resto é jeito.
    Qualquer dia destes pretendo pegar aqui a patroa para um passeio a São Francisco Xavier. Pelo que li é um lugarzinho muito aprazível.

Usuário Avatar de Pablo Toledo
    Entrada
    06/05/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Edu;

Adicionando ao que foi dito até agora, tudo depende da finalidade que dará ao carro. Se fizer trilha, o ruim do automático é que você perde o freio motor em muitas situações, mesmo na reduzida. Aí vai ter que segurar no freio mesmo. Com o mecânico isso não acontece.

Sem falar que o Vitara não se preza pela grande potência do motor, o que na minha opinião joga contra o câmbio automático também. Uma coisa é câmbio automático numa Cherokee Sport com muito torque e quase 200cv; outra coisa bem diferente é num Vitara de oitenta e poucos cavalos e torque bem mais baixo.

Mas, se pretende apenas fazer uso urbano do carro e no máximo entrar com ele numa estrada de terra sem receios, então o automático lhe será muito mais confortável, mas lembrando que ele tem custo de manutenção mais elevado.

[]s

Entrada
    26/10/2007
    Local
    São Paulo/SP

É isso

Citação Postado originalmente por Pablo Toledo Ver Post
    Edu;

Adicionando ao que foi dito até agora, tudo depende da finalidade que dará ao carro. Se fizer trilha, o ruim do automático é que você perde o freio motor em muitas situações, mesmo na reduzida. Aí vai ter que segurar no freio mesmo. Com o mecânico isso não acontece.

Sem falar que o Vitara não se preza pela grande potência do motor, o que na minha opinião joga contra o câmbio automático também. Uma coisa é câmbio automático numa Cherokee Sport com muito torque e quase 200cv; outra coisa bem diferente é num Vitara de oitenta e poucos cavalos e torque bem mais baixo.

Mas, se pretende apenas fazer uso urbano do carro e no máximo entrar com ele numa estrada de terra sem receios, então o automático lhe será muito mais confortável, mas lembrando que ele tem custo de manutenção mais elevado.

[]s
    É isso aí Pablo. Toda a aquisição de carro tem que levar em conta a finalidade específica. Fora o câmbio, tem um monte de outros fatores que precisam ser considerados.

Usuário Avatar de nanito
    Entrada
    24/05/2007
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Agradecimentos: 2
    Cara, câmbio auto ou manual é uma questão pessoal na verdade. Vai depender se vc gosta ou não deste item de praticidade e conforto.

Sempre andei em carros com câmbio manual até comprar o vitara. Posso dizer que é muito bom, mesmo que ele já tenha sido reformado (conversor de torque, coisa comum nos vitaras). Por enquanto não me deu problemas, é só abrir o olho no nivel do óleo.

Bom, quanto à dirigibilidade, ele é muito confortável, as trocas são macias, e ao contrário do que muita gente diz VC gerencia as trocas de marcha, é só controlar o pé no acelerador. Pelo menos é assim que eu me sinto, EU mando no controle do carro. Quanto à potência, acredito que ele não use 100% a potência do carro, o câmbio auto "rouba" um pouco da potência do motor (o tal conversor de torque) mas nada muito significativo, só o suficiente pra aumentar o consumo (o manual faz 7~8km/l na cidade, o auto faz uns 6~7km/l). Mas o conforto compensa esse aumento de consumo, na minha opinião.

Na trilha ele vai muito bem, é completamente selado, não corre risco de entrar lama na embreagem e ter que trocar por uma nova. Coisa muito comum em quem troca de marcha no meio do atoleiro. Com o câmbio auto, vc controla a tração da viatura, evitando que ela patine sem necessidade, enquanto que na embreagem vc tem que ficar segurando o pé e às vezes, deixando escapar o pedal, fazendo com que o carro apague no meio de um enrosco. O câmbio auto não queima disco que nem as embreagens tradicionais. O único defeito que aponto no auto, é o fato das relações de marcha serem maiores, fazendo com que se perca a 1ª reduzida. Vc não tem 1ª reduzida em câmbio auto. Pra descer uma ladeira de lama, tem que ter um pouco de braço pra não parar lá no meio do mato

Em relação à manutenção, caso vc seja um proprietário zeloso que faz bastante manutenção preventiva, o câmbio auto não vai te dar trabalho e nem vai lhe custar caro. Fazendo as trocas de óleo no momento certo, assim como filtro e juntas, o câmbio auto vai muito longe.

Tá aí o meu parecer!!

[]´s e boa sorte na escolha!
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Se não tiveres problemas com o custo do combustível o automático 2.0 será sem dúvidas uma opção melhor, porém se prezas pelo baixo consumo e não exiges desempenho de esportivo, então o 1.6 será melhor.
    Eu pessoalmente penderia para o 2.0 AT porém batia o martelo no 1.6 Mec pois será mais fácil de vender e o custo do km rodado é menor.
    4X4 Brasil
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário
    Entrada
    08/02/2008

valeu galera

Valeu galera pelas dicas, me foram muito valiosas.

Abraço a todos

Edu

escolha de vitara

Abraços,
    Edu

Pelas fotos o pretinho é 6cc, V6, bebe pra caralho, e dizem que é mais quebrador, peças mais difícil de consegui, este nunca possui. Já o 1.6 8v é show, tivemos 3 desses aqui em casa em épocas diferente é claro! Eu preferiria este. Embora o preto seja mais bonito.

sds

Breno

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem