
Postado originalmente por
Fabil
bao... vamos por partes:
1- chevette junior é mosca-branca de zoio-azul em desmanches, entao esquecam de achar um acoplamento viscoso dele...
2- o acoplamento viscoso faz a ventiunha girar em qualquer rotacao, independente da temperatura do motor. ligou ela gira... p/ testar se ela esta funcionando, com o motor desligado tente roda-la com a mao, se girar com uma pequena resistencia, está boa... se girar totalmente livre, ou estiver travada, esta estragada
3- travar o acoplamento viscoso p/ quem faz TRILHA nao é uma boa ideia.. a principal funcao do acoplamento viscoso é permitir que a ventuinha seja parada sem danos as pás por exemplo numa travessia de rio, onde a agua trava as pás.. em carros que nao tem acomplamento viscoso é comum quebrar pás ou pas entortarem e furar o radiador..
4- realmente é dolorido pagar 800,00 num acoplamento viscoso, no dia que o meu estragar ranco tudo fora e coloco uma ventoinha eletrica de algum carro nacional.
5- o sistema de arrefecimento dos vitaras/samurais realemnte NAO é selado, e aque;e reservatorio de expansao é p/ conter o liquido que sai sob pressao pela tampa e que depois que o motor esfria o liquido volta p/ dentro do radiador. entao quando ele "vaza" do radiador p/ p reservatorio ele vai "fervendo" mesmo... borbulhando e tal.. é normal
6- se a quantidade de liquido que vaza p/ o reservatorio SEMPRE passar do maximo ao ponto de entornar pela mangueira de ladrao, é sinal de que sua tampa do radiador esta estragada.. a tampa deve abrir somente a pressao de 0.9bar