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  • #13
    Usuário Avatar de Fabil
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    bao... vamos por partes:

    1- chevette junior é mosca-branca de zoio-azul em desmanches, entao esquecam de achar um acoplamento viscoso dele...
    2- o acoplamento viscoso faz a ventiunha girar em qualquer rotacao, independente da temperatura do motor. ligou ela gira... p/ testar se ela esta funcionando, com o motor desligado tente roda-la com a mao, se girar com uma pequena resistencia, está boa... se girar totalmente livre, ou estiver travada, esta estragada
    3- travar o acoplamento viscoso p/ quem faz TRILHA nao é uma boa ideia.. a principal funcao do acoplamento viscoso é permitir que a ventuinha seja parada sem danos as pás por exemplo numa travessia de rio, onde a agua trava as pás.. em carros que nao tem acomplamento viscoso é comum quebrar pás ou pas entortarem e furar o radiador..

    4- realmente é dolorido pagar 800,00 num acoplamento viscoso, no dia que o meu estragar ranco tudo fora e coloco uma ventoinha eletrica de algum carro nacional.

    5- o sistema de arrefecimento dos vitaras/samurais realemnte NAO é selado, e aque;e reservatorio de expansao é p/ conter o liquido que sai sob pressao pela tampa e que depois que o motor esfria o liquido volta p/ dentro do radiador. entao quando ele "vaza" do radiador p/ p reservatorio ele vai "fervendo" mesmo... borbulhando e tal.. é normal

    6- se a quantidade de liquido que vaza p/ o reservatorio SEMPRE passar do maximo ao ponto de entornar pela mangueira de ladrao, é sinal de que sua tampa do radiador esta estragada.. a tampa deve abrir somente a pressao de 0.9bar
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #14
    Usuário Avatar de josuenog
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    Fabil boa tarde. Deixa eu entender. A ventoinha de acoplamento viscoso funciona todo o tempo pelo que vc disse. e soh ligar o motor e ela ja esta acionada. O que eu não entendo no meu Suzuka eh que quando estou parado num engarrafamento por exemplo, a temperatura que estava trabalhando na faixa do meio no indicador , vai rapidamente subindo ateh chegar quase ao Hot,como eu disse enteriormente. Aih entra uma outra ventoinha creio eu que deve ser do ar condicionado, que não estava ligado e a temperatura baixa umpouco quase ate a faixa do emio e fica assim modulando.Eu não entendo porque nos Suzukis não tem um sistema como outros carros de acionamento de uma ventoinha eletrica quando a temperatura sobe.

  • #15
    Usuário Avatar de Fabil
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    sim.. é assim mesmo.. mas faca o teste que disse.. o seu acoplamento viscoso pode estar com pouca ou nenhuma resistencia a rotacao do motor.. com o motor desligado gire-a com a mao... vc pode inclusive com ela na sua mao pedir alguem p/ ligar o motor e vá acelerando DEVAGAR, a media que o giro do motor sobe a resistencia da ventoinha deve ser maior ( querer girar).. se a nao for , tá ae o problema... o motor sobe de giro mas a ventoinha nao acompanha na forca necessaria...

    e depois de uma certa temperatura, o sistema na tentativa de evitar o superquecimento, liga sozinho a ventuinha do ar condicionado... ou seja.. a ventuinha do A/C é uma emergencia do sistema.. quando ele esta perfeito, a mesma nunca é ligada.. o meu samurai por exemplo nunca armou a ventuinha do A/C ( exceto quando o A/C tá ligado, obvio)

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #16

    desculpe.....

    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    bao... vamos por partes:

    1- chevette junior é mosca-branca de zoio-azul em desmanches, entao esquecam de achar um acoplamento viscoso dele...
    2- o acoplamento viscoso faz a ventiunha girar em qualquer rotacao, independente da temperatura do motor. ligou ela gira... p/ testar se ela esta funcionando, com o motor desligado tente roda-la com a mao, se girar com uma pequena resistencia, está boa... se girar totalmente livre, ou estiver travada, esta estragada
    3- travar o acoplamento viscoso p/ quem faz TRILHA nao é uma boa ideia.. a principal funcao do acoplamento viscoso é permitir que a ventuinha seja parada sem danos as pás por exemplo numa travessia de rio, onde a agua trava as pás.. em carros que nao tem acomplamento viscoso é comum quebrar pás ou pas entortarem e furar o radiador..

    4- realmente é dolorido pagar 800,00 num acoplamento viscoso, no dia que o meu estragar ranco tudo fora e coloco uma ventoinha eletrica de algum carro nacional.

    5- o sistema de arrefecimento dos vitaras/samurais realemnte NAO é selado, e aque;e reservatorio de expansao é p/ conter o liquido que sai sob pressao pela tampa e que depois que o motor esfria o liquido volta p/ dentro do radiador. entao quando ele "vaza" do radiador p/ p reservatorio ele vai "fervendo" mesmo... borbulhando e tal.. é normal

    6- se a quantidade de liquido que vaza p/ o reservatorio SEMPRE passar do maximo ao ponto de entornar pela mangueira de ladrao, é sinal de que sua tampa do radiador esta estragada.. a tampa deve abrir somente a pressao de 0.9bar

    ....CERTO......GAROTO
    4X4 Brasil

  • #17
    .....muito Bem ....

  • #18
    Citação Postado originalmente por MBrau Ver Post
    Gurizada,
    O meu Vitara também está fervendo em trilhas mais pesadas! Já limpei o radiador e coloquei a mistura com aditivo a 50%. Mas não adiantou! Já na estrada a temperatura marcada no relógio fica abaixo do meio! Estou desconfiado que é o acoplamento viscoso que não está "agarrando" ao eixo quando o motor está em températura alta!

    Uma dúvida: Por quê o sistema do Vitara não é selado como o dos outros automóveis? Quando a água ferve gera vapor que força a saída do líquido de arrefecimento para fora do reservatório!!!

    Pode ser junta do cabeçote? Alguém têm mais algum palpite?
    Minha Sidekick ta com os mesmo sitomas que o carro de MBrau apresenta. A agua so ferve em trilhas mais exigentes em dunas principalmente.... no dia-dia nunca ferveu. A agua do reservatorio do meu tambem derrama quando está fervendo....

    Sobre a ventuinha eletrica do A/C, não lembro de ter visto ela ligando quando estava fervendo.... como faço para testar se ela ta funcionando em caso de emergencia???

  • #19
    Usuário Avatar de josuenog
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    Fabil valeu a dica ,agora entendo . Fiz o teste no meu Suzuca com o motor parado. a ventoinha tem uma certa resistencia sim. E quando ligo o motor ela gira junto com o movimento do eixo.

  • #20
    Josuenog, você alguma vez já mandou varetar o seu radiador?? ele pode estar com algumas sujeiras ou entupimento.... isso deve custar para você algo em torno de ums R$80,00 com MO e td + (foi o que eu paguei qndo fiz)....

    Dá uma olhada nisso, pq é muito importante.


    abs
    Citação Postado originalmente por josuenog Ver Post
    Fabil valeu a dica ,agora entendo . Fiz o teste no meu Suzuca com o motor parado. a ventoinha tem uma certa resistencia sim. E quando ligo o motor ela gira junto com o movimento do eixo.

  • #21
    Pra ver se ela tá armando com a viatura quente, acho que só esquentando mesmo heheh acho que não tem como testar o sensor do ar..

    Mas dá pra vc testar se a ventoinha tá funcionando, é só vc, com o carro funcionando, tirar o sensor do ar-condicionado, que está localizado próximo da valvula de temperatura alí... é um plug simples, de 1 fio só.

    Procurei uma foto pra ilustrar mais não achei...

    abs!
    Citação Postado originalmente por HenriqueJr Ver Post
    Minha Sidekick ta com os mesmo sitomas que o carro de MBrau apresenta. A agua so ferve em trilhas mais exigentes em dunas principalmente.... no dia-dia nunca ferveu. A agua do reservatorio do meu tambem derrama quando está fervendo....

    Sobre a ventuinha eletrica do A/C, não lembro de ter visto ela ligando quando estava fervendo.... como faço para testar se ela ta funcionando em caso de emergencia???

  • #22
    Tarde meninos, bem estou eu lah com um parto pra resolver... vamos lah.

    - eliminei o acoplamento viscoso.. travei a elice
    -troquei a valvula termostatica pra uma q abre aos 80°C
    - troquei as mangueiras
    -verifiquei se a bomba d'agua estah funfando ... tireia a cebolinha e liguei o motor bza saiu agua pra todo lado... sinal q a bomba funfa msmo
    ....más oque aconteceu a agua ferveu passou dos 110°C... ou seja algo está errado
    acho que falta fazer uma limpeza geral no radiador e por ultimo verificar a junta do cabeçote.se está perdendo agua por lá... mas verifiquei o oleo do motor e está tudo normal).. aff alguem jah passou por isso????

  • #23
    Usuário Avatar de nanito
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    Citação Postado originalmente por gersonpelegrini Ver Post
    Tarde meninos, bem estou eu lah com um parto pra resolver... vamos lah.

    - eliminei o acoplamento viscoso.. travei a elice
    -troquei a valvula termostatica pra uma q abre aos 80°C
    - troquei as mangueiras
    -verifiquei se a bomba d'agua estah funfando ... tireia a cebolinha e liguei o motor bza saiu agua pra todo lado... sinal q a bomba funfa msmo
    ....más oque aconteceu a agua ferveu passou dos 110°C... ou seja algo está errado
    acho que falta fazer uma limpeza geral no radiador e por ultimo verificar a junta do cabeçote.se está perdendo agua por lá... mas verifiquei o oleo do motor e está tudo normal).. aff alguem jah passou por isso????
    Na minha Quantum, uma vez baixava água e não acusava presença de água no óleo do motor. Queimava nos pistões, e não reparei pois a barca era a álcool e pensei que estava andando afogada. Era uma fissura minúscula na junta do cabeçote.
    Verifica a junta do cabeçote, vc pode estar perdendo água ali.
    Verifica também a tampinha daquele reservatório, a minha eu vedei com preservativo, hehehe.
    É sempre bom colocar fluído no sistema de arrefecimento assim vc detecta fácil algum vazamento. Foi graças ao líquido azul que detectei o vazamento pela tampinha do reservatório! Tava tudo azul em volta da tampinha, hehe!

    []´s
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

  • #24
    Acabei de instalar um KIT GNV de 3ª Geração na minha Sidekick. Antes o carro fervia apenas quando eu pegava uma trilha bem pesada mas agora ta fervendo a todo momento(com o AC ligado!). Pelo que deu pra perceber, até agora, ele não ferve sem o AC está ligado!

    Quando esquenta derrama muita agua pelo reservatório, estou desconfiando que o problema esteja na tampa do radiado, que serve como válvula para permitir que a agua passe para o reservatório quando chega a uma determinada pressão. O mais interessante é que o ponteiro da temperatura não passa do meio!

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