x
Convex Datacenter
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 49
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 6

bao... vamos por partes:

1- chevette junior é mosca-branca de zoio-azul em desmanches, entao esquecam de achar um acoplamento viscoso dele...
    2- o acoplamento viscoso faz a ventiunha girar em qualquer rotacao, independente da temperatura do motor. ligou ela gira... p/ testar se ela esta funcionando, com o motor desligado tente roda-la com a mao, se girar com uma pequena resistencia, está boa... se girar totalmente livre, ou estiver travada, esta estragada
    3- travar o acoplamento viscoso p/ quem faz TRILHA nao é uma boa ideia.. a principal funcao do acoplamento viscoso é permitir que a ventuinha seja parada sem danos as pás por exemplo numa travessia de rio, onde a agua trava as pás.. em carros que nao tem acomplamento viscoso é comum quebrar pás ou pas entortarem e furar o radiador..

4- realmente é dolorido pagar 800,00 num acoplamento viscoso, no dia que o meu estragar ranco tudo fora e coloco uma ventoinha eletrica de algum carro nacional.

5- o sistema de arrefecimento dos vitaras/samurais realemnte NAO é selado, e aque;e reservatorio de expansao é p/ conter o liquido que sai sob pressao pela tampa e que depois que o motor esfria o liquido volta p/ dentro do radiador. entao quando ele "vaza" do radiador p/ p reservatorio ele vai "fervendo" mesmo... borbulhando e tal.. é normal

6- se a quantidade de liquido que vaza p/ o reservatorio SEMPRE passar do maximo ao ponto de entornar pela mangueira de ladrao, é sinal de que sua tampa do radiador esta estragada.. a tampa deve abrir somente a pressao de 0.9bar
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

Usuário Avatar de josuenog
    Entrada
    10/07/2007
    Agradecimentos: 0
    Fabil boa tarde. Deixa eu entender. A ventoinha de acoplamento viscoso funciona todo o tempo pelo que vc disse. e soh ligar o motor e ela ja esta acionada. O que eu não entendo no meu Suzuka eh que quando estou parado num engarrafamento por exemplo, a temperatura que estava trabalhando na faixa do meio no indicador , vai rapidamente subindo ateh chegar quase ao Hot,como eu disse enteriormente. Aih entra uma outra ventoinha creio eu que deve ser do ar condicionado, que não estava ligado e a temperatura baixa umpouco quase ate a faixa do emio e fica assim modulando.Eu não entendo porque nos Suzukis não tem um sistema como outros carros de acionamento de uma ventoinha eletrica quando a temperatura sobe.

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 6
    sim.. é assim mesmo.. mas faca o teste que disse.. o seu acoplamento viscoso pode estar com pouca ou nenhuma resistencia a rotacao do motor.. com o motor desligado gire-a com a mao... vc pode inclusive com ela na sua mao pedir alguem p/ ligar o motor e vá acelerando DEVAGAR, a media que o giro do motor sobe a resistencia da ventoinha deve ser maior ( querer girar).. se a nao for , tá ae o problema... o motor sobe de giro mas a ventoinha nao acompanha na forca necessaria...

e depois de uma certa temperatura, o sistema na tentativa de evitar o superquecimento, liga sozinho a ventuinha do ar condicionado... ou seja.. a ventuinha do A/C é uma emergencia do sistema.. quando ele esta perfeito, a mesma nunca é ligada.. o meu samurai por exemplo nunca armou a ventuinha do A/C ( exceto quando o A/C tá ligado, obvio)

T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

desculpe.....

Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    bao... vamos por partes:

1- chevette junior é mosca-branca de zoio-azul em desmanches, entao esquecam de achar um acoplamento viscoso dele...
    2- o acoplamento viscoso faz a ventiunha girar em qualquer rotacao, independente da temperatura do motor. ligou ela gira... p/ testar se ela esta funcionando, com o motor desligado tente roda-la com a mao, se girar com uma pequena resistencia, está boa... se girar totalmente livre, ou estiver travada, esta estragada
    3- travar o acoplamento viscoso p/ quem faz TRILHA nao é uma boa ideia.. a principal funcao do acoplamento viscoso é permitir que a ventuinha seja parada sem danos as pás por exemplo numa travessia de rio, onde a agua trava as pás.. em carros que nao tem acomplamento viscoso é comum quebrar pás ou pas entortarem e furar o radiador..

4- realmente é dolorido pagar 800,00 num acoplamento viscoso, no dia que o meu estragar ranco tudo fora e coloco uma ventoinha eletrica de algum carro nacional.

5- o sistema de arrefecimento dos vitaras/samurais realemnte NAO é selado, e aque;e reservatorio de expansao é p/ conter o liquido que sai sob pressao pela tampa e que depois que o motor esfria o liquido volta p/ dentro do radiador. entao quando ele "vaza" do radiador p/ p reservatorio ele vai "fervendo" mesmo... borbulhando e tal.. é normal

6- se a quantidade de liquido que vaza p/ o reservatorio SEMPRE passar do maximo ao ponto de entornar pela mangueira de ladrao, é sinal de que sua tampa do radiador esta estragada.. a tampa deve abrir somente a pressao de 0.9bar

....CERTO......GAROTO
    4X4 Brasil

.....muito Bem ....

Citação Postado originalmente por MBrau Ver Post
    Gurizada,
    O meu Vitara também está fervendo em trilhas mais pesadas! Já limpei o radiador e coloquei a mistura com aditivo a 50%. Mas não adiantou! Já na estrada a temperatura marcada no relógio fica abaixo do meio! Estou desconfiado que é o acoplamento viscoso que não está "agarrando" ao eixo quando o motor está em températura alta!

Uma dúvida: Por quê o sistema do Vitara não é selado como o dos outros automóveis? Quando a água ferve gera vapor que força a saída do líquido de arrefecimento para fora do reservatório!!!

Pode ser junta do cabeçote? Alguém têm mais algum palpite?
    Minha Sidekick ta com os mesmo sitomas que o carro de MBrau apresenta. A agua so ferve em trilhas mais exigentes em dunas principalmente.... no dia-dia nunca ferveu. A agua do reservatorio do meu tambem derrama quando está fervendo....

Sobre a ventuinha eletrica do A/C, não lembro de ter visto ela ligando quando estava fervendo.... como faço para testar se ela ta funcionando em caso de emergencia???

Usuário Avatar de josuenog
    Entrada
    10/07/2007
    Agradecimentos: 0
    Fabil valeu a dica ,agora entendo . Fiz o teste no meu Suzuca com o motor parado. a ventoinha tem uma certa resistencia sim. E quando ligo o motor ela gira junto com o movimento do eixo.

Josuenog, você alguma vez já mandou varetar o seu radiador?? ele pode estar com algumas sujeiras ou entupimento.... isso deve custar para você algo em torno de ums R$80,00 com MO e td + (foi o que eu paguei qndo fiz)....

Dá uma olhada nisso, pq é muito importante.

abs
    Citação Postado originalmente por josuenog Ver Post
    Fabil valeu a dica ,agora entendo . Fiz o teste no meu Suzuca com o motor parado. a ventoinha tem uma certa resistencia sim. E quando ligo o motor ela gira junto com o movimento do eixo.

Pra ver se ela tá armando com a viatura quente, acho que só esquentando mesmo heheh acho que não tem como testar o sensor do ar..

Mas dá pra vc testar se a ventoinha tá funcionando, é só vc, com o carro funcionando, tirar o sensor do ar-condicionado, que está localizado próximo da valvula de temperatura alí... é um plug simples, de 1 fio só.

Procurei uma foto pra ilustrar mais não achei...

abs!
    Citação Postado originalmente por HenriqueJr Ver Post
    Minha Sidekick ta com os mesmo sitomas que o carro de MBrau apresenta. A agua so ferve em trilhas mais exigentes em dunas principalmente.... no dia-dia nunca ferveu. A agua do reservatorio do meu tambem derrama quando está fervendo....

Sobre a ventuinha eletrica do A/C, não lembro de ter visto ela ligando quando estava fervendo.... como faço para testar se ela ta funcionando em caso de emergencia???

Tarde meninos, bem estou eu lah com um parto pra resolver... vamos lah.

- eliminei o acoplamento viscoso.. travei a elice
    -troquei a valvula termostatica pra uma q abre aos 80°C
    - troquei as mangueiras
    -verifiquei se a bomba d'agua estah funfando ... tireia a cebolinha e liguei o motor bza saiu agua pra todo lado... sinal q a bomba funfa msmo
    ....más oque aconteceu a agua ferveu passou dos 110°C... ou seja algo está errado
    acho que falta fazer uma limpeza geral no radiador e por ultimo verificar a junta do cabeçote.se está perdendo agua por lá... mas verifiquei o oleo do motor e está tudo normal).. aff alguem jah passou por isso????

Usuário Avatar de nanito
    Entrada
    24/05/2007
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por gersonpelegrini Ver Post
    Tarde meninos, bem estou eu lah com um parto pra resolver... vamos lah.

- eliminei o acoplamento viscoso.. travei a elice
    -troquei a valvula termostatica pra uma q abre aos 80°C
    - troquei as mangueiras
    -verifiquei se a bomba d'agua estah funfando ... tireia a cebolinha e liguei o motor bza saiu agua pra todo lado... sinal q a bomba funfa msmo
    ....más oque aconteceu a agua ferveu passou dos 110°C... ou seja algo está errado
    acho que falta fazer uma limpeza geral no radiador e por ultimo verificar a junta do cabeçote.se está perdendo agua por lá... mas verifiquei o oleo do motor e está tudo normal).. aff alguem jah passou por isso????
    Na minha Quantum, uma vez baixava água e não acusava presença de água no óleo do motor. Queimava nos pistões, e não reparei pois a barca era a álcool e pensei que estava andando afogada. Era uma fissura minúscula na junta do cabeçote.
    Verifica a junta do cabeçote, vc pode estar perdendo água ali.
    Verifica também a tampinha daquele reservatório, a minha eu vedei com preservativo, hehehe.
    É sempre bom colocar fluído no sistema de arrefecimento assim vc detecta fácil algum vazamento. Foi graças ao líquido azul que detectei o vazamento pela tampinha do reservatório! Tava tudo azul em volta da tampinha, hehe!

[]´s
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

Acabei de instalar um KIT GNV de 3ª Geração na minha Sidekick. Antes o carro fervia apenas quando eu pegava uma trilha bem pesada mas agora ta fervendo a todo momento(com o AC ligado!). Pelo que deu pra perceber, até agora, ele não ferve sem o AC está ligado!

Quando esquenta derrama muita agua pelo reservatório, estou desconfiando que o problema esteja na tampa do radiado, que serve como válvula para permitir que a agua passe para o reservatório quando chega a uma determinada pressão. O mais interessante é que o ponteiro da temperatura não passa do meio!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem