Postado originalmente por
vasques
Pessoal, não sou um especialista em combustível, apenas trabalho com combustíveis a muito tempo (25 anos) e nesse mundo NINGUEM conhece quase nada, aprendemos todos os dias. È um segmento fascinante, onde muito se fala, mas pouco se sabe. O mundo dos combustíveis, catalisadores , fármacos (drogas, remédios) e fixadores de perfumes dentre outros, existem muitos segredos, patentes a ser respeitadas e por ai vai.
Mauro e Alex o filtro a que me referi em postagem anterior é uma experiência realizada por mim em bancada que pode ser conferida por vocês, como explico a seguir; pegue um pouco de Diesel (garrafas pets) adicione água algo como um ou dois dedos e faça com que ele passar por um filtro de carvão ativado , contém uma área superficial grande (poros) e tem também grande poder de adsorção ou seja retirada de resíduos, água etc, estou me referindo a esses filtros que compramos para reter o cloro (tem que ser de carvão ativado somente, sem a vela de prata coloidal). Pra vocês fica mais difícil, talvez tenham que tirar o carvão do filtro e por num funil com haste fina de modo que as grânulos de carvão não desçam pelo funil a finalidade e fazer o Diesel contaminado com água “percolar” (já falei sobre isto) pelo carvão. Toda a água e boa parte do enxofre ficarão retidas no carvão, em bancada funcionou perfeitamente, tenho o protocolo dos ensaios comigo realizado em Laboratório. Esta percolação através do filtro de carvão, que seria instalado na saída do tanque da Tracker, para uso no dia a dia é até viável. Quanto ao custo, o filtro de carvão até que não é caro e pode ser regenerado, mas preciso dimensionar o tamanho ideal do filtro o tempo de saturação a possibilidade de regenerar o filtro, o comprometimento da bomba de combustível, perda de eficiência, vazão (esta talvez não seja um problema). Estou trabalhando também em algo tão eficiente no que se refere à contenção da água (só retém água) e muito barato, pois todos nós temos em casa, que é o sal grosso. Devido a grande capacidade de se dissolver em água, o sal retém toda a água contida no combustível e o sal não é solúvel em hidrocarboneto (Diesel/Gasolina), portantoele não altera em nadaas características físico-química do Diesel/Gasolina). Se alguém quiser me financiar ficaremos ricos, pois esta idéia do sal é sensacional, fiz ensaios reconhecidos por órgãos normativos como a ASTM (American Society fo Testing in Materials) como água por Karl Fischer e Turbidez (N º Haze) e obtive resultados fantásticos, no antes e após filtragem com o sal grosso, a água some do Diesel é o sonho de qualquer proprietário de carro a Diesel, usar um produto ISENTO totalmente de água, isto garantido pelo filtro do seu carro, não por cartazes de postos de abastecimento como "Diesel filtrado",
Pessoal quando vocês me convidarem pra um churrasco, vou levar um sal grosso bem granulado de um fornecedor que conheço, lembram da percolação? Vamos temperar a picanha e logo após vou fazer demonstrações in loco.
Todos estes experimentos com o Diesel servem pra gasolina também pessoal. Respondendo a perguntas, A GASOLINA TAMBÉM CONTÉM ÁGUA só que a água é separada com mais facilidade neste combustível.
Chega, estou esperando o convite pra um churrasco, o sal grosso eu já tenho.
Pra não fugir do assunto do tópico, continuo indicando, Tracker é a Diesel motor Peugeot , independente do meu conhecimento em relação a combustíveis. É um utilitário com desempenho de carro 1.8 (ou mais) robustez de um Suzuki , consumo de Uno Mille, manutenção (não pode ser qualquer oficina) e peças semelhante aos Suzuki a Gasolina.