Há uns 20 dias comprei um Suzuki SX4, 2011, câmbio manual, com 141.000km rodados.
Ao testar o carro no test-drive dentro da cidade, tudo ok. Porém após comprá-lo do antigo dono e pegar rodovia, percebi que ele perde ou não ganha NENHUMA potência nas subidas. Explico:
No plano, o carro tem torque e potência muito bons, chega até a cantar o pneu saindo de primeira, rs, porém é difícil passar dos 120, 130km/h (em rodovias planas, por exemplo). E nas subidas não ganha absolutamente nenhuma potência, chega até a perder se for uma subida mais íngreme (já cheguei a 50km/h numa rodovia, o carro simplesmente não ia). Por exemplo, quando estou em quinta marcha em uma rodovia e vem subida, nem baixando pra terceira marcha ele ganha potência; na cidade, após passar em alguma lombada na subida, tenho que engatar primeira, pq nem de segunda o bichinho sobe. Até Uno me ultrapassa com tranquilidade!
Depois de alguns testes, foi verificado que:
Velas: ok
Bobinas: ok
Pressão do motor: ok
Scanner: acusou nenhum defeito
Bicos injetores: estavam um pouco desnivelados, foi feita limpeza e melhorou ligeiramente.
Apesar dos bicos não estarem 100%, não creio que sejam eles os culpados por TANTA falta de potência do carro nas subidas. Ou sim??
Assim sendo, gostaria de saber: essa falta de potência em subidas é uma característica normal do carro??? Não creio que seja, por ter um motor 2.0 e com 145cv. E não sendo normal, e considerando os resultados dos diagnósticos, o que mais poderia ser??
Bem estranho....!
Já olhou o diferencial ou cambio?
Lembrando que a 5 marcha dele é fraquinha...... é + modo de economia...
Se quiser força na 5 marcha... é passando de 130km/h....
Baeta's Off Road! Samurai 1.3 1993 de trilha
GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!
Bem estranho....!
Já olhou o diferencial ou cambio?
Lembrando que a 5 marcha dele é fraquinha...... é + modo de economia...
Se quiser força na 5 marcha... é passando de 130km/h....
Pois é, amigo, estranho mesmo!
Pedi bicos injetores novos, vamos ver o que acontece.
Ainda não olhei diferencial e câmbio não. Acha que vale dar uma olhada na embreagem?? O carro está bem suave nesse sentido, passa marchas igual uma manteiga e no plano tem uma boa potência de arranque.
Quanto ao diferencial, o que você acha que pode causar o problema?Falta de lubrificação?
A 5 marcha ok ser fraca, o problema é baixar pra 3 marcha e o carro não ganhar NENHUM torque ou potência rs
Pessoal, problema resolvido! Era catalisador entupido, não sei se os dois ou se somente um. Retiramos o primeiro catalisador (o mais perto do motor) e o problema continuou... retiramos o segundo, e boom, o carro ficou um capetinha!! Agora estou andando sem nenhum catalisador, ainda não notei diferenças no consumo. Mais pra frente vou comprar e colocar pelo menos o primeiro catalisador (peça cara, porém é importante, visto que pode dar problema nas leituras das sondas lambdas e causar falhas de injeção, ocasionando aumento de consumo).