Parabéns pelo Jimny!
Primeiro é questão de definir, para que você vai querer o carro. No meu caso, viatura única para tudo, limitei o lift em 40 mm e os pneus em 225/75-15.
Neste setup viajo tranquilamente na faixa de 100 ~110 km/h e passo no offroad, acompanhando viaturas com recursos mais radicais. Paralelo a isso, o consumo se mantém numa faixa bem boa.
Se vai fazer trilhas leves, esqueça o peso adicional do guicho, a menos que seja por "boniteza"....
Hoje estou com pneus 225, mas julgo que no Jimny - na minha opinião - 215/75-15 seria o máximo ideal, e para onde retornarei no próximo set, isso se não encontrar um jogo 195/80 15.
O pneu grande rouba muito torque do motorzinho e fora das erosões, contribui muito pouco com o desempenho.
A menos que entre de reduzir a caixa e compensar. Aí vale!
Na medida em que se aumenta pneus e lift, na mesma proporção, se aumenta a dificuldade de atingir um bom balanceamento e ter um veículo equilibrado e versátil. Dá diferença de cáster e o escambau.
Tenho 40 mm de lift e só depois de corrigir o cáster com buchas excêntricas, senti o carro mais na mão.
Existem kits de todos os preços pra todos os gostos. A melhor marca, é aquela que o bolso comporta.
Uso amortecedores ARB, já com uns 100 mil km rodados, e continuam como novos.
Você é macaco véio, depois de quatro viaturas de experiência, vai encontrar seu melhor setup com facilidade.
Abs