Postado originalmente por
thiagojoseh
Prezados, tenho uma GV3 AT. 2010 4x4. Em Janeiro de 2024, realizei troca de óleo, filtros (ar e óleo), até aí tudo certo. O carro está com 180.400 rodados. Até então, nunca tive problemas sérios, somente custos das manutenções periódicas e anuais que costumo fazer. Como apresenta um alto consumo de óleo, o meu mecânico orientou a utilizar o óleo 10w40 (antes usava 5w30). E assim tenho feito desde Janeiro deste ano. Há uma semana, agora em Marco de 2024, escutei como se fossem barulhos de estalos vindo do motor, como se tivesse uma peça solta. O som é semelhante como se tivesse batendo panela de forma contínua. Não tive nenhum evento de trancos ou algo assim com o carro, simplesmente ao coloca-lo na garagem percebi o som. A região que moro a temperatura neste mês está entre 20° e 30°, então, não é semelhante a aqueles dias frios que costumam gerar algum tipo de ruídos. A questão é que, tanto nas marchas P, N ou/e D os estalos continuam. No primeiro dia e segundo que percebi, estava um tanto quanto alto e acabei por não gravar. Hoje, uma semana depois, ainda é possível escutar, mas está mais baixo.
Alguém já viu algo neste sentido? Temo que seja o algo grave no motor. Já contatei meu mecânico, mas ele só poderá ver daqui uns dias, até lá, vou deixar o carro sem uso.
Abaixo, deixei uma pasta no drive com vídeos que fiz até então e, se eu fizer mais devido a alguns testes, compartilharei.
Update your browser to use Google Drive, Docs, Sheets, Sites, Slides, and Forms - Google Drive Help