Postado originalmente por
luizot
Olá pessoal,
Peguei o Vitara 4Sport 1.4 AllGrip, e digo que estou gostando do carro até agora.
Prós:
- O carro transmite bastante segurança (esta versão possui 7 airbags e todo sistema de controle de tração juntamente com o sistema de freios todo eletrônico)
- Carro com bom espaço
- É muito bom de dirigir (para quem gosta, tem uma pegada bem esportiva, inclusive modo esportivo no botão)
- Consumo e desempenho são espetaculares (fazer uma ultrapassagem é extremamente seguro; a retomada é surpreendente)
- Visualmente, é bonito por fora e por dentro (tem bom acabamento, mas nada de luxo)
- Nesta versão possui 4x4 (ainda não testei)
- Start Stop que funciona muito bem nas paradas do transito (dá pra sentir o motor desligando e ligando)
- Possui chave presencial que é muito prática
- Possui acendimento automático dos faróis e do limpador de para-brisas
- O motor é muito bom (boa potência e torque)
- O cambio é muito preciso e trocas bem macias (sem nenhum tranco)
Contras:
• Multimídia é sofrível, simplesmente um tablet Ching Ling instalado no painel com apps pobres e nada intuitivo (acho que quiseram impressionar com o tamanho da tela e esqueceram o conteúdo/qualidade) Aliás, foi o que realmente me incomodou. Não gostei mesmo!
- As linhas guia da câmera de ré não ficam no centro do carro, ou seja, vc não pode confiar nela para estacionar, tem que usar os retrovisores
- O carro transmite muito barulho das rodas para dentro da cabine. Incomoda um pouco. O isolamento acústico deveria ser melhor. Mas pelo menos, ouve-se pouco barulho do motor
- Não entendo também por que os carros japoneses nesta faixa de preço não trazem vidros com um toque para todos (só tem do motorista) e obviamente também não tem como subir os vidros pelo controle (chave)
- Acabamento não é ruim, mas só se vê plástico em todo interior. Acho que por isso, o isolamento acústico não é bom
- Não possui apoio de braço central
- Os comandos do computador de bordo são no painel. Poderia ser nas alavancas na coluna de direção. Falta também o monitoramento de pressão dos pneus
- Não possui comandos do telefone no volante (parece que somente no Brasil não veio com isto)
Bem, que fique bem claro que os pontos que citei são minha opinião, que não é nada técnica. Os contras não foram nem de longe empecilhos para que eu não comprasse o carro. É muito difícil se ter tudo, mas como eu fiz questão de ter um 4x4, abri mão desses itens que foram citados, os quais o Jeep Renegade e Compass possuem a partir de suas versões 4x2 que tem os preços parecidos com o Vitara 4x4. As versões 4x4 destes dois carros citados são bem mais caras que o Vitara.
Vale a pena comprar? Digo que vale sim! O carro tem qualidade, tirando o tablet no painel. É um carro de visual simples, mas que não deixa de ser bonito, seguro e com ótima dirigibilidade. Eu nunca havia dirigido um carro como este. Eu tinha uma Ranger cabine dupla 2014, que é um ótimo carro também.
Espero que meu relato ajude a quem tem interesse no Vitara optar pela compra ou não. Quando optei por ele, não encontrei quase nada de detalhes disponíveis aqui no Brasil. O site da Suzuki é muito pobre, e se não me engano, só existe um review brasileiro no youtube.