x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
  • #1
    Usuário
    Entrada
    24/06/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    52
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0

    Grand Vitara: 4x4 e Roda livre.




    Olá Colegas,

    Faz um bom tempo que não posto nada por aqui, mas sempre estou acompanhando o fórum, agora preciso da ajuda dos Senhores para tomar uma decisão.
    Tenho algumas dúvidas, espero que possam ajudar.

    O caso é o seguinte, no mês passado (agosto de 2016) eu fiz uma viagem para o sul de Minas, visitei algumas cidades e só peguei trilhas leves mesmo, basicamente estradas de terra por onde os locais costumam trafegar com seus veículos sem tração 4x4 mesmo. E esse é o uso que eu dou ao carro nos meus passeios, não faço trilhas pesadas, e nem pretendo.
    Meu carro é um Suzuki Grand Vitara 2.0 16V, 2 portas, gasolina, ano 2000, mas modelo 2001 (com aquele detalhe prata acima da grade do radiador).
    O caso é que eu fiquei atolado em uma dessas trilhas, não era nada do outro mundo, dava para passar de boa, SE o sistema de engate do 4x4 não tivesse quebrado... pois é... justo quando precisei, o sistema de deixou na mão...

    Quero agora mudar essa situação, andei lendo vários tópicos aqui e vi que o pessoal costuma retirar o compressor do 4x4, e no lugar do diafragma que vai dentro do diferencial costumam colocar uma "flange".

    Então vamos às minhas dúvidas... vamos por partes:

    1- Retirando o compressor e o diafragma dentro do diferencial, como é que fica o engate do 4x4?
    2- Não haverá mais o diafragma para dar problema... mas por que há o diafragma no sistema original?
    3- Qual a função do diafragma? Seria somente para engatar o 4x4 com o carro em movimento? Não poderei mais engatar o 4x4 com o carro em movimento?
    4- E para desengatar o 4x4, é necessário dar ré? (hoje eu costumo dar uma ré ao desengatar o 4x4).

    Eu vi também que associada à essa modificação, o pessoal costuma instalar uma roda livre MANUAL, que é mais confiável, aprendi aqui que essa modificação é mais para poupar o eixo de tração dianteira (homocinéticas etc...), que no sistema original fica rodando mesmo em 4x2.
    Pretendo colocar um par Aisin, (li alguns relatos não tão bons a respeito das AVM), mas isso é escolha pessoal, não quero criar polêmicas entre Aisin vs AVM.

    Então gostaria de saber:

    5- A roda livre do Vitara 1.6 / Samurai 1.3 serve? a Suzucar tem: Roda Livre manual VITARA/SAMURAI é essa aí?

    Eu não me importo em descer do carro e sujar o pé de lama para engatar a roda livre no 4x4, é melhor do que ficar atolado e ter que andar até a cidade para buscar ajuda, sorte minha que tive que andar apenas uns 4 km...

    Bem, é isso, espero que possam ajudar.

    Abraços,

    Luiz.
    4X4 Brasil Razão: Adequar regra de postagem 2/2.16

  • #2
    Moderador Avatar de xibiu!!!
    Entrada
    15/01/2012
    Local
    Londrina/PR
    Posts
    10,587
    Agradecimentos: 115
    SUZUKI
    Application
    Ano
    ESTRIAS
    PARAFUSOS
    Entre centro dos parafusos do cubo de roda (mm)
    MODELO AVM
    Kit Manutenção
    Manual
    Autom.
    SJ 410,
    SJ 413, Samurai, Sierra
    78-01
    26
    6
    90,00
    438/538
    -
    4438
    Vitara,
    Gran Vitara,
    Sidekik, Escudo, X-90
    80-->
    26
    6
    90,00
    438/538
    938
    4438/4938
    JIMNY
    -->98
    JIMNY
    99-->
    26
    6
    90,00
    457
    -
    4404

    Conforme catálogo da AVM , são as mesmas RL's.

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ran-vitara-_JM
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário
    Entrada
    24/06/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    52
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0
    Opa Xibiu!!!

    Eu não tinha visto o cátalogo da AVM, estou pensando em colocar Aisin mesmo, pelo que andei lendo aqui no fórum as Aisin são as melhores.
    Pelo catálogo da AVM, realmente, a mesma roda livre serve para Grand Vitara, Vitara e Samurai.

    Obrigado pela ajuda!!

    Alguém Mais??? Ajuda aí galera!!!

  • #4
    Usuário Avatar de LFC
    Entrada
    22/08/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    60
    Posts
    1,119
    Agradecimentos: 21
    "1- Retirando o compressor e o diafragma dentro do diferencial, como é que fica o engate do 4x4? "

    Retirando o compressor e o diafragma, será preciso colocar uma peça para exercer a função do diafragma cheio. Ao fazê-lo, todo o eixo e engrenagens do diferencial dianteiro vão rodar quando o carro estiver em movimento. Quando vc engatar a tração, movimentando a alavanca como fazia antes, fará o cardã dianteiro girar e daí a tração dianteira vai ficar funcional. Para evitar a perda de energia com todo o eixo e engrenagens do diferencial dianteiro rodando, deve-se instalar rodas livres.

    "2- Não haverá mais o diafragma para dar problema... mas por que há o diafragma no sistema original?"
    Escolha da Suzuki, opção do projetista. Com isso foram eliminadas as rodas livres.

    "3- Qual a função do diafragma? Seria somente para engatar o 4x4 com o carro em movimento? Não poderei mais engatar o 4x4 com o carro em movimento?"

    A função do diafragma, de forma simplista, é fazer os semi-eixos rodarem. Até onde sei, a caixa de transferência é sincronizada e permite o engate com o carro andando. Confesso que ainda não experimentei isso no meu carro (fiz o travamento do diferencial e coloquei rodas livres). Se vc optar por rodas livres automáticas, não vai precisar sair do carro para engatar a tração.

    "4- E para desengatar o 4x4, é necessário dar ré? (hoje eu costumo dar uma ré ao desengatar o 4x4)."

    Se vc usar rodas livres automáticas eu creio que precisará dar marcha à ré sim. No sistema original isso não é necessário, pois voltando a alavanca para a posição original o diafragma se esvazia e solta os semi-eixos.

    Seguem fotos da peça para preencher o vazio do diafragma.

    Abs,
    LFC
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Grand Vitara: 4x4 e Roda livre.-anel-plastico-3.jpg   Grand Vitara: 4x4 e Roda livre.-anel-plastico1.jpg   Grand Vitara: 4x4 e Roda livre.-anel-plastico-2.jpg  

  • #5
    Usuário
    Entrada
    24/06/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    52
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0
    LFC,

    Muito Obrigado pelos esclarecimentos!
    Eu vou usar rodas livres manuais, da Aisin, pelo que li por aqui são as melhores. Já comprei as RLs inclusive.
    Esse negócio de diafragma nunca mais.

    Abraço,

    Luiz.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    22/01/2021
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    30
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Roda livre

    Olá sou novo no mundo 4x4. Tenho um Gran Vitara 2 geração gostaria de saber se usar o carro na 4x2 com a roda livre bloqueada causa algum problema no carro ?
    Pois comprei o carro e precisa colocar as roda livre novas. Um lado está a original que está quebrada e o outro lado está uma peça que fica tipo fixa a tração. Sem a opção de desacoplar. Veio no carro uma peça igual. Coloquei no outro lado e funcionou bem a 4x4

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Roda Livre AVM para Tracker - Grand Vitara
      Por robertoamv no fórum Suzuki
      Respostas: 92
      Última resposta: 14/09/2017, 20:51
    2. Roda livre na grand cherokee
      Por zenzen 4x4 no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 2
      Última resposta: 01/08/2011, 16:14
    3. roda livre original do vitara / grand vitara
      Por dionatancinalpecar no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 17/02/2010, 18:24
    4. RODA LIVRE MANUAL AVM P/ SUZUKI SAMURAI, VITARA e GRAN VITARA
      Por Mc_casiero no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 9
      Última resposta: 09/07/2008, 08:56
    5. Roda Livre No Grand Vitara E Travar O Diferencial Dianteiro
      Por joao jose galvao no fórum Suzuki
      Respostas: 0
      Última resposta: 20/04/2008, 19:28

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade