Postado originalmente por
Chuva
oi.. então.. kkk não sou mecânico galera.. apenas um entusiasta..
Mas acho o seguinte:
O lift com mola maior te proporciona mais curso de suspensão, já que a mola seria maior. Ou seja, numa situação de X adversa numa trilha ou até passeio mais leve pode surgir a necessidade de um maior curso de suspensão, tanto para cima quanto para baixo, daí a mola maior atende melhor (o carro não é um troller e nunca extrapolei, mas já precisei e funcionou muito bem, na Tracker). Em contrapartida a mola maior, apesar de haver solução de fio de aço mais grosso em molas diferentes para se manter o mesmo molejo (moleza e dureza) da mola de tamanho original, pode deixar a viatura menos estável, jogando mais para os lados em maior velocidade. Esse efeito negativo associado ao menor centro de gravidade adquirido pelo aumento da altura em geral deixa a viatura menos segura. Como a maioria das gv3 não "anda" msm com o motor j20a, se arrasta, kkk, se vc não passar de 120km/h não há muito problema.
Já o lift com calço vejo mais para situações onde não se exijam muito mais curso da suspensão. Apenas a altura maior já é suficiente, ou seja, para trilhas leves ou passeios a viatura passa por lugares onde carros normais ou essa viatura original não passaria de jeito algum. Esse menor curso seria o lado negativo e o lado positivo é que o carro fica mais alto e um pouco mais "estável" em relação a mola maior.
Na gv3 percebo que o lift com os calços deixaram a dirigibilidade e sensação de dirigir, além do molejo geral da suspensão, totalmente originais. Não se percebe diferença, apenas na altura. No começo é nítido que os 5cm a mais muda muito, mas o carro é o mesmo. Depois de um tempo vc nem percebe mais, só qdo estaciona do lado de um carro original. A diferença na aparência é gritante.
Já na tracker, com situação de suspensão com mola maior, pelo menos na traseira, é nítido que o carro não se comporta da mesma forma que com a mola original, com ou sem calço.
Bom, isso tudo são minhas impressões particulares e podem haver diferenças entre carros e pilotos, mas o lift sempre é bem vindo! É interessantíssimo vc passar por lugares com apenas 5cm a mais onde qquer viatura idêntica a sua com altura original não passa, fica igualado a celta rebaixado atolado no barro! Tenho umas filmagens de trilha assim.. umas 4 trackers e os pilotos são bem mais experientes que eu! kkk
Ah, isso tudo sem falar do aspecto mais bonito e imponente que a viatura ganha. A GV3 sport eu acho uma obra de arte, perfeita no aspecto de altura. Já a Tracker acho q deveria vir com lift de 2pol de fábrica! E todo mundo que faz diz o mesmo. Só se arrependem de não ter feito antes.