
Postado originalmente por
Sassagudo
[
Olá.
No final do ano passado quis comprar um 4work. Mas nenhuma revenda de SP deu uma posição/prazo concreto. Depois de quase dois meses, em DEZ/14 comprei um 4sport.
Como ia fazer uma viagem de mais de quase três meses, optei por fazer um revestimento SOBRE o carpete original. Material chamado de vermiculam (se é que se escreve assim...).
É o mesmo tipo de revestimento que é feito por taxistas e vans de transporte escolar. Pode ser feito em preto ou cinza escuro. Muito resistente e espesso. Custou R$ 800.00. Em alguns pontos, por exemplo o recorte da alavanca do bocal do tanque, ficou uma fresta, mas não dava para ser diferente. Sobre este revestimento uso tapetes de borracha, brinde da concessionária.
Também fiz uma capa, sob encomenda, para os bancos. O material é o mesmo da capota dita marítima de picapes. Custou mais R$ 400. Achei um pouco desconfortável o contato da pele com esse material, então comprei um jogo de capas "genérico" de tecido. Aqui em SP R$ 50,00. Ficou muito prático e, quando necessário, tiro e vai para a máquina de lavar. A capa traseira genérica, para banco de três lugares, não tive como adaptar. O banco traseiro ficou sem, no material da capota mesmo. Mas como as filhas já saíram de casa e sou só

, não vejo problema...
Rodei mais de 10.000 km (DEZ/JAN/FEV e MAR/15) em condições adversas por RJ, ES, MG, BA e GO. Sempre foi muito fácil limpar o carro. Uma "varrida" e um pano úmido resolvem tudo. Nunca tive a intenção de "lavar" o interior. Um aspirador de pó remove tudo que estiver numa fresta.
Tive problemas com entrada de poeira e água, mas foi por má vedação (step side, para-choque traseiro e molduras) por falta de controle de qualidade na montagem (absurdo!!). Vale a pena conferir para evitar surpresas. Mas isto pode ser assunto para outro post.
Para quem não quer revestir os bancos uma dica: utilizem nas aventuras uma capa do tipo que os mecânicos usam quando o veículo está na oficina. Já usei (não no Jimny) e resolve bem o problema para uns dias de aventura... Em SP na faixa de R$ 40 cada no ano passado.
Outra dica/absurdo: o carro vem SEM o filtro do ar condicionado!!! Notei mesmo uma excessiva entrada de poeira e nas estradas de terra (principalmente GO e BA) fechava a entrada de ar externo. Na primeira revisão ofereceram-me o filtro e fiquei espantado com esse tipo de "economia".
Sugiro que os colegas verifiquem a existência ou não do filtro. Fica fácil com a remoção (encaixe) do porta luvas. É um tipo de "gaveta" acessível pelo lado dos pés do passageiro.
Também notei, como já disseram, um aquecimento do túnel central. Garrafa de áqua no porta treco quase que dava prá fazer chá... E uma coisa curiosa, o calor aumentou bastante quando usei alguns tanques de gasolina Podium para fazer um teste de desempenho e consumo (mas o motor ainda não totalmente solto, < 1500 km). Ainda farei uma medição da temperatura do escape com diferentes gasolinas. Uso a Podium na moto e faz uma grande diferença. No Jimny notei pouca diferença. O consumo melhorou mas não justifica o preço.
Até para não judiar do ar condicionado vou revestir o túnel central com manta de lã de rocha. A mesma usada em revestimento de chaminés de lareira.
Bom fim de semana!!!!